sábado, 18 de novembro de 2017

Santo André fecha a série contra São José e conquista o Campeonato Paulista


A equipe do Santo André/Apaba é bicampeã paulista. Na noite deste sábado (18), no ginásio Pedro Dell’Antonia, no ABC, o time dirigido pelo técnico Bruno Guidorizzi derrotou São José por 84 a 71 (46 a 26 no primeiro tempo), fez 2 a 0 na série melhor de três partidas e conquista o segundo título consecutivo do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina da Série A-1.

As duas atuações da lateral Ariadna Felipe, no jogo de São José dos Campos e em Santo André, deu a ela o título de melhor jogadora das finais. A também lateral Jaqueline Silvestre também foi votada.

Na partida deste sábado, a equipe começou nervosa, mas logo achou o caminho da vitória, explorando os contra-ataques e os arremessos de três pontos, a exemplo do que fez em São José dos Campos. Ao abrir nove pontos no primeiro período (19 a 10), o time teve ainda mais tranquilidade para jogar o segundo, quando fez uma parcial de 27 a 16, fechando o primeiro tempo em 46 a 26.

Os 20 pontos conseguidos nos dois primeiros períodos, fizeram com que Santo André aceitasse o jogo do adversário e só conseguiu um parcial de 19 a 18. Já no quarto período, São José saiu para o tudo ou nada e obteve uma reação esperacular ao vencer por 27 a 26, mas sem a chance de chegar nos segundos finais com chances de vitória.

Jaqueline Silvestre, com 23 pontos, quatro rebotes e duas assistências foi a principal destaque de Santo André na partida, seguido por Ariadna Felipe. Com 21 pontos, nove rebotes, três assistências e uma bola recuperada e Silvinha Gustavo, com 13 pontos, oito rebotes, cinco bolas recuperadas e quatro assistências. Pelo lado de São José, a cestinha foi Vitória Marcelino (21 anos), com 16 pontos, nove rebotes e quatro assistências, seguida por Licinara Bispo (18 anos), com 14 pontos e dois rebotes.

“Estou muito feliz. Quando joguei pela primeira vez em Santo André, fui campeã da primeira Liga. Agora, depois de dois anos, retorno e volto ganhar um título. Aqui é uma família, uma equipe que tem um ótimo trabalho do Bruno (Guidorizzi) e da Prefeitura. Quero continuar lutando e dando muitos títulos a cidade que me acolheu tão bem”, afirmou Ariadna Felipe que no conjunto das atuações do primeiro jogo e o segundo, foi eleita a melhor jogadora das finais.

A capitã da equipe, Simone Lima, conquista seu terceiro título paulista por Santo André, ela que já havia sido campeã também nas temporadas de 2011, 2016 e 2018. “Nosso time é muito unido que não tem vaidade. Por ter jogadoras experientes e jovens, consegue unir bem os dois lados e dar mais esse titulo para a equipe”, completou.

Para o técnico de São José, o título está em boas mãos. “As meninas lutaram. Tentamos fazer uma reação nos dois últimos períodos depois de não termos feito um bom início de jogo. Valeu pela reação das meninas que caíram de pé”, completou.

O técnico Bruno Guidorizzi era assistente de Arilza Coraça na temporada passada. Assumiu o cargo de técnico principal e deu sequência ao trabalho e já no primeiro ano é campeão. “É uma alegria muito grande dar sequência nesse legado que tem Santo André. O time foi campeão no ano passado e a ideia era dar continuidade a tradição da cidade de ser destaque que merece, porque nunca deixou de ser grande. O time foi montado para isso, as jogadoras estavam focadas e queriam o título. Sabíamos da força de São José que acabou valorizando nossa conquista fazendo dois ótimos jogos. O time nosso é experiente e soube administrar no fim do jogo já queriam comorar nos minutos finais justamente no momento em que São José fazia uma reação, mas souberam administrar até o fim”, concluiu Guidorizzi.

Foi o quinto titulo da cidade de Santo André, que antes já havia conquistado dois títulos com o Clube Atlético Pirelli.

Titulos paulistas de Santo André
1974 – CA Pirelli
1975 – CA Pirelli
1995 – Santo André
2011 – Santo André
2016 – Santo André
2017 – Santo André

Playoff final: Santo André 2 x 0 São José
Jogo 1 – São José 72 x 86 Santo André, em São José dos Campos
Jogo 2 – Santo André 84 x 71 São José, em Santo André

Fonte: FPB

4 comentários:

Anônimo disse...

Só uma coisa ! HORRÍVEL essa postura do treinador de SJC , esse DISCURSINHO nesses jogos finais de que o time dele não foi montado pra ser campeão ? Oi ? O ÚNICO time que conseguiu ganhar de Santo André não é considerado pelo próprio treinador como um time que poderia ser campeão ? Quando o DEMÉRITO parte do próprio treinador significa que REALMENTE não é só a postura de atletas que precisa mudar ... Muito RUIM esse treinador , que ao invés de assumir suas falhas fica arrumando desculpas e jogando a culpa em cima de atletas . LAMENTÁVEL . SJC pode até não ter sido montado para ser campeão mais tinha SIM time pra levar no mínimo essa final pra um terceiro jogo ! Pensamento de PERDEDOR não leva ninguém ao sucesso fica a dica ...

Anônimo disse...

o trio de SJC Maira, Vitória e Licinara precisam de uma atenção especial. Essas meninas bem treinadas vão dar muitas alegrias ao nosso basquete. Gostei de vê-las jogar.

Anônimo disse...

POr onde anda a a pivô Monica? Ela fez uma boa temporada por São José e por VEnceslau e depois não ouvi mais falar dela... Ela é da mesma geraçao da Leidy que jogou muito bem ontem, junto com a LIcinara. Essas três que eu citei aliás, são melhores que algumas pivÔs selecionáveis fica a dica.

Anônimo disse...

Parabéns! Queria ver uma foto da Laís ao lado do troféu.