segunda-feira, 27 de julho de 2009

O difícil exercício da paciência

image001(220)

Narrei hoje de manhã a derrota da sub-19 para a França, ao lado do Santa Ignorância. Ficamos irritados. Recebi várias mensagens irritadas durante a transmissão. Falei com o Fábio, igualmente irritado.

Mais tarde, fui falando com outras pessoas e concordando que talvez precisemos ser um pouco mais tolerantes com essas meninas. Lembrar das condições de trabalho e treinamento em que elas foram criadas, da preparação absolutamente improvisada… Do conjunto da obra, enfim.

Mas só podemos exercer essa tolerância quando há uma perspectiva de mudança.

E me chamem de otimista, ingênuo ou puxa-saco, eu acredito que Hortência (que concorda com essa nossa indignação)  já está fazendo e pode realmente ao menos tirar nossas seleções da inércia em que se encontram.

E agora há pouco, o Renato me mandou o link do blog da Hortência e a sincera análise dela me enche de esperança que um dia a nossa bola volte a cair.

Vale a pena ler o post da Rainha todo, mas selecionei alguns trechos:

“As meninas começaram muito bem. Ganhamos da Tailândia, República Tcheca, que é terceira da Europa, e perdemos de 4 pontos para a Lituânia atual campeã européia. Vejam que maravilha! Estamos em primeiro na nossa chave. Estou bastante surpresa com as nossas meninas e feliz, pois elas estão umas verdadeiras guerreiras.

Só de pensar que se tivéssemos tido uma preparação adequada essas meninas estariam com certeza disputando o título. Fizemos um amistoso, logo que chegamos, com a Rússia, que é a segunda da Europa e ganhamos de 2 pontos.

Enfim, tenho muita coisa a fazer com esse meu novo cargo, mas é por isso que estou aqui acompanhando essas meninas de perto, para conhecer o futuro do basquete mundial e ver como teremos que agir de agora pra frente.

Estou muito animada, apesar de termos perdido muito tempo. Não sei que posição voltaremos daqui,  pois o equilíbrio é muito forte. Temos um ponto contra que é a falta de experiência, mas será a ultima vez que competiremos sem conhecer os nossos adversários.”

Para encerrar, fecho com uma frase também do Renato, que para mim foi a melhor do dia:

“Podiam ter colocado a Hortência hoje para cobrar os lances-livres, né?”

25 comentários:

Anônimo disse...

pq q o técnico não deixou a menina loira de casaco verde q aparece nessa foto entrar no jogo? ....deve ter talento, ngm coloca ela pra jogar!

sta.ignorancia® disse...

Hortência tem mostrado muita boa vontade... mas seria bom dar uma reformulada nas comissões técnicas das seleções de base.

Anônimo disse...

A Tatiane fez 16 pontos,
muito bom!
Agora as pivês preciosam pontuar. No jogo de ontem a fabiana quase não apareceu no jogo.
A Patrícia faz 24 e depois faz 4, como pode?

Bom, estamos na torcida,

Anônimo disse...

Bert, já postaram no youtube a final do mundial de 1994
http://www.youtube.com/watch?v=1CC2hs8qdtE&feature=related

Anônimo disse...

Tô com vc Sta Ignorância, ela deverá mesmo URGENTE reformular esta comissão técnica de base, assim acabaria com as penelinhas.

Anônimo disse...

Bert, sem demagogia, estas meninas se superam no dia a dia. Competir de igual com potencias da Europa não é fácil.
O basquete europeu tem "ESCOLA", coisa que nós não temos, temos jogadoras da seleção principal sem fundamentos.... Temos pivos que não sabem bater bola!!!! É uma pena termos jogadoras com mais de 2,00 m com vontade de jogar e sem ter alguém para ensinar o mínimo necessário!!!! Ai aparece uma nova australiana, americana ou russa e achamos o máximo!!!! Elas aprendem desde cedo, e com algém que REALMENTE sabe ensinar...
Então quando conseguimos alguns resultados inesperados ficamos na espectativa de que "alguma coisa vai melhorar"...Agora espero realmente que Hortencia mude muitas coisas no basquete feminino!!! Sempre cito o exemplo do voley: temos um centro de treinamento em Saquarema, mudamos as duas seleções (M/F) nos últimos anos, e continuamos competindo em "ALTO" nível...Pena que no basquete tudo seja tão diferente....

Boa sorte para as meninas!!!!
Estamos torcendo por vcs!!!!

Paulista

Anônimo disse...

Disso a Hortência gosta!!! De aparecer!!!

Bert disse...

Paulista,

Concordo com você.

Chega a doer a comparação com o vôlei.

Abraço.

Anônimo disse...

Santa Imparcialidade

Vamos largar de "puxar o saco"da Hortencia e por algumas coisas em seu lugar!
O que esta senhora fez até hoje pelo basquete feminino do Brasil,fora de jogadora.
Este dinheiro todo que ela arrecadou em Americana com o Data Control,Seara,no Fluminense,No Paraná,que projeto ela apresentou e ou desenvolveu,o que ela deixou em Santa Barbara,em Goiania,quando ela foi visto assistindo um jogo de categoria adulta de campeonato nacional,quando que alguem viu ela em algum jogo da seleção brasileira,em que ela não tinha de ir comentar pela Globo.Ela nunca tomou conhecimento. Temos sim de elogiar esta seleção e estes técnicos,quantos e quais são clubes ou cidades que trabalham com base? Onde está o trabalho de base de Ourinhos?de Catanduva?.O feminino pelo menos esta lá disputando com dignidade um mundial,perdendo jogos que até poderiam sem ganhos se houvesse uma preparaçào com investimento ou seja jogos nos Estados Unidos,Europa,agora isto não é culpa dos técnicos,se bem que 2006 esta geração de 1990 foi excursionar nos EEUU.Vamos parar de engrandecer quem até hoje nada fez pela modalidade,fez e faz para ela.Parbéns meninas,parabéns comissões,técnicas pelo trabalho! A seleçào sub 19 da geração de 82 foi sétimo lugar e não vi ninguem criticar,depois brilhantemente foi vice campeã do mundo.Algumas jogadoras tem uma média rídicula em um dia e brilhante no outro.quando acerta é ela que é boa,quando erra o técnico da seleção é que o errado!!!E,outra sempre existem post cobrando justiça em convocação me citem quais jogadoras não estão ai.
Ante ainda de encerrar,fomos desfalcados daquela que é a melhor jogadora da categoria,pelo menos é o que dizem- a Tássia.

Anônimo disse...

a melhor, mesmo sendo 2 anos mais nova. Tássia é 92, geração é 90.

pena
pena,
assino embaixo...

Anônimo disse...

a melhor, mesmo sendo 2 anos mais nova. Tássia é 92, geração é 90.

pena
pena,
assino embaixo...

Anônimo disse...

Acho que o Brasil está realmente ameaçado não só no contexto mundial(onde ainda ocupamos o quarto lugar no ranking) como no sul-americano, andamos perdendo os sul-americanos nas equipes de base para a Argentina e chegamos a ficar em terceiro lugar.A derrota para a França numa partida que pintava que ia virar foi um grande baque.
Este é um grande desafio para Hortensia. E acho que não é só a preparação. Acho que é extremamente necessário aumentar as equipes competitivas em todos os níveis nos demais Estados e não só um Sao Paulo( pelo menos Rio, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília e possivelmente Pernambuco, Goiás e quem sabe Maranhão e Paraíba tem condição de fazê-lo). Hoje temos pelo menos 10 atletas de grande potencial esquentando o banco das equipes do interior paulista.
Mas continuo torcendo muito pelas meninas, mesmo depois desta derrota para a Argentina

Sta. Ignorância disse...

Eu não parabenizo técnicos que não aprendem com os seus erros (vide bassul). O Tarallo foi péssimo em 2007 com a seleção sub 21 e novamente com a sub 19.

Os técnicos tbm são culpados sim, pois não buscam se atualizar, já que seu emprego tá garantido, eles simplesmente se acomodam e dizem "infelizmente não deu".

Chega! Renovação já nas comissões técnicas de base. Fora Tarallo, Macau, Guidetti (a Janeth vou esperar até o sul americano sub 15 pra criticar...rs)!

marcelo marques disse...

é eles são bons ta tudo perfeito

a culpa é da sorte

do clima da bola

do ginasio

da thailandia

do hotel

do fuso horario

da falta de treino(2 meses naum foram suficientes)


quem quer se enganar se engana

mais a comissão e algumas jogadoras foram ridiculas

quem elogia é parente ou amigo não tem outra explicação

Anônimo disse...

SANTA IMPARCIALIDADE

Anonimo das 12:03,parabéns pelos seus comentários,são bem coerentes e espelham a nossa realidade,não temos campeonatos equilibrados e competitivos,que deem condições de melhora para as meninas,como o numero de jogadoras na base é pouca,rápidamente a atleta chega a uma seleção e ficamos todos nós considerando ou torcendo para que ela seja uma craque,e desde a geração de 82,Érica e Iziane,não surgiu nenhuma jogadora do nível destas,(boas surgiram-Karen-Francieli-Palmira-Natália e...?????).Quais jogadoras nascidas de 1986 para cá são destaques,em Ourinhos?Catanduva?Americana? Santo André,ou estão no exterior?Os técnicos sejam eles quem forem não podem em 1 ou 2 meses de trabalho reverterem uma situação.Quer ver um exemplo?Vamos a história,não sou velho não,mas pesquizo para não bobagens e depreciar o trabalho ou pessoas.
O Brasil foi 5 no mundial juvenil de 1993 e campeão da Copa América-Jogadoras? Alessandra-Cintia-Leila-Claudinha-Silvinha-Jaqueline
1996-Campeão da Copa América- e 4lugar no Mundial-Jogadoras?Adrianinha-Kelly-Mama-Geisa-Carla-Micaela-Cristina
2000- Copa América Brasil 3 lugar- Mundial 7 (sub 19) -esta mesma geração copa américa vice campeão-(sub 20)e Mundial vice campeão(sub 21) -Jogadoras? Erica-Flavia-Graziane-Kátia-Iziane-Ana Flávia-Silvia Gustavo-Karen.
Fomos bem não,as jogadoras estão ai jogando e levando o basquete brasileiro,e os técnicos-Miguel-Heleninha (2000)-Barbosa-Bassul.Tirem agora suas conclusões.
Santa Ignorancia,sabe o que sinto em seus posts,esta sempre aguardando um desfecho que não seja o que todos gostariam que fosse para criticar,no fundo no fundo sabe que eu acho VOCE É UM OU UM(A) BAITA FRUSTADO(A),basta a cara chegar para nào prestar,até alguns meses ou anos o Bassul era o maior para vc,agora já não presta,e assim sucessivamente,porque não analisar ou buscar motivos para alternacias tão grandes em uma competição e partida como a de hoje,por exemplo, onde depois de 25 a 9 no primeiro quarto chegamos a encostar em 4 no terceior,como que esta equipe ganhou da mesma argentina em Buenos Aires,será que foi só a falta da Tássia ?Vamos buscar causas, menos na emoção,na parcialidade,para quem sabe,melhorar e bem.

Sta. Ignorância disse...

Vc já sabe o que eu acho de vc, né Sta. Imparcialidade? Uma pessoa que conseguiu criar um nick tão original...

Critico mesmo, e continuarei criticando. Se vc acha que isso é recalque, paciência. Eu amo o basquete, quero que ele cresça, e críticas e discussões fazem parte, não? Você vive falando mal da Hortência que está há dois meses no cargo e defende técnicos que estão há anos na seleção, sem dizer que os mesmo estão nos clubes "formando" as atletas. Vc acha que a Argentina tem uma estrutura muito melhor que a nossa no feminino? (nem um campeonato adulto decente eles tem!) Como vc explica o crescimento deles?

Em relação ao Bassul, achava que ele seria melhor que o Barbosa sim. Mas o problema é que ele gosta de aparecer mais que a seleção, ai não dá.

Sta. Imparcialidade, tente defender sua opinião sem xingar os outros, ok? Não tenho problema em debater, pra falar a verdade me divirto muito a com a sua "imparcialidade" e vou lhe dizer uma coisa: não sou de ficar em cima do muro não. Eu fico do lado que EU julgo justo.

Sta. Ignorância disse...

E tem mais uma coisa: vc nunca vai poder me acusar de torcer contra a seleção! Já que vc gosta de pesquisar, procure nos comentários, onde anonimos torciam contra a seleção e eu dizia que jamais torceria contra.

seja realmente imparcial.

MeninoBionico disse...

gente, perdeu, perdeu... eh uma geracao perdida! essas jogadoras vivem de internet, orkut, escrever portugues errado... e buscar um contrato em algum time e desistir do basquete daqui 5 anos porque nao da... agora o basquete tem midia porque a Hortencia esta de volta e a TV Globo vai investir no basquete. O futuro vai ser melhor, mas precisamos de tempo, talento e personalidade, coisa que as argentinas tem.
Sejamos realistas. No Brasil nao tem quadra que preste, eh um cimento duro que estoura todo joelho novo, soh se joga futebol nas aulas de educacao fisica, toda menina alta quer jogar volei porque da mais ibope e sao mais bonitas... pronto. Contentem-se. Daqui 4 anos a Hortencia ja montou um time melhor e vai ganhar alguma coisa.
Ah, e tragam tecnicos americanos.

Anônimo disse...

Menino Bionico,
e vc, vive do que?
Pare de falar o que vc não sabe.
Precisamos de tempo, sim. Mas TALENTO e PERSONALIDADE essas meninas tem e MUITO MAIS do que as argentinas.E tem muitas que são até mais bonitas que as meninas do volei.
Vá jogar nas quadras que elas jogam aqui,com todas as adversidades que elas enfrentam aqui, pra ver se vc chegaria aonde elas estão!
E ve se pÁra de torcer pra Argentina, tá! Eu nunca vou desistir de torcer para o BRASIL, até pq sou Corintiano e não desisto NUNCA!

Anônimo disse...

SANTA IMPARCIALIDADE

Meu querido ou minha querida,em momento algum disse que vc torce contra o Brasil,nossos objetivos são os mesmos,apenas vejo muito ranço em seus comentários sem muita consistencia, naquilo que "gostaria que fosse assim"eu também gostaria que fosse melhor,mas é esta a realidade,e não adianta achar que é o tarallo,ou Ferreto,bassul,barbosa,sem lá mais quem,é o sistema,ninguem quer saber de basquete feminino.Voce sabe quantos times tem de mini e mirim em Buenos aires e arredores 120.Eles não tem campeonatos fortes e nós por acaso temos,ou estes jogos finais Ourinhos x Americana teve nível,quantos times vem disputando já a algum tempo os nossos campeonatos paulistas? No adulto nada difere internamente e nas categorias menores,tem muitos mais participações em seus campeonatos,portanto enquanto tivemos jogadoras excepcionais que são destaques em categorias adultas nós ganhavamos, agora que estamos na normalidade,pesa o trabalho,ai então....Fique tranquilo(a)não critico a Hortencia,não,só acho que se ela tivesse tanto interesse no BF ela não precisaria ter cargo,iria assistir a jogos,da seleção,finais de nacional, só isto,e pense bem,não com a emoção,mas com a razão.Agora a menino bionico esta mais ou menos certo também a preocupação com internet,orkut é muito grande.

Anônimo disse...

Ô da Imparcialidade aí.

me desculpa, mas que ex-jogadora " assiste a jogos,da seleção,finais de nacional"?

HAHAHAHHAHAHHAHAHHAA.

Tem coisa melhor pra se fazer nesse mundo!

Anônimo disse...

SANTA IMPARCIALIDADE

ANONIMO-BINGO ! ENTÃO NÃO QUEIRAM POSAR DE BOAS MOCINHAS E SALVADORAS DA PÁTRIA, E SOLUÇÕES PARA TODOS OS PROBLEMAS!

Anônimo disse...

so você parar de posar de imparcial, aí tá feito

MeninoBionico disse...

hum, tem gente que nao entende nada mesmo, e nem tem personalidade para escrever sob um nome identificavel, que nao seja anonimo das 22'56
vou te explicar o que vc nao entendeu.
eu to falando da realidade que eu vivi nessas quadras porcarias do Brasil, jogando no sol de 40 graus, com 8 anos batendo uma bola que pra mim pesava uns 10kg... e do que eu vivi jogando fora, com quadras de piso mil vezes melhor que a de Aracatuba por exemplo, que eh um concreto soh, e eu cresci jogando la.
Mas fora do Brasil, qualquer ginasio eh coberto e campeonatos tem quadras com piso flexivel, soh de bater a bola vc sente. Esta realidade vc nao viveu entao vc entendeu tudo errado. A quadra nao eh problema das coitadas sem personalidade, estou criticando quem eh responsavel pela infra-estrutura, ou seja, governo e CBV.
Agora, se estas garotas tem tanta personalidade, pq perderam pras Argentinas???
Entendi, vc quis dizer personalidade humilde de perdedoras... esse papo de humildade eh outra furada. Respeito eh uma coisa, humildade eh outra.

Anônimo disse...

Vergonha, Vergonha, Time sem VERGONHA.

O time é composto:
1) Pelas meninas até pq algumas foram ali só para passear. Temos que tirar as que foram para jogar...

2) Pela comissão técnica comandada pelo "sensacional" Tarallo.

3) Pelo supervisor das seleções de base que não acompanha nada e depois tem que ficar ligando para técnicos para pedir indicação de atletas.

4) Pela Hortência que até o momento o caso do menina do RJ não foi solucionado de forma justa e com dignidade.

6) A CBB que não faz absolutamente nada ou melhor até faz... Vai à Portugal tomar vinho com convidados e a seleção masculina tomando chocolate.

Antes quem alguém fale de ordem... Já vou dizendo: a ordem dos fatores não alteram o produto.