segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Três anos depois, o trio Clarissa, Joice e Laís pede passagem

wall_bra

Há cerca de três anos e meio, as meninas da foto acima encerravam a participação no Mundial Sub-21, da Rússia.

Entre as doze, oito estão em atividade na LBF: Izabela, Jaqueline, Júlia, Roberta (São Caetano), Djane, Joice (Ourinhos), Ivana (Mangueira) e Clarissa (Catanduva).

Durante esses anos, uma delas se firmou na seleção adulta (Franciele). As demais foram observadas com ansiedade nesse período _ bastante turbulento para a maioria.

Debrucei-me sobre os números desse octeto na atual temporada da LBF para tentar confirmar as minhas impressões e constatei que uma dupla se destaca do grupo.

A primeira da fila é a pivô Clarissa, 22 anos (que já mereceu minhas considerações aqui) e que está comendo a bola na liga.

O segundo nome é o da ala-armadora Joice Cristina (24 anos), aquela mesma que combina talento e afobação em proporções ora agradáveis, ora frustrantes. Justiça seja feita, Joice faz um campeonato muito bom por Ourinhos. Entre as oito, é a que apresenta a melhor média de assistências - 4,3 por jogo (contra 4,0 da armadora Ivana) - e de recuperações - 3,2 (contra 1,8 de Clarissa). No ranking de eficiência, alcança 14 de média, contra 8,4 da terceira colocada (a ala Jaqueline). Mesmo entre os erros, Joice mantém uma média melhor (2,9 por jogo) do que as armadoras Ivana (4,0) e Roberta (3,0) e do que Jaqueline (3,7).

Depois da dupla Joice e Clarissa, o terceiro nome seria o da própria Jaqueline Silvestre, segunda cestinha do campeonato.

laistobias

No entanto, no momento aparece uma intrusa em melhores condições. Trata-se de Laís Tobias (23 anos), contemporânea do grupo, mas que não participou do Mundial Sub-21.

A veloz Laís comanda a equipe de Joinville, que cumpre a melhor campanha que um time catarinense já alcançou em Nacionais. Até o momento ela permanece mais tempo em quadra que as oito do Mundial (34 minutos em média) e registra 13,5 pontos, 4,4 rebotes, 2,4 recuperações, 1,6 assistênciase e 3,2 erros por jogo. Embora não esteja bem nos arremessos de três pontos (27%), seu desempenho nos dois pontos (49%) só não supera o de Clarissa (66%, o melhor do campeonato).

Enfim, se o desempenho na LBF for utilizado para a convocação, acredito que Hortência e sua trupe devam dispensar alguns minutos para a observação desse trio. Elas merecem a oportunidade.

24 comentários:

Anônimo disse...

Bert, me desculpe!Sua análise é mto boa com base nos números e nas estatísticas. Porém, vc esquece que uma atleta não é feita apenas de números. É uma pena isso! Pois, metade dessas meninas que vc analizou seriam mto melhores se fossem apenas números e não tivessem comportamento fora de quadra. Joice e Lais, são uma dupla de bombas relógio com contagem regressiva desconhecida. Adoram o meio do basquete e não o esporte basquete. Para ser uma atleta de seleção deve ter comportamento no mínimo ´"básico"; saber conversar baixo, se comportar em uma mesa de restaurante ou no hotel, enfim essas coisinhas. Se bem que com nível q está o basqete feminino, é trocar 6 por meia duzia. Salvam-se poucas.

Bert disse...

Concordo que realmente não são só os números que formam uma atleta e constituem sua carreira.

Mas as últimas comissões técnicas não tem se focado nem em números, nem em comportamento, nem em boa forma nas últimas convocações.

Dessa maneira, acho pertinente uma menção ao trabalho das duas. Se realmente elas não possuem estrutura para uma seleção brasileira, eu só tenho a lamentar.

Mas não posso definir isso, porque nunca convivi com elas.

Anônimo disse...

É verdade, para ser convocada para seleção brasileira a atleta precisa frequentar restaurante, afinal bandeja é fundamental no jogo de basquete.

Cada uma!!!

Anônimo disse...

A Joice tem uma inimiga feroz.

Toda vez que ela recebe um elogio em posts ou comentários, vem sempre um anônimo para desfazer da menina.

Deve ser algo pessoal, se não fosse, não precisaria ser anônimo e também explicaria melhor a situação e citaria exemplos concretos.

Ficar falando que a menina não sabe se comportar em Hotel e restaurante?

Isso é no mínimo, ridículo!

Anônimo disse...

Pode esquecer Bert,


Para Hortência só fale a geração de 1992 e as que nasceram depois.

Anônimo disse...

então, serão dois inimigos.
pq eu tbm sei que o comportamento da garota, não é dos melhores, e isso, eu vejo de anos, em catanduva, recife e agora em ourinhos.
claro que eu não durmo na mesma cama de um hotel com ela, e não sento na mesa para comermos juntos.
mas o que prevalece, e o que acho imprescindível é o comportamento de uma atleta dentro e quadra, e nisso ela falha muito. seja esse comportamento em jogo, treino, arquibancada, enfim.

podem perguntar a qualquer adversária, e elas dirão que joice joga sujo, e isso basta!
atleta sujo, pra mim não é atleta.
independente de seu comportamento em hoteis, restaurantes, que isso não vem ao caso...

Anônimo disse...

Esse anônimo deve ser algum parente da Joice, só assim para acompanhá-la em Catanduva, RECIFE e Ourinhos.

Anônimo disse...

Dois inimigos?

E o que impede do anônimo das 11:11 e o do 12:08 ser a mesma pessoa?

Porque não se identifica?

Porque gasta tanto tempo tentando destruir alguém?

Rodrigo disse...

Iziane pode.

Joice não?

Anônimo disse...

não me identifico pq não tenho conta aqui, e não perderei tempo fazendo, uma vez que posso postar anonimo.

e não, não sou o anonimo das 11:11

não estou tentando destruir ninguem,
estou dizendo as versões dos fatos que conheço. minha opinião!

respeite-a por favor!


iziane tbm não deveria poder, mas tem costa quente...

Anônimo disse...

Não precisa ter conta para se identificar, basta digitar o seu nome.

Já que você está escrevendo sobre "fatos que você conhece" e que podem prejudicar uma pessoa, seria interessante também você dizer como teve conhecimento desses fatos.

Você está pedindo respeito, mas está desrespeitando a atleta em questão.

Você não quer perder tempo para se identificar, mas perde tempo para detonar alguém.

Eu só não digo o que você é, para não ter meu comentário excluído, mas acho que todos sabem, inclusive você mesmo.

Basqueteiro... disse...

Parabéns, pela bela análise. Muito interessante cruzar informações daquele grupo Sub 21 que disputou o mundial da categoria e dados estatísticos da atual LBF.

Estatística é fundamental hoje em dia, desde que, claro, se faça uma boa análise dos dados. Basta observar o quanto os americanos trabalham com dados sobre o basquete. No mundial de volei feminino, o técnico japonês chamava a atenção de todos por portar uma "prancheta eletrônica", cujos dados eram atualizados quase que instantaneamente.

A faixa etária dos 22/24 anos é de suma importância para qualquer seleção, pois ela que da sustentação à nova geração e às novas conquistas. Alia alguma experiência e grande potencial técnico que já passa a tornar realidade, além da melhora emocional. Interessante saber que temos algumas jogadoras se destacando mesmo sendo tão pouco conhecidas.

Como torcedor, espero que a renovada comissão técnica da seleção brasileira de basquete feminino saiba trabalhar números e lapidar jogadoras. Consiga trabalhar dados estatísticos tão bem quanto foi trabalhado neste artigo.

Claro que existe toda uma parte qualitativa que não pode ser deixada de lado e que, muitas vezes, a estatística não consegue deixar transparecer. Porém, é certo que todo bom jogador e toda boa equipe alia qualidade técnica e bons índices estatísticos.

Também torço para que a nova seleção tenha como um dos parâmetros de convocação a estatística gerada pela LBF. Se não temos um grupo de jogadoras excepcionais, é importante que nos atenhamos aos detalhes, inclusive estatísticos, pois sabemos que muitos jogos são vencidos nos detalhes. E isto não é novidade para ninguém.

Anônimo disse...

perguntem a helen luz o que ela disse a joice no jogo do primeiro turno em ourinhos, depois de apanhar até...

só perguntem!

Anônimo disse...

oque ela perguntou ? so velha mais sou melhor que vc ? rsrsrs

Anônimo disse...

sei pq tenho convívio diário.

não estou desrespeitando ngm aqui, afinal em momento algum disse palavrões ou ofensas contra joice.
não tenho absolutamente nada contra ela, que isso fiquei bem claro.
mas ao meu modo de ver, suas atitudes não cabem a uma atleta disciplinada.

e você, seja mais tolerante meu caro,
se esse blog nos permiti postar anonimo, eu o farei e ninguém tem o direito de me questiona sobre isso.

e se alguem aqui está levando para o lado pessoal, e evidenciando uma falta de respeito é você...

"Eu só não digo o que você é, para não ter meu comentário excluído, mas acho que todos sabem, inclusive você mesmo."

até então não disse nada sobre você, e coisas pessoais sobre joice, então mais respeito,
pq pra se dore tanto assim, só pode ser parente, né?



FIM!

Anônimo disse...

ELA NÃO PERGUNTOU, ELA AFIRMOU!

Anônimo disse...

pimenta nos olhos dos outros é refresco!!

Anônimo disse...

Cada coisa tem seu momento.

Não é por acaso que as atletas da geração que hoje é sub-23 está se destacando tanto.

A atleta que sai das categorias de base precisam desse tempo para se aprimorar, ganhar confiança e conquistar seu espaço nas equipes.

É a chamada fase de transição (principal problema do basquete feminino).

Franciele está cada vez melhor na Espanha, Clarissa MVP da LBF, Jaqueline vice cestinha, Joice titular em Ourinhos e se destacando em vários fundamentos (pontos/assistência/recuperações), Laís liderando a boa campanha de Joinville, Priscila Borges muito bem no basquete universitário americano, Ivana entre as melhores em assistência na Liga Nacional.

Essa geração mais a geração da Nádia e Ariani (sub-22) mais a de Fabiana Caetano e Tatiane Conceição (sub-20) que deveriam formar uma seleção permanente, pois as meninas da seleção sub-19 ainda tem alguns anos para pensarmos em aproveitá-las na seleção principal.

Se a Hortência quiser queimar etapas, pode correr o risco de queimar também as atletas.

Anônimo disse...

engraçado como vcs gostam de se elogiar e se oferecerem???quem decide é o tecnico.. agora também queren até montar a seleção!eu hemmm!!! querem derrubar as 84 ,85..que estão aí jogando e em condições!!

Anônimo disse...

Pena que Izabela e Djane, também dessa mesma geração, não tenham evoluído tanto.

Anônimo disse...

Cada um escreve o que pensa a respeito.......Mas para Mim Joyce joga com raça, velocidade e amor a camisa que veste. Teve duas passagens por Catanduva e nestas conseguiu um titulo Paulista e um Brasileiro. Não tem bola perdida para Ela e já ví muiiitos trombões com outras jogadoras por infelismente acreditar que consegue chegar primeiro e posso afirmar que mesmo 'baladeira' prefiro ela a outras boazinhas que jogam por aí......
Se um dia voltar para Catanduva, ficarei novamente contente em tê-la em Nossa Cidade.

Anônimo disse...

a djane saiu de araçatuba e foi para ourinhos para nao jogar?nao entendi nada

Anônimo disse...

tbm acho que djane vem sendo muito pouco aproveita nesse segundo turno.

por isso digo que urubatan não é bom técnico...
deixar monah quase 10 minutos em quadra e deixa djane os 40 no banco, É DEMAIS DA CONTA!

Anônimo disse...

a djane foi pelo mesmo salario para ourinhoss pra ficar no banco .. claro é OURINHOS, em ARAÇATUBA COM CERTEZA ELA ESTARIA MOSTRANDO TUDO O QUE SABE EM QUADRA , UMA PENA.