sexta-feira, 3 de junho de 2011

Seleção guarda 'lugar cativo' a atletas da WNBA e inicia testes com veteranas

Com um grupo repleto de desfalques,a seleção brasileira feminina iniciou sua preparação para o Pré-Olímpico das Américas. Enquanto dezesseis jogadoras tentam mostrar trabalho em seu primeiro contato com o treinador Ênio Vecchi, duas atletas têm lugar cativo na equipe mesmo sem treinar com o elenco. Fora de todo o período de treinamentos por causa da WNBA, a pivô Érika e a ala Iziane são consideradas insubstituíveis e tem vaga garantida para o torneio.

“Você não pode abrir mão de jogadoras com a qualidade das duas ou exigir que elas cumpram 100% daquilo que o resto do time vem fazendo”, disse Vecchi, durante a premiação dos melhores do NBB3. “Teremos que aguardar até o último momento para saber se elas virão. Mas existe o compromisso informal das duas com a seleção brasileira, o que é importante”.

O tratamento diferenciado às atletas da WNBA já havia sido utilizado durante a preparação para o Mundial de 2010. Érika e Iziane atrasaram sua apresentação por causa das finais da liga norte-americana e se juntaram ao grupo apenas na véspera da estreia no torneio. Com nítidos problemas de entrosamento, a seleção brasileira fez campanha ruim e terminou na nona colocação.

“Não é fácil para nenhum técnico e não será para mim. É complicado saber o momento exato de utilizar estas jogadoras dentro de quadra. O importante é fazer o possível para potencializar o que cada uma tem de melhor para a seleção”, comentou Vecchi.

Outra ausência importante neste início de preparação da seleção feminina são as jogadoras que integram a equipe sub-19. A armadora Tássia e a pivô Damiris, tidas como as principais ‘jóias’ da base brasileira, disputarão o Mundial da categoria, em julho, e só se juntarão ao time principal em uma segunda fase de preparação.

Com muitas baixas em sua primeira convocação, Vecchi deu oportunidade a veteranas que ainda não haviam tido chances na seleção, como a armadora Bethânia (Ourinhos) e a pivô Carina Felippus (Americana), e chamou atletas regularmente convocadas por outros treinadores, como Fernanda Beling, Micaela, Silvia Gustavo e Palmira. Segundo o técnico, todas serão testadas durante o período de treinos.

“Não tive a preocupação com a idade das jogadoras. Um dos critérios foi observar o desempenho delas na Liga de Basquete Feminino e no Campeonato Paulista. Teremos a chance de observar o peso que estar com a seleção terá para estas atletas. Se for ‘leve’, a chance de continuar são boas”, afirmou o treinador.

A seleção brasileira feminina treinará em São Caetano, em dois períodos, até o dia 13 de junho, quando viajará à China para disputar torneio amistoso contra a equipe local, a Austrália e a Nova Zelândia. A estreia no Pré-Olímpico das Américas, que será disputado em Neiva, na Colômbia, ocorrerá no dia 24 de setembro, contra o Paraguai.

Fonte: UOL

7 comentários:

Anônimo disse...

Erika garantida para o Pré-Olímpico e Pan:

http://www.lancenet.com.br/minuto/CBB-conta-Erika-Iziane-Pre-Olimpico_0_491951070.html

Declaração de Hortência:

http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/06/basquete/selecionaveis-confiam-em-londres-2012-mas-vivem-incerteza-por-nba.html

Fabiano disse...

Minha opinião profissional e também como torcedor assíduo da Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol: "Érika sim ! Iziane não !" "Érika devemos esperar sim até a última hora, Iziane tem que ter mais regras e compromissos sérios com a seleção, pois a Érika é de um grande nível como atleta, Iziane está abaixo deste nível, Érika está no nível de atletas espetaculares da nossa seleção (Hortencia, Magic Paula, Janeth, Martha Sobral, Leila Sobral, Alessandra, Helen Luz e Micaela), Iziane não é deste nível técnico, físico e muito menos moral, ou seja, ser considerada craque, pode ser sim considerada uma boa jogadora, mas não craque !

Anônimo disse...

De joia,a Tassia e a Damiris são
respectivamente:ferro e prata.
Estão bem longe de serem jóias.
Quem acredita nisso vai cair do ca-
valo. A Damiris ai8nda tem um poten
cial maior a Tassia é igual a todas
as outras + ou - .

Anônimo disse...

Se foi critério técnico, como pode convocar a Ivana da mangueira?
Ela é umas das jogadoras das que mais cometeram erros no nacional!
Ela foi convocada por pura politíca!
Não joga nada! E é muito amarelona!

Anônimo disse...

Vou mais longe.Essa Ivana não chega
nem aos pés da Taina e da Katia .
Não joga em nenhum time juvenil de
São Paulo.É ruim ,muito ruim.

Anônimo disse...

SANTA INVEJA QUE VOCE TEM DA TASSIA MEU AMIGO,CHEGA DA DO DE VOCE PORQUE NUNCA VAI JOGAR COMO ELA SE E QUE VOCE JOGA ALGUMA COISA,SE JOGA NUNCA VAI ESTAR LA COMO ELA E A DAMIRIS ENTAO APRENDA A BUSCAR O QUE QUER PRIMEIRO,E PARAR DE TER INVEJA DE QUEM JA ESTA NO CAMINHO ABRAÇOS

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Fabiano acima. Erika sim, Iziane não.