terça-feira, 24 de outubro de 2017

CBB realiza evento "Pro Basket Day" e apresenta planejamento para os próximos anos

A Confederação Brasileira de Basquete realizou hoje em São Paulo o Pro Basket Day, evento que reuniu 120 pessoas no Teatro do Sesc 24 de Maio, para conhecer o trabalho desenvolvido na gestão do presidente Guy Peixoto até o momento e o planejamento para os próximos anos. Parceiros comerciais da CBB, de mídia, executivos das Ligas Nacionais e representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte, Comitê Brasileiro de Clubes, NBA e ex-atletas participaram dos painéis e apresentaram seu envolvimento com a CBB e o basquete brasileiro.

Depois de ficar meses suspensa pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) mudou de gestão e vem se reestruturando. Nesta terça-feira, a entidade reuniu em São Paulo parceiros, patrocinadores e membros da comunidade da modalidade para apresentar seu novo mapa estratégico, um evento chamado Pro Basket Day. No plano rumo aos Jogos de 2020, além de fortalecer a seleção feminina e contratar um novo técnico para comandar a renovação da masculina, a CBB vai investir no basquete 3x3. A modalidade vai entrar no programa olímpico no Japão e é vista como uma oportunidade de colocar o Brasil no pódio.

- É efetivamente uma chance muito grande que nós temos de ganhar medalha, porque vamos ter oito países na Olimpíada, e três vão ganhar medalhas. Conheço poucos esportes em que a oportunidade é tão grande de ganhar com um trabalho desenvolvido com seriedade. O masculino dificilmente não irá à Olimpíada. Hoje estamos na zona de classificação. No feminino vamos fazer um trabalho muito grande no próximo ano para poder se classificar.

O Brasil não participou da Copa do Mundo de 3x3 em Nantes, na França, dias antes do fim da suspensão da CBB. O país também nunca foi ao pódio da competição. No entanto, o time masculino é sétimo do ranking mundial e o mais bem colocado das Américas. O feminino ocupa a 24ª posição, quarta melhor equipe do continente.

Para promover o basquete 3x3, a CBB vai lançar no próximo ano o Circuito Nacional da modalidade, com seis etapas, incluindo a fase final. Um caminhão vai percorrer o Brasil com uma caravana do 3x3. O veículo foi doado em comodato pelo atual presidente, Guy Peixoto.

Outro ponto ressaltado pela CBB no Pro Basket Day foi a ênfase na boa governança. Seguindo as recomendações da Fiba para não voltar a ser suspensa, a entidade reformulou sua estrutura com o objetivo de se tornar referência em gestão e recuperar a credibilidade junto a patrocinadores. Todos os balanços da CBB até 2020 vão se auditados pela empresa especializada BDO.

- É um momento delicado para o COB, de transição, de troca de presidente, em que os funcionários também estão apreensivos com o que vamos ter pela frente, mas com um otimismo muito grande. O apoio do COB é integral para a CBB. Estamos aqui para ajudar. Temos projetos especiais, nos quais o basquete está inserido. Essa é uma verba extra, fora da Lei Agnelo/Piva. Vamos de acordo com nosso planejamento caminhar juntos nesses projetos especiais que o Time Brasil trabalha com algumas confederações - disse Jaqueline Godoy, supervisora de alto rendimento do COB.

O mapa estratégico da CBB foi bem recebido pela comunidade do basquete presente no evento, em São Paulo. Vice-campeã olímpica e campeã mundial, Hortência apoiou as ideias apresentadas, mas fez uma cobrança para que os planos não fiquem apenas no papel.

- Ouvi falar muito de gestão, de sonhos. Você tem um sonho, qual é seu plano? O que você planejou de concreto para realizar seu sonho. Vi aqui como a CBB pretende fazer para realizar esse sonho que é o basquete voltar a ser o segundo esporte do Brasil. Estou muito feliz pelas escolhas que estão sendo feitas. Pode contar comigo, desde que tudo isso que está sendo mostrado hoje, o público do basquete sinta que está acontecendo. Precisa sair do papel e mostrar na prática - disse Hortência.

Fonte: Globo Esporte e CBB

Nenhum comentário: