terça-feira, 22 de agosto de 2017

22 equipes registram interesse em participar da LBF 2018. 16 participam do Meeting


Nesta terça-feira (22), a Liga de Basquete Feminino organizou o 1º Meeting de Clubes, evento realizado em um hotel de Guarulhos (SP).

Das 22 equipes inscritas no evento, 16 estiveram presentes na apresentação oficial das novas ideias concebidas para a LBF CAIXA 2018, conduzida pelo presidente Ricardo Molina Dias. Baseada em três pilares (transparência, planejamento e contrapartida) e em uma inovadora série de ações denominada “TOP 10” (listadas abaixo), a competição terá seu jogo inaugural em janeiro.

Entre as novidades previstas, estão a transmissão via web de todas as partidas do campeonato – incluindo fase de classificação e playoffs, a inclusão de mascotes das equipes e o 1º torneio de enterradas no Jogo das Estrelas, que será realizado em abril.

Esta última, inclusive, fará parte de estudo da parceria entre LBF e Unicamp, que analisará a redução da altura do aro para jogos femininos, a fim de aumentar a ocorrência de enterradas e tornar os jogos mais atrativos.

O meeting também marcou o início do LBF Academy. O advogado especializado em Direito desportivo, Heraldo Panhoca, ministrou a primeira palestra aos clubes, voltada às questões jurídicas para a contratação de atletas. Um dos itens do TOP 10, o LBF Academy irá oferecer, durante a temporada, clínicas aos dirigentes com temáticas ligadas à gestão dos clubes.

“Eu saio bastante satisfeito daqui. Já participo há muitos anos das reuniões preparatórias, mas nenhuma tinha sido feita com tamanha antecedência, já com as coisas acontecendo para que as equipes possam apresentar aos seus patrocinadores algo de concreto. A gente tá vendo uma coisa fundamental e que não víamos até então, que é o planejamento. Tudo que é bem planejado, dá certo”, diz Antonio Carlos Vendramini, técnico multicampeão da LBF.

Para Nilton Resende, diretor do Mixto-MT, a expectativa é a melhor possível. “Achei fantástica toda a apresentação da LBF. É isso que estamos precisando, que a LBF possa expandir para outros estados, para que realmente seja cada vez mais uma liga nacional, e a proposta do Mixto é que a gente possa levar essa ideia e absorver os nossos talentos que estão lá”, opina Resende.

Rosana Gomes, dirigente de Ourinhos, equipe com rica história no basquete feminino e que busca retornar ao cenário, destaca também a primeira edição do LBF Academy: “O fato de hoje a LBF projetar e estar aberta a nos ajudar mais, inclusive com a parte jurídica, com o advogado nos orientando, facilita tanto para o atleta, quanto para os clubes”, diz.

As equipes terão até 30 de outubro para enviar a ficha de inscrição ao Departamento Técnico da LBF e confirmar participação no campeonato. O evento de lançamento da temporada 2018 será em 12 de dezembro e o início do campeonato marcado para 8 de janeiro.

Nesta segunda-feira, os cinco conselheiros e o Presidente da Liga também reuniram-se para aprovação de contas e pautas como o limite de contratação de duas estrangeiras por equipe para o campeonato.

A LBF CAIXA é uma competição organizada pela Liga de Basquete Feminino que tem o patrocínio master da CAIXA, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira a lista de equipes participantes do 1º Meeting LBF CAIXA 2018:

Blumenau-SC

Campinas-SP

Catanduva-SP

Cuiabá (Mixto)-MT

Jonville-SC

Maringá-PR

Mogi das Cruzes-SP

Osasco-SP

Ourinhos-SP

Pindamonhangaba-SP

Presidente Venceslau-SP

Sampaio Basquete-MA

Santo André-SP

Santos-SP

São Bernardo-SP

Uninassau-PE

Equipes interessadas ausentes:

Araraquara-SP

Caxias do Sul-RS

Novas CBB

Palmas-PR

Petrolina-PE

Sorocaba-SP


O que é o TOP 10 LBF?

100% Transmissão WEB – A LBF CAIXA 2018 contará com a transmissão de todas as partidas do campeonato, via internet, incluindo fase regular e playoffs.

Mascotes – Para acrescentar ao entretenimento, a edição de 2018 da LBF CAIXA trará pela primeira vez mascotes das equipes, que seguirão um código de desenho, confecção e ações estabelecido pela LBF.

LBF Academy – Serão realizadas palestras voltadas à gestão dos clubes, a fim de enriquecer as ações das equipes em áreas como a financeira, jurídica, marketing e ministradas por especialistas de cada assunto.

LBF Inova – A fim de tornar o jogo mais dinâmico e atrativo, a LBF firmou parceria com um grupo de pesquisa da Unicamp para formalizar o estudo que abrange a hipótese de reduzir a altura da tabela de basquete a um parâmetro compatível ao biotipo das atletas.

TV – A LBF garante para a próxima temporada a transmissão de 30 a 40 jogos em até dois canais televisivos distintos.

LBF Social – As equipes irão adotar projetos sociais para realizar ações contínuas durante a temporada.

Jogo das Estrelas – Realizada em Santo André, a edição 2018 contará com diversas atrações, como a vinda de uma equipe estrangeira para enfrentar a seleção da LBF CAIXA e o inédito torneio de enterradas.

Equipe de Novas – A LBF CAIXA 2018 contará com a participação de uma equipe de novas, permitindo às atletas rodagem e experiência em um campeonato de nível nacional.

LBF Financeiro – Em parceria com a CAIXA, equipes e atletas serão orientados com palestras sobre educação financeira, auxiliando-os em como manter essa área saudável.

TV LBF – Mais uma novidade para esta temporada, a LBF passa a produzir um canal no YouTube que irá trazer novidades, entrevistas e outras informações relacionadas à LBF CAIXA.

Fonte: LBF

20 comentários:

Anônimo disse...

Ourinhos???????????

Anônimo disse...

ao ver esta notícia mais me dói o brasil não ter se classificado pro mundial....

Anônimo disse...

Não entendi o espanto do anónimo das 20:10. Pq Ourinhos não pode se organizar como as demais equipes, e tentar voltar a participar da Liga. Afinal Ourinhos tem uma linda história no cenário do basquete feminino no Brasil. Passou por dificuldades como tantas outras equipes e quer retornar a disputar a sim. Boa sorte Ourinhos volta mesmo Capital do Basquete.

Anônimo disse...

E não teve nenhum diretor da CBB presente nesse meeting da LBF. KKKKKK Nova administração, velhas atitudes. Senhor Guy Peixoto, a FIBA precisa saber dessas suas atitudes.

Unknown disse...

E poderia ter mais equipes: Chapecó (campeão catarinense 2016) e Ponta grossa (campeão paranaense 2016).

Também causa estranheza não constar nenhum clube do RJ (Mangueira??).

O Saldanha (ES) está começando um trabalho.

JP Espectros (PB) e ABC-RN disputaram a copa da Paraíba. Enfim, da pra chegar a 30 clubes aí. Quem sabe uma segunda divisão.

Mas ter 22 interessados é maravilhoso.

Tomara que muitos deles se inscrevam.

Anônimo disse...

Se tudo que está escrito, for feito. Em fim, estamos no caminho certo

Anônimo disse...

Poxa Uberaba MG bem que podia está nesta lista

Anônimo disse...

Além do LBF adoraria ver uma Copa Brasil com vários times, um campeonato estilo o mundial, um torneio 10 dias.

Anônimo disse...

22 interessadas e, no final das contas, 6 que realmente irão disputar!

Anônimo disse...

Nossa, tbm pensei no Uberaba, Montes Claros (MG), e nos jah citados:
Chapeco, Ponta Grossa, Mangueira, Espectros e ABC -RN....
Uma pena!

Anônimo disse...

Muito legal ver tantos interessados. É uma pena que NENHUMA equipe do Rio de Janeiro, a cidade olímpica, tenha ao menos o interesse de vir conversar com a LBF. Mangueira tem uma equipe em atividade e faz muita falta à LBF. Um projeto que revelou Clarissa, Erika, Ramona e Raphaella precisa se reintegrar a LBF.

Anônimo disse...

É bom saber que temos 22 times interessados em jogar a LBF? Sim. Aliás, deve ter uns 40 times de basquete feminino espalhados pelo Brasil interessados em participar da LBF. Infelizmente nem sempre querer é poder. Sejamos realistas: Quem vai investir R$ 300mil para montar uma equipe de basquete feminino? Nem Americana, a capital do basquete, sede da LBF conseguiu esse investimento e o time multi campeão teve que mudar de cidade. Times tradicionais de São Paulo, como Jundiaí e São José que sabem como a realidade é diferente da utopia não "manifestaram interesse" em jogar a LBF. Sorocaba disse que está interessada, mas ninguém se deu ao trabalho de gastar gasolina e dar um pulo em Guarulhos participar do Meeting. Que interesse é esse? Tudo isso que estão vendendo é beeeeeem relativo. Continuo achando utópico o número de 10 equipes na LBF, ao menos que seja decidido injetar dinheiro nas equipes, o que duvido que vá acontecer. Essa é minha opinião, mas quero muito queimar minha língua.

Anônimo disse...

Não se pode ter tudo na vida, mas se a nova gestão da LBF conseguir colocar uma equipe sub-21 pra jogar o campeonato já merece uma salva de palmas.

Atletas titulares de seleção brasileira sub-19 e sub-17 estão abandonando o basquete antes de chegar na categoria adulta. Isso é um absurdo e precisa mudar.

Anônimo disse...

Na verdade foram 22 times interessados em ouvir o que o Molina tinha para oferecer, pois sairam ligando para todos os lados convidando para reunião. Tendo como atrativo o que iria oferecer de ajuda aos clubes que já caminham com dificuldades. Então 22 mostraram interesse, foram para escutar o que a LBF poderia dar em contrapartida pela participação da 8ª Edição da LBF, mas pelo fiquei sabendo a unica coisa que ofereceu foi auxilio com a arbitragem. Isso ajuda, "ajuda", vai aliviar um pouco o bolso dos participantes sim vai. Mas pelo cenário atual financeiro do país, estados e prefeitura. Pelos ultimos resultados negativos da seleção feminina, fica mais difícil patrocínio sem retorno. Então Sr. Molina vai precisa fazer mais, correr atrás de mais patrocinio. Senão a LBF vai ter 5 equipes. Porque todas que foram, foram buscar ajuda. Ninguém ainda deu certeza de participar da Liga, salve aí Santo André e Uninassau (Recife) que já estão com algumas jogadoras contratadas.

Anônimo disse...

Estranho é a CBB não estar presente para participar da reunião. Cadê o sonho do projeto da equipe de jovens. Dessas 22 equipes se sobrarem 10m para o campeonato é de soltar fogos de artifício. Correr atrás de patrocínio comunidade basqueteira para impedir a morte de nosso querido esporte.

Adriano disse...

Que noticia boa, Ourinhos respirou Basquete, fico na torcida!

Anônimo disse...

E A EQUIPE DE SÃO JOSÉ NÃO VAI SE INSCREVER??????????????

Érico disse...

Cadê os haters do Molina?
Molina pagando as contas de muitas boicotadoras!
Isso sim que é amor ao basquete!

Anônimo disse...

Existem 22 interessados...16 participaram da reunião...mas a grande maioria são turistas...
Vou cravar um número aqui...9 equipes...este será o número de equipes da LBF 2018...
Voltem aqui nestes comentários depois das inscrições das equipes...
Serão 5 de SP
Outras 4 de outros estados...Recife (Uninassau) é a única certeza...
Talvez, Blumenau, Sampaio e a última, pode jogar pro alto que cai qualquer equipe pra disputar...

Anônimo disse...

Anonimo (22/08/2017 22:59)

O espanto é de alegria. Sou ourinhense e apaixonado pelo basquete. Fiquei espantado pq por aqui nao se ouve falar nada sobre uma possível volta da equipe. Torço para que consigam levantar esse nome tão importante para o basquete feminino nacional!!