quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ala Vitória é a cestinha do Campeonato Paulista


Desde que venceu Franca por 87 a 46, no último dia 2, a equipe feminina do São José Basquete não entra em quadra pelo Campeonato Paulista. E a próxima partida pelo estadual ainda está longe de ser realizada. Será somente em 25 de agosto, contra São Bernardo, em casa. Durante esse período, as joseenses têm apenas treinado e disputarão entre os dias 20 e 30 deste mês os Jogos Regionais de Caraguatatuba.

Para a cestinha do São José e do Campeonato Paulista, a ala Vitória Marcelino, de 20 anos, esse tempo sem jogos pelo estadual tem pontos ruins e bons. Dentre os positivos, destaca a possibilidade de corrigir erros que a equipe apresentou nos cinco primeiros jogos da competição.

– Só ficar treinando é muito ruim. Mas vai ter os Regionais, que vão ser jogos importantes e bons para correr. Por uma parte é ruim ficar só treinando, mas por outra é bom para consertarmos o que erramos nos últimos jogos. (...) Precisamos ter mais calma, mais maturidade dentro do jogo. Tem horas que somos muito afoito. É mais maturidade que precisamos – comentou a atleta.

O São José lidera o Campeonato Paulista de Basquete Feminino com oito pontos (três vitórias e duas derrotas). A equipe joseense, porém, tem jogos a mais que três equipes e pode ser ultrapassada por São Bernardo e Jundiaí.

– Começamos muito bem (o campeonato), ganhando dois jogos importantes. Depois, perdemos um jogo para Venceslau de bobeira, por um ponto. Nem conto como derrota porque foi um jogo muito bom. Contra São Bernardo foi um jogo desastroso. Jogamos muito mal. Agora é recuperar no returno. Tentar ganhar todos os jogos. Queremos ganhar o campeonato. Esse é o nosso objetivo – afirmou Vitória.

Vitória Marcelino, natural de Jacareí, é formada nas categorias de base do basquete joseense. Na temporada 2014/2015, chegou a integrar a equipe adulta do São José Basquete na Liga de Basquete Feminino (LBF) e teve alguns minutos em quadra. Após o fim daquela temporada, o time foi desativado porque a prefeitura da cidade alegou falta de condições financeiras para manter a equipe.

– Ficamos esperando ter alguma coisa aqui. Acabou que não teve. Não participamos da Liga, e eu não participei dos Regionais e dos Abertos. Fiquei treinando com as meninas que iriam para os Regionais e Abertos. Fiquei só treinando. Quando foi montar aqui agora, me chamaram e fiquei feliz. É minha casa – disse.

E Vitória retornou bem às quadras. É a cestinha do Campeonato Paulista Feminino, com média de 16,8 pontos por jogo. A equipe joseense, aliás, tem atletas na liderança de seis das nove estatísticas individuais do campeonato. Vitória divide o mérito da boa fase com a equipe.

– Fiquei um ano parada. Voltei treinando forte para fazer um bom campeonato. Isso é mérito da equipe também. Uma equipe jovem. As meninas têm me dado muita confiança para eu conseguir fazer o meu trabalho bem. Agradeço ao time. O maior mérito é delas. (...) Sempre pontuei bem. Mas é o meu primeiro ano de adulto. Isso é muito bom, uma alegria muito grande estar conseguindo fazer o meu melhor para a equipe – comemorou.

Fonte: Globo Esporte

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudades das transmissões do campeonato paulista feminino na ESPN Brasil, que legal que tem novos times e novas jogadoras se destacando!