sábado, 26 de março de 2016

Time feminino do São José Basquete volta para a disputa do Campeonato Paulista

O time feminino do São José Basquete vai voltar à ativa. Após ter as atividades encerradas no fim da temporada 2014/2015, a equipe disputará o Campeonato Paulista Adulto deste ano, que tem início previsto para a segunda quinzena de abril por causa das Olimpíadas. Além do estadual, disputará os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior. A participação na próxima Liga de Basquete Feminino ainda é incerta, mas a diretoria não descarta o retorno ao principal torneio da modalidade no país.

A equipe será montada com um orçamento modesto, inferior ao que tinha no fim da temporada 2014/2015, quando interrompeu as atividades. Na época, o orçamento anual do time era de R$ 1,3 milhão. O orçamento para esta temporada não foi revelado. O coordenador do São José Basquete, Maurício Ianicelli, comemora o retorno do time profissional feminino.
– É gratificante (a volta). O orçamento é bem modesto e, a princípio, nosso objetivo é mais a participação. Vamos possibilitar que as atletas que estão subindo de categoria continuem na ativa. Algumas atletas de fora também serão contratadas de acordo com o nosso orçamento. A volta para a LBF vamos discutir depois, mas não está descartada – afirmou o dirigente.
A base do time será com atletas da cidade. Algumas da categoria sub-19, que devem integrar o time adulto, já estão treinando. Outras jogadoras serão contratadas para completar o time. O treinador e os demais integrantes da comissão técnica ainda não estão definidos.
O time feminino do São José Basquete foi nas últimas temporadas um dos principais do Brasil. Sob o comando do técnico Carlos Lima (atualmente no Maranhão Basquete), ficou com a terceira colocação da LBF nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015. Conquistou o ouro nos Jogos Abertos do Interior de 2014, e o vice no Campeonato Paulista de 2013. O último elenco tinha quatro atletas que defenderam o Brasil no Mundial da Turquia, em 2014: a armadora Débora, e as alas Joice Coelho, Patty e Isabela Ramona. Além disso, contava com a experiente pivô cubana Plutin.
No fim da temporada 2014/2015, a prefeitura de São José dos Campos alegou falta de condições financeiras para manter a equipe profissional. Com isso, o time foi desativado. A equipe masculina, que também correu o risco de encerrar as atividades, foi mantido com um orçamento menor.
A prefeitura tenta mudar o modelo de gestão das equipes de alto rendimento na cidade. Após o ex-técnico do São José Basquete, Régis Marrelli, ganhar em primeira instância um processo contra a administração municipal, a secretaria de esportes viu que pode estar vulnerável a sofrer mais ações desse tipo já que outros profissionais de comissão técnica são contratados da forma como era Marrelli.
A alternativa que a prefeitura deve adotar para resolver esta questão é firmar contrato de gestão com uma organização social. A entidade receberia a verba da administração municipal e passaria a ser responsável por gerenciar as equipes de alto rendimento e do projeto Atleta Cidadão. Na última sexta-feira, 18, a prefeitura publicou um edital para manifestar o interesse em fazer a parceria com uma organização social.
Fonte: Globoesporte.com

4 comentários:

Anônimo disse...

QUE BOM QUE O BASQUETE FEMININO VAI VOLTAR, MODESTO MAS VAI COMPETIR. COM CERTEZA AS MENINAS DA CIDADE QUE NÃO ABANDONARAM O BARCO E QUE PARTICIPARAM DAS ULTIMAS COMPETIÇÕES POR S.J.C. (ESTELA, MAÍRA, VITÓRIA, MARIANA)MERECEM VOLTAR A PARTICIPAR DE UMA COMPETIÇÃO OFICIAL BOA SORTE PARA ESSE NOVO PROJETO.

Anônimo disse...

Todos os torcedores de São José dos campos, espera que o Sr. Maurício e a prefeitura monte mesmo novamente a equipe de São José nesse ano e com essas meninas do juvenil para compor o grupo, que deveria ter como base a Carol, Débora, Pati, Ramona e a Nádia.
Teríamos um grupo jovem e acredito que o custo não seja tão alto.
É tudo o que precisamos para ter uma equipe muito competitiva e enfrentar Americana, Santo André, Venceslau e outras equipes menores do estado de igual para igual.
São José dos Campos tem tradição no basquete feminino e a torcida Joseense merece!

Anônimo disse...

Já dispensaram uma

Anônimo disse...

Faz-me rir bastante esse "novo" projeto.
E onde estão jogando as "craques" do passado? Só Carolzinha vingou. Acorda galera, time com Estela, Maíra e Vitória? Já foi, perderam o trem da história.
Melhor caminho: estudar. Pra depois não falar que Deus não ajuda.