sexta-feira, 31 de julho de 2015

Basquete de Americana veste camisa do Corinthians

Durante uma década e meia, o basquete feminino de Americana caracterizou-se pelas cores verde e branco da Unimed. A partir de agosto – e durante os próximos três anos – o visual será outro. A equipe supercampeã vai vestir a camisa do Corinthians. O anúncio oficial deve ocorrer nos próximos dias, em duas coletivas de imprensa – uma em São Paulo e outra em Americana.
Com a saída da ADCF Unimed da gestão do basquete adulto – o clube vai cuidar das escolinhas e categorias de base -, quem estará à frente da modalidade é a CEO – Clarian Esportes Olímpicos -, presidida pelo executivo Ricardo Molina. O mesmo Molina que comandou a equipe na conquista de 21 títulos em 27 campeonatos disputados nos últimos anos.
Apesar das partes envolvidas não falarem sobre a nova parceria, O JOGO apurou que há pelo menos dois meses Molina vem costurando o acordo da CEO com o Corinthians através do ex-presidente Andrés Sanchez, que continua influente nas principais decisões do clube da capital.
O Corinthians “cederá” o nome à equipe e não vai entrar com dinheiro. Toda a gestão do Corinthians/Americana será de responsabilidade da CEO. O aporte financeiro virá de patrocinadores e parceiros. Empresas como Unimed, VivoSabor Alimentação, Sage, Supermercados Pague Menos e Água Platina devem dar apoio à modalidade.
O Corinthians/Americana mandará seus jogos no Ginásio Mario Antonucci, no complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. O local já passa por reformas e algumas adequações estão sendo feitas às cores preto e branco – o verde, pela rivalidade histórica com o Palmeiras, passa a ser proibido.
Embora não formalizada em contrato, há a possibilidade da equipe realizar alguns jogos no ginásio do Parque São Jorge, na capital, em casos especiais.
BASE
O Corinthians/Americana terá a base da equipe supercampeã com a camisa da ADCF Unimed. Do time que conquistou o tricampeonato da Liga Nacional, no primeiro semestre deste ano, apenas as laterais Ariadna Felipe e Palmira Marçal não continuam.
Uma das vagas abertas com as saídas de Ariadna e Palmira será preenchida por Izabella Sangalli, atleta revelada nas escolinhas da ADCF Unimed e que na temporada passada jogou por Jaraguá, de Santa Catarina. Ela disputou os Jogos Pan-Americanos de Toronto e está na seleção brasileira que participará da Copa América. Uma lateral estrangeira também deve chegar.
Outras jogadoras confirmadas são as laterais Karla Costa e Patrícia Chuca, as armadoras Babi Honório e Joice Rodrigues e a pivô Gil Justino. Existe a expectativa que as pivôs Clarissa Santos e Damiris Dantas, atualmente na WNBA, retornem para a Liga Nacional.
Na comissão técnica, o único que continua no Corinthians/Americana é o técnico Antônio Carlos Vendramini. O preparador físico deve ser Marcos Strapasson, que trabalhou nas categorias de base da ADCF Unimed e na última edição do NBB – Novo Basquete Brasil – estava no Macaé, do Rio de Janeiro. Pelo menos um assistente técnico, um fisioterapeuta e um atendente devem ser contratados.
Deixam o basquete feminino adulto de Americana o assistente Virgil Lopez, o preparador físico Clóvis Haddad (Vita), a supervisora Adriana Santos, a fisioterapeuta Andrea Formigoni e a atendente Bete Carcavalli.
O primeiro compromisso do Corinthians/Americana será o Campeonato Paulista, possivelmente a partir de setembro. A equipe também tem vaga na fase final do Sul-Americano de Clubes, mas a participação depende de condições financeiras. E a partir de novembro, tem a Liga Nacional.
Zaramelo Jr.

11 comentários:

Anônimo disse...

Só ñ entendi pq o Corinthians ñ entra com nenhum valor. A marca Corinthians vai está estampada na camisa, ginásio e etc
Só pra atrair público?

Anônimo disse...

a marca CORINTHIANS atrai PATROCINADORES!

Anônimo disse...

Acredito que seja para atrair patrocínio. No futebol a marca Corinthians é a mais valiosa da América latina, o Corinthians é sempre líder de audiência para as emissoras... Sendo assim, a marca Corinthians ligada ao basquete, ajudaria a trazer mais patrocínio para Americana.

Anônimo disse...

Vergonha alehia meter futebol em time de basquete, de volei.. o que seja

Anônimo disse...

fala sério, sai a Palmira e a Ariadna e quem fica com uma das vagas é a Izabella Sangalli? aff, time vai levar pau do América, facinho, facinho

Anônimo disse...

Espero que as ocasiões especiais citadas como possíveis jogos na capital não sejam jogos de finais. Isso seria insulto aos americanenses que acompanham a equipe em todos os seus jogos.
Também entendo que a contrapartida do Corinthians em dar somente o nome é rídiculo tendo em vista os inúmeros títulos que esta equipe possui e ainda irá conquistar.

Erico disse...

Achei o presidente do americana bem esperto, nao ficou parado e correu atras. Agora....alguem sabe se as categorias de base vao ser novamente ativadas?Pois foi de lá que saiu a Nicoleti!

Anônimo disse...

Que pena que dispensarão a Tia Bete pois ela era a pessoa que mais nos apoiava e está sempre com nós nas horas de dificuldade ,vai ser muito difícil sem ela agora,Mulher trabalhadora e fiel ao seu trabalho é uma pena mesmo

Anônimo disse...

O povo chato se o Corinthians não tivesse entrado na parada provavelmente o time nem existiria mais, vão lavar um tanque de roupa suja, uma pia de louças.
Que bom para o basquete feminino, que atraia mais investidores, mais times e que se para a modalidade sobreviver, sair do vermelho seja necessário times de futebol "emprestarem" seu nome que assim seja.
Na Espanha temos Real Madrid e Barcelona dois super times de futebol que apoiam o basquete, e os times de futebol deveriam sim apoiar outros esportes,
Fico feliz pelo Americana, pela modalidade.

Célio Alves

Anônimo disse...

Ótima iniciativa. Grande visão do dirigente de Americana. Expansão é a palavra. Para o basquete feminino continuar existindo precisa de visibilidade e investimento. Nada melhor do que se aliar a marca mais valiosa do esporte mais popular do Brasil e do mundo. O Ricardo Molina mostra-se uma pessoa que enxerga longe.

Anônimo disse...

Boa visão ou era isso ou acabava o time de americana, parabéns ao Ricardo Molina por estar enxergando longe e fazendo um ótimo trabalho!!!.
Mas eu queria saber a categoria de base como eles vão fazer.