sexta-feira, 5 de junho de 2015

Érika de Souza busca título inédito do Atlanta Dream em nova temporada da WNBA

254786_508393_622_29fff270_b558_3b9a_bca1_2e47f1635cc9_web_

A temporada de 2015 da WNBA (liga norte-americana de basquete feminino) começa nesta sexta-feira (05/06) e a pivô Érika de Souza está pronta para mais um desafio com o Atlanta Dream.
Depois de oito anos e três finais com o elenco comandado pelo técnico Michael Cooper, a jogadora brasileira, assim como suas companheiras de equipe, tem apenas um objetivo: conquistar o título.
"Por três vezes estivemos bem perto de ganhar uma temporada da WNBA. Chegamos até a final, mostramos para todos que somos um time de decisão, uma equipe que sempre briga não somente para estar entre os melhores, mas para ser a melhor. E agora todas sentimos que é o momento perfeito para finalmente levarmos um anel para casa", afirmou Érika.
O Atlanta Dream teve sua estreia na liga norte-americana na temporada de 2008. Por ser uma franquia nova, teve direito a um expansion draft, no qual selecionou jogadoras de outras equipes da WNBA para começar a montar seu elenco. Foi dessa maneira que "de Souza" chegou na cidade da Geórgia e nunca mais saiu.
Àquela época, em 2007, Érika jogava no Connecticut Sun. Em sua segunda participação no campeonato, ainda não recebia tempo o suficiente de quadra. Das 32 partidas que a equipe da região de New England teve no ano, a brasileira foi titular em apenas duas e com média de 4,3 pontos por jogo.
No Atlanta Dream, tudo mudou. 2008 foi um ano difícil para Érika devido a uma fratura na perna, por isso, a pivô esteve em apenas 12 compromissos com seu novo time. Mesmo assim, ganhou mais espaço e aos poucos garantia a vaga de titular.
Em sua temporada de estreia, o caçula da WNBA ganhou quatro jogos e perdeu 30 (12% de aproveitamento). De 2009 em diante, porém, a realidade foi bem diferente para a equipe. Devido ao resultado negativo do ano anterior, o Atlanta conseguiu a primeira escolha no draft. Na oportunidade, a então técnica Marynell Meadors não deixou que Angel McCoughtry, campeã da NCAA com a University of Louisville, passasse de seu radar, e a acrescentou ao elenco.
Mantendo Érika de Souza, a comandante contratou nomes como Sancho Lyttle, Chamique Holdsclaw e Michelle Snow. Nesse período, uma outra brasileira também desfilava pelas quadras de Atlanta, Iziane Castro Marques.
De pouco em pouco e com muita paciência, a franquia que tinha feito a pior campanha em 2008, no ano seguinte surpreendeu a todos conquistando sua primeira passagem para os playoffs. Em 2009, o papel de Érika ficava cada vez mais em evidência. A jogadora foi titular em todas as partidas da temporada regular (34) e aumentou significativamente sua média de pontos de 9,3 para 11,8 tentos por partida, sua melhor marca até aquele momento na liga.
De 2010 em diante, o Atlanta Dream se consolidou como uma das franquias mais importantes não só da conferência Leste, mas de toda a WNBA. Logo em sua terceira temporada já chegou a uma final, contra o Seattle Storm. Em 2011 e 2013 repetiu o feito, enfrentando o Minnesota Lynx em ambas as oportunidades.
O título, porém, ainda não se concretizou. Em 2014, o Dream chegou ao seu sexto playoff consecutivo. Esteve perto de ir para as finais de conferência, mas uma virada do Chicago Sky no último jogo da semifinal do Leste comandada por Elena Delle Done fez com que o sonho fosse adiado.
"Nós não engolimos aquele último jogo da temporada passada. Neste ano estamos mais determinadas do que nunca. Temos um time que joga junto há muito tempo. Nossa sinergia dentro e fora da quadra nos dá muita confiança para ir com tudo rumo ao título", disse com entusiasmo a brasileira.
"Nosso elenco se completa. Eu, Angel McCoughtry e Sancho Lyttle jogamos juntas há muito tempo. A Tiffany Hayes chegou em 2012 e agregou ainda mais qualidade ao nosso grupo. E a Shoni Schimmel foi espetacular em seu primeiro ano. Essa base, junto ao nosso banco cheio de talentos, nos torna fortes candidatas ao topo", analisou Érika.
Além do título com o Atlanta Dream, a brasileira tem outras marcas importantes a conquistar em 2015. Essa será a sua décima temporada no campeonato norte-americano. Em sua trajetória, já anotou 2.833 pontos em 267 partida. Sendo assim, faltam 167 tentos e 33 jogos para que Érika chegue a 3.000 pontos e 300 compromissos.
"Fico muito feliz por ver que pude conquistar tantas coisas. Tudo isso significa muito mais do que algo que faço por mim, pois é o resultado de um trabalho em conjunto, que envolve desde a minha família até meus amigos e companheiras de equipe que me ajudaram durante todo esse trajeto. Sem contar que representar o Brasil dessa maneira no principal campeonato de basquete feminino do mundo é algo que me enche de orgulho", afirmou Érika.
A temporada de 2015 da WNBA começa na sexta-feira, dia 05 de junho. O Atlanta entra em quadra contra o New York Liberty, no Madison Square Garden, em New York, às 20h30 (Brasília). O primeiro compromisso da equipe de Érika de Souza como mandante será no domingo, dia 07 de junho, às 16h (Brasília), contra o Connecticut Sun, na Phillips Arena, em Atlanta.

Perto dos 3 mil pontos na WNBA, Érika de Souza lança campanha nas redes sociais

254607_507517_erika_road_to_3000_1_web_ Érika de Souza, pivô brasileira do Atlanta Dream, na WNBA (liga norte-americana de basquete feminino), está prestes a começar uma temporada especial em sua carreira. Além de entrar em seu décimo ano no torneio, a jogadora pode atingir a marca de 3 mil pontos e 300 jogos.
Para comemorar o que pode ser um feito inédito para o basquete feminino brasileiro, Érika lançou uma campanha em suas redes sociais com o nome de "Road to 300" ("Estrada para os 3000"). A ação consiste em seus seguidores tentarem acertar em quantos jogos a pivô consegue alcançar seu três milésimo ponto.
Aqueles que forem precisos e apontarem o número correto de partidas que Érika vai precisar para chegar aos 3 mil pontos vão ganhar uma foto autografada da jogadora. Os internautas tem até o dia 5 de junho para comentar suas sugestões.
"Tenho muitas marcas importantes para atingir neste ano. Além de ser a minha 10ª temporada, estou perto de chegar aos 3 mil pontos e 300 jogos na liga. Mas eu não quero comemorar tudo isso sozinha, por isso gostaria da participação das pessoas que me acompanham nessa estrada até meus objetivos", afirmou Érika em suas redes sociais.
Em sua décima temporada na WNBA, a pivô tem a chance de se tornar a primeira brasileira a alcançar 3 mil pontos no campeonato norte-americano. Atualmente com 2.833 pontos em sua trajetória, Érika também está perto de ultrapassar Janeth Arcain, que em oito anos deixou 2.926 tentos nas quadras dos Estados Unidos.
Érika de Souza coleciona 2.828 pontos feitos em temporadas regulares e 305 em playoffs. Das nove edições que participou até agora da WNBA, esteve presente em oito disputas de pós-temporada, sendo uma com o Los Angeles Sparks, em 2002, outra com o Connecticut Sun, em 2007 e as outras seis com o Atlanta Dream, de maneira consecutiva de 2009 a 2014.

Érika de Souza comanda vitória do Atlanta Dream sobre a China na pré-temporada

Na tarde deste domingo (31/05), o Atlanta Dream, da pivô Érika de Souza, venceu a seleção da China por 110 a 67. O duelo, realizado no ginásio da North Atlanta High School, foi o último compromisso da equipe na pré-temporada de 2015 da WNBA.
A jogadora brasileira e sua companheira Tiffany Hayes foram as cestinhas da partida, com 21 pontos cada. O confronto fez parte de uma viagem que o elenco chinês fez aos Estados Unidos para se preparar para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
No total, o Atlanta Dream teve três jogos na pré-temporada da WNBA. Sua estreia foi no dia 23 de maio, contra o Washington Mystics. Sem Érika de Souza, a equipe perdeu por 79 a 55.
Em seguida, o elenco comandado pelo técnico Michael Cooper viajou para Nova Iorque, a fim de enfrentar o New York Liberty no dia 27 de maio, no emblemático Madison Square Garden. Contando com a presença da pivô brasileira, que saiu com um duplo-duplo de 12 pontos e 10 rebotes, o Atlanta Dream venceu por 85 a 72.
Agora, a equipe espera o início da temporada regular da WNBA, no dia 05 de junho, contra o mesmo New York Liberty que enfrentou na pré-temporada.

Nenhum comentário: