domingo, 10 de maio de 2015

Confederação de Basquete está de bolso vazio

Entidade admite que, com perda de patrocínio, seleções masculina e feminina não terão preparação adequada para os Jogos

O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, admitiu ontem, pela primeira vez, que a perda do patrocínio da estatal Eletrobras, que não renovou o contrato encerrado no fim de 2012, já põe em risco a preparação técnica das seleções adultas masculina e feminina, que visam aos Jogos Rio-2016.

— Ainda não temos a verba necessária para a preparação adequada das duas seleções brasileiras para 2016, incluindo eventos anteriores, como os Jogos Pan-Americanos (julho deste ano, em Toronto, Canadá), excursões e torneios aqui ou no exterior — disse Nunes, acrescentando que uma agência busca patrocínio de empresa privada, mas sem sucesso.
A crise financeira se agravou no fim de 2012, quando a Eletrobras desistiu de cumprir a intenção anunciada de renovar o contrato pelos mesmos R$ 15 milhões/ano. Com o setor elétrico em crise, a estatal se retirou da entidade do basquete e de outros esportes.

— Estamos há dois anos e meio sem um segundo patrocinador. Temos atualmente o Bradesco e verbas de lei de incentivo, que vão para a base. Apesar do esforço do ministro (do Esporte), George Hilton, e de deputados federais, como João Derly (PCdoB-RS) e César Halum (PRB-TO), ainda não conseguimos outro patrocinador. A preparação ideal custaria cerca de R$ 23 milhões — declarou Nunes, que pede uma audiência à presidente Dilma Rousseff.

Para o diretor técnico da CBB, o ex-jogador Vanderley Mazzuchini, que cuida da preparação das seleções masculinas e femininas de diferentes categorias, os prejuízos para 2016 já vêm sendo notados:

—Na seleção masculina, uma das preocupações é a de pagar o seguro (dos jogadores da NBA). No feminino, que passa por uma renovação, elas precisariam treinar e fazer amistosos na Europa (em maio), para ganhar experiência. Já deveriam estar viajando. A falta de patrocínio atinge o aspecto técnico.
Segundo Nunes, o prejuízo afeta o adulto e a base.

— O feminino adulto iria à Europa em maio. Não vai, porque não saiu o patrocínio — relatou. — Em junho haverá Copa América Sub-16, em ambos os sexos, classificatórias para os Mundiais-2016. As seleções deveriam estar treinando, mas não estão. Já a Argentina está na Europa.

Segundo os dirigentes, considerando que verbas da Lei Agnelo/Piva (repassadas pelo Comitê Olímpico do Brasil, o COB), de convênios e leis de incentivo têm finalidades específicas e inalteráveis, a CBB busca um segundo patrocínio que possibilite investimentos nas seleções adultas, na base e no futuro CT em Pindamonhangaba (SP).

— O projeto do CT será erguido via lei de incentivo, e agora estamos na fase de captação das verbas. O centro de treinamento virá atender à demanda de reunir as seleções em longos períodos de treinamento — afirmou o diretor executivo da entidade, Édio Soares, elogiando o empenho da Funvic (Fundação Universitária Vida Cristã), em cujo campus o CT será instalado.

Paralelamente à crise financeira, o técnico da seleção masculina, Rubén Magnano, após ter conversado com os jogadores brasileiros que atuam na NBA, viajou ontem para a Espanha, onde irá se reunir com os atletas que disputam a liga nacional daquele país, como os armadores Marcelinho Huertas, Raulzinho e Rafael Luz, e o ala-pivô Augusto Lima.

Por: Claudio Nogueira
Fonte:http://oglobo.globo.com/esportes 

5 comentários:

Anônimo disse...

Incompetentes. Esse papo da seleção feminina excursionar pela Europa é mais antigo que o Barbosa. Canadá faz isso todo ano (às vezes duas vezes por ano). Até Cuba vai à Europa jogar amistosos. Não por acaso viramos fregueses dos dois países. Será que a crise econômica no Brasil é mais grave que a crise em Cuba e na Argentina? Não tem desculpa.

Anônimo disse...

E onde está o dinheiro?

Anônimo disse...

Os apartamentos lá no Sul estão quitadinhos ... E as esposas já devem ter conhecido uns 10 países !! Para isto sempre tem dinheiro!!!!

Anônimo disse...


ANONIMO

Vcs querem o que!!Um presidente incompetente,omisso,um diretor técnico que só quer saber do masculino.Não tem dinheiro,bom,só que o Magnano e o o diretor foram para os EEUU conversar com os jogadores da NBA, e agora o técnico foi para a Espanha!!!E não tem dinheiro!!!Ridiculo!!!

Anônimo disse...

Que triste!!!!!!!!
País sede de uma Olimpíada, vem falar agora, que a preparação dos atletas está comprometida.
Quem esse povo incompetente quer enganar...
O que menos importa são nossos atletas.
Muito triste............