sexta-feira, 3 de abril de 2015

Laís Elena sai de cena e põe fim à carreira de 32 anos como técnica (Diário do Grande ABC)

3314a11d07

O Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, assistiu ontem ao adeus de uma das personalidades mais influentes do basquete feminino brasileiro. Com a derrota do Santo André e eliminação para o time local por 54 a 49, pelo último jogo doplay-off de quartas de final da Liga Nacional, a técnica Laís Elena saiu definitivamente de cena, reafirmou a decisão de se aposentar e pôs fim a uma era de histórias, conquistas e, principalmente, dedicação.

A partir de amanhã, a agora ex-treinadora foca sua energia na busca por patrocinadores para manter a equipe e vai cuidar minuciosamente das categorias de base. Sua auxiliar, Arilza Coraça, será sua substituta para dar início aos trabalhos visando a temporada 2015/2016.

Aos 72 anos, Laís Elena deixa o basquete com a sensação de dever cumprido, como ela mesmo faz questão de ressaltar. Mais do que títulos e vitórias, a ex-treinadora soma vidas recuperadas e outras formadas por meio da modalidade. “Encerro minha carreira com a consciência tranquila, de poder ter ajudando muitas meninas, incontáveis eu diria, que antes de se tornarem jogadoras se formaram como seres humanos, que é o mais importante. Deixo as quadras, mas o basquete nunca sairá de mim”, comentou Laís.

A ex-treinadora chegou em Santo André em 1964 para defender o extinto time da Pirelli e foi jogadora de muito prestígio, até que, há 32 anos, decidiu encerrar a carreira para virar treinadora. Foi do banco de reservas que ela teve as principais conquistas, como dois títulos brasileiros (1999 e na temporada 2010/2011) e um Sul-Americano (1999).

Como quem sabe da grandeza, perdeu o jogo, se sentou, se acalmou e deixou pacientemente o ginásio, com a certeza de que tudo valeu a pena.

Personalidades ressaltam vida íntegra da técnica

A iminente aposentadoria de Laís Elena trouxe ao Ginásio Lineu de Moura, e São José dos Campos, personalidades importantes da modalidade, como o atual presidente da Liga de Basquete Feminino, o andreense Márcio Cataruzzi, e a ex-árbitra Fátima da Silva, que fizeram questão de cumprimentar a ex-treinadora após o jogo.

“Ainda não acredito que ela vai parar. Desconfio desta decisão”, ressaltou Cataruzzi, lembrando que, nas duas últimas temporadas, Laís Elena ameaçou parar e se arrependeu. “Mas se acontecer, será perda enorme para o basquete feminino e para o esporte de Santo André”, acrescentou ele, que conhece a ex-treinadora desde 1965, nos tempos da Pirelli.

A ex-árbitra também lamentou a decisão. “Laís foi ícone para o basquete. Uma pessoa íntegra. Fico bastante triste, mas respeito sua decisão”, comentou Fátima, que se aposentou há cinco anos.

Patty se surpreende com decisão de parar

Cestinha da partida com 27 pontos, a ala Patty Teixeira, do São José, ficou surpresa ao saber – por meio da equipe do Diário – que, involuntariarmente, contribuiu para a aponsentadoria da técnica Laís Elena. Pensativa, lamentou e desejou boa sorte à ex-treinadora.

“Fico triste com essa notícia. Laís Elena sempre foi uma grande treinadora, pessoa muito respeitada no meio do basquete feminino, mas estava do outro lado e tive de fazer minha parte e vencer o jogo. Desejo boa sorte”, justificou Patty.

O técnico do São José, Carlos Lima, também não sabia que podia ser o último jogo de Laís e rasgou elogios à colega. “Uma pena, o basquete vai perder muito sem ela. Espero que continue contribuindo nos bastidores, porque precisamos muito dos ensinamentos dela”, lamentou. “Na minha primeira Liga, em 2011, fui eliminado por ela, aprendi a lição”

Prefeitura planeja homenagem para eternizar o nome de Laís Elena

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC

No que depender do prefeito Carlos Grana (PT) e da secretária de Esporte e Lazer, Marta Sobral, Laís Elena terá evento para oficializar a decisão de se aposentar da carreira de técnica da equipe de basquete feminino de Santo André após 32 anos na função. Os detalhes da festa estão sendo mantidos em sigilo, assim como a data.

“Vou convidar Laís para conversa no gabinete e propor uma festa de despedida. Quero saber se ela se sente à vontade e o tipo de comemoração que podemos fazer”, comentou Grana. “Claro que faremos uma homenagem, mas se revelarmos todos os detalhes antes não será mais surpresa”, completou Marta.

A dupla, aliás, não poupou elogios à ex-treinadora. “Laís teve extrema dedicação ao basquete de Santo André. Ajudou muito o Esporte da cidade a se desenvolver. Sou grato a ela”, ressaltou Grana. “Uma pena que vai parar, mas tem muito a contribuir, agora como supervisora”, lembrou Marta.

A secretária, aliás, disse que Laís Elena foi fundamental em sua vida pessoal e profissional. “Vim jogar basquete em Santo André por causa dela. Considero a Laís Elena uma segunda mãe, foi importante não só para mim, mas para a minha irmã Leila. Posso dizer que 200% do que sou hoje devo a ela, inclusive estar na Secretaria de Esporte”, ressaltou Marta.

A ex-jogadora lembrou que Laís não dará adeus ao basquete. “Estou triste com a decisão que ela tomou, mas respeito sua opinião. Ela vai ocupar uma vaga nos bastidores como supervisora técnica, mas ainda vamos conversar para acertar os detalhes. Laís vai cuidar das categorias de base e com sua experiência ajudará e muito a revelar jogadoras, como sempre fez ”, projetou a secretária.

A decisão de Laís em deixar o cargo de técnica repercutiu. A ex-jogadora Hortência aprovou a decisão. “Já havia falado para ela que estava na hora de ocupar um cargo na gestão do basquete de Santo André. Ela foi treinadora muito importante para a modalidade e sua experiência será fundamental na garimpagem de novos talentos para a modalidade. O basquete precisa muito dela”, analisou a Rainha do basquete.

Ex-técnica garante que o basquete feminino não vai acabar na cidade

Laís Elena tem duas certezas. A primeira é que desta vez não vai voltar atrás e a derrota para o São José (54 a 49) nas quartas de final da Liga Nacional, terça-feira, foi a última partida como treinadora da equipe andreense. A segunda é que o basquete feminino de Santo André não irá acabar.

“Não sei qual será a verba que teremos para a próxima temporada, mas não vou deixar o basquete feminino acabar nunca em Santo André, nem que eu tenha de disputar as competições com a equipe sub-17”, comentou Laís Elena. “Vou aproveitar o tempo nos bastidores para fazer um projeto e tentar um bom patrocinador”, acrescentou.

A secretária de Esporte e Lazer de Santo André, Marta Sobral, deu apoio à treinadora. “Muita gente tem falado bobeira nos últimos dias, inclusive dizendo que a aposentadoria da Laís Elena seria o fim do basquete. Mentira. Vamos continuar apoiando e muito o time”, comentou.

Fonte: Diário do Grande ABC

4 comentários:

Marival Junior disse...

Grande ícone do basquete!! Parabéns pela carreira vitoriosa!!

Anônimo disse...

PARABÉNS LAIS NUNCA JOGUEI COM VOCÊ ,MAS ACOMPANHEI MUITO SEU TRABALHO E SEMPRE VI EM VC UMA SALVAÇAO DO BASQUETE FEMININO. SUA DEDICAÇÃO E ENTREGA FOI TOTAL SEU DEVER MAIS DO QUE CUMPRIDO . SEJA FELIZ ONDE ESCOLHER MAS SAIBA QUE MUITAS MENINAS HOJE SÃO ALGUEM NA VIDA PORQUE ENCONTRARAM PESSOAS COMO VC.
MARIA

Anônimo disse...

PARABÉNS LAIS NUNCA JOGUEI COM VOCÊ ,MAS ACOMPANHEI MUITO SEU TRABALHO E SEMPRE VI EM VC UMA SALVAÇAO DO BASQUETE FEMININO. SUA DEDICAÇÃO E ENTREGA FOI TOTAL SEU DEVER MAIS DO QUE CUMPRIDO . SEJA FELIZ ONDE ESCOLHER MAS SAIBA QUE MUITAS MENINAS HOJE SÃO ALGUEM NA VIDA PORQUE ENCONTRARAM PESSOAS COMO VC.
MARIA

Anônimo disse...

SOU FÁ DA LAÍS....PARABENS E OBRIGADO POR TUDO O QUE FEZ PELO BASQUETE FEMININO