domingo, 9 de novembro de 2014

Movimento SOS Basquete Feminino envia carta ao Ministério dos Esportes

CARTA ABERTA AO MINISTÉRIO DOS ESPORTES
SÃO PAULO, NOVEMBRO DE 2014
Excelentíssimo senhor Ministro dos Esportes Aldo Rebelo
Neste ano de 2014, comemoramos os 20 anos do título mundial conquistado pela nossa seleção feminina de basquete, através da geração dos maiores ícones da história desse esporte, Paula e Hortência. Foi um feito inédito e bastante comemorado por toda a torcida brasileira e principalmente por aqueles que trabalharam e ou ainda trabalham com essa modalidade. Com esse título mundial, parecia que finalmente essa modalidade esportiva iria crescer em números de clubes, onde teria seus maiores investimentos oriundos de empresas privadas.
Porém, o que vimos foram times fechando as portas, várias atletas encerrando suas carreiras precocemente e a categoria de base largada sem menor estrutura para um crescimento técnico. Na época do título mundial, em 1994, havia apenas cinco clubes no campeonato mais importante do país, o paulista. Hoje a situação nos parece bem pior, pois o campeonato paulista ocorrido neste ano teve quatro clubes; Santo André, Americana, Presidente Venceslau e Rio Claro, sendo que esse último encerrou suas atividades para o basquete feminino ao término de sua participação.
O fato concreto, senhor Ministro, é que nosso basquete feminino está aos poucos desaparecendo em clubes e em praticantes, pois o pouco interesse por esse esporte é um reflexo da falta de incentivos e descaso com uma modalidade esportiva que irá participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Nosso movimento, chamado SOS Basquete Feminino Brasileiro, vem a público pedir ao Ministério dos Esportes uma providência urgente e extremamente necessária para resgatar o basquete feminino, afinal a CBB( Confederação Brasileira de basquete), que é entidade responsável de fomentar esse esporte, não está ajudando como deveria e merece.
O descaso é visível, pois percebemos o tratamento dado ao basquete masculino no caso do mundial deste ano em que a seleção masculina não se classificou na disputada do pré-mundial, porém a CBB pagou uma alta taxa à FIBA para a seleção receber um convite e disputar o mundial. Enquanto isso o basquete feminino interno está minguando em clubes e praticantes.
Senhor Ministro, nosso basquete precisa do apoio deste Ministério para ser resgatado, pois essa situação não pode continuar. Nossa reivindicação está na formação de uma comissão composta por técnicos, jogadoras, ex-jogadoras e torcedores para discutirmos sobre novas formas de cuidar e trabalhar o basquete feminino brasileiro.
É hora de nós, que amamos o basquete feminino, nos unirmos para não deixar esse esporte que nos deu tantas alegrias no passado morrer.
Atenciosamente,
MOVIMENTO SOS BASQUETE FEMININO BRASILEIRO

5 comentários:

Anônimo disse...

aguardo resposto sr. aldo rabelo.........

Anônimo disse...

Não vai dar em nada, porque o próprio Aldo Rebelo é conivente com as falcatruas da CBB.

VTeta disse...

Até parece que o Aldo vai ler isso, olha o tamanho desse muro de palavras! Tinha de ter 2 linhas e já tá bom!

Anônimo disse...

Sr ALDO RABELO
ESTAMOS AGUARDANDO UM POSICIONAMENTO?

Anônimo disse...

Anônimo das 12:16, realmente vc entende muito de carta. Duas linhas apenas?