segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Apaixonada pelo Brasil, cubana Yuli Cruz é reforço de Jaraguá na LBF

yulianne-745x490 A cubana Yuli Cruz (foto), um dos reforços do ‘caçula’ Basquete Jaraguá para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, está partindo para a sua quinta participação na competição nacional, o que trará um toque importante de experiência ao elenco da equipe catarinense, comandado pelo técnico Júlio Patrício, que terá uma base de atletas jovens. A pivô chega a Jaraguá do Sul ciente que todos os times se reforçaram e que a competição será forte e equilibrada.

“A Liga de Basquete Feminino (LBF) tem crescido muito todos os anos. Estão chegando bons reforços estrangeiros e isso dá mais nível ao campeonato”, relata a pivô, que defendeu o selecionado cubano nos Jogos Centro-americanos, Pan-americano e Pré-olímpico, entre os anos de 2003 e 2007.

Aos 32 anos (12 de agosto de 1982), Yulianne Rodriguez Cruz, de 1m85 e 80kg, viveu experiências no basquetebol chileno e equatoriano antes de desembarcar no Brasil, por indicação da compatriota Ariadna Felipe, que hoje defende a ADCF Unimed. “Eu morava no Chile, fui para lá após Pré-olímpico de Valdívia, em 2007. Aí me comuniquei com a Ariadna e falei que queria muito jogar no Brasil, ela me ajudou e fui contratada pelo Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, disputando a primeira edição da LBF”, relata a pivô, que é fã e se espelhou nas compatriotas Leonel Borrel e Regla Hernandez no início de carreira.

Depois de atuar pela equipe catanduvense, Yuli defendeu o Blumenau/Vasto Verde/UNIASSELVI/FMD, de Santa Catarina, na segunda edição; Guarulhos/FUMGUARU, de São Paulo, na terceira; e Ourinhos Basquete, também de São Paulo, na quarta edição da LBF. A cubana vestiu ainda a camisa do extinto Rio Claro Basquete na última edição do Campeonato Paulista.

Com toda essa experiência, Cruz afirma estar amplamente aclimatada, não só ao basquetebol brasileiro, mas também aos costumes e particularidades do país. “Estou muito bem adaptada e acostumada com tudo. I Love Brasil”, se declara a pivô.

O Basquete Jaraguá abre a sua participação na LBF – 2014/15 enfrentando o Maranhão Basquete, no dia 13 de dezembro (sábado), às 14h00 (de Brasília), no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), com transmissão ao vivo pelo SporTV.

Fonte: LBF

Nenhum comentário: