quarta-feira, 13 de agosto de 2014

São Paulo vence o Campeonato Brasileiro sub-15

img

A Seleção de São Paulo conquistou o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino. A equipe paulista mais uma vez levou a melhor e venceu as catarinenses por 78 a 31 (36 a 10), com 22 pontos, dois rebotes, um bloqueio, três recuperações e cinco assistências, da cestinha Izabela Nicolete. Eduarda de Col foi a melhor do time catarinense com 14 pontos, sete rebotes, um bloqueio e uma recuperação de bola. Com o resultado, as paulistas conquistaram o pentacampeonato brasileiro. A técnica Maria Carolina de Souza, estreante no Brasileiro de base, analisou a participação da equipe campeã.

"As meninas entraram um pouco nervosas, pois sabíamos que era a partida mais importante da competição. Mas conversei com elas que tínhamos que cumprir a nossa missão aqui em Poços de Caldas. Elas se acalmaram, entraram no jogo e fizeram o que elas sabem fazer de melhor que é jogar basquete. É minha estreia no Brasileiro, então esse título tem um gostinho especial. Quando me deram a função de convocar essas jogadoras fiquei nervosa, pois eram muitas opções de jogadoras boas. Viemos com essas dez atletas praticamente sem treinar e conseguimos realizar nosso trabalho com 100% de aproveitamento", destacou Maria Carolina.

- Disputa da Medalha de Bronze

A seleção feminina do Paraná venceu a do Rio Grande do Sul por 52 a 39 (21 a 16), com 15 pontos, três rebotes, um bloqueio, duas recuperações de bola e duas assistências da cestinha da partida, Brenda Santos. Com o resultado, as paranaenses conquistaram o bronze na categoria. O destaque do time gaúcho foi Andriele Krummenauer, com 11 pontos, três rebotes, sete recuperações de bola e seis assistências. O treinador Adilson Carlos Novak Junior destacou a importância da conquista para o estado do Paraná depois da derrota na semifinal.

"Ficamos um pouco abalados com a derrota na semifinal para Santa Catarina, pois estávamos preparados para tentar fazer a final. Felizmente conseguimos nos recuperar emocionalmente e controlar a partida durante os quarenta minutos. As meninas mereceram e estão de parabéns. É uma conquista muito importante para o nosso estado, pois tivemos pouco tempo de treinamento e conseguir o terceiro lugar é muito bom", analisou o técnico paranaense.

As seleções masculinas do Pará, Pernambuco e Santa Catarina, e no feminino as do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais, disputam a 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro Sub-15, em 2015.

Destaques do Brasileiro e Seleção Ideal

Para a Seleção Ideal feminina as escolhidas foram as armadoras Ana Beatriz Pereira (PR) e Izabela Nicolete (SP), as alas Emanuely de Oliveira (SC) e Clarissa Carneiro (SP) e a pivô Raphaella da Silva (SP). A cestinha do campeonato Izabela Nicolete (SP) com 128 pontos, que também foi a melhor nas assistências, com 28. A pivô Izabel Varejão (ES) foi a melhor nos rebotes, com 50.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino e Masculino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Mineira de Basketball e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Classificação Final


1º- São Paulo; 2º- Santa Catarina; 3º- Paraná; 4º- Rio Grande do Sul; 5º- Rio de Janeiro; 6º- Mato Grosso do Sul; 7º- Pernambuco; 8º- Minas Gerais; 9º- Espírito Santo; 10º- Maranhão.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 FEMININO DA 1ª DIVISÃO 
Local: Ginásio Alcoa (Poços de Caldas / MG)

Seleções Participantes
Grupo "A": Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo
Grupo "B": Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul

— Sábado (9 de agosto)

- Disputa de 7º e 8º lugares
Pernambuco 57 x 42 Minas Gerais (1º tempo: 28 x 16)
Cestinhas: Stefanny da Silva (PE) 22pts, sete rebotes, um bloqueio, cinco recuperações de bola e uma assistência / Sandy Silva (MG) 12pts, três rebotes e duas assistências.
Arbitragem: Denilson Tomé (SP), Rogério Sigaki (PR) e Crislaine Alves (MS)

- Disputa de 5º e 6º lugares
Mato Grosso do Sul 44 x 50 Rio de Janeiro (1º tempo: 25 x 18)
Cestinhas: Nathali Moreno (MS) 15pts, três rebotes, um bloqueio e uma assistência / Karine Travassos (RJ) 10pts e um rebote.
Arbitragem: Luiz Klein (RS), Ricardo Granemann (SC) e Lorena Pimentel (ES)

- Disputa de 3º e 4º lugar - Medalha de Bronze
Paraná 52 x 39 Rio Grande do Sul (1º tempo: 21 x 16)
Cestinhas: Brenda Santos (PR) 15pts, três rebotes, um bloqueio, duas recuperações de bola e duas assistências / Andriele Krummenauer (RS) 11pts, três rebotes, sete recuperações de bola e seis assistências.
Arbitragem: Denilson Tomé (SP), Cauan Santos (MG) e George Barros (PE)

- Disputa de 1º e 2º lugar - Medalha de Ouro
Santa Catarina 31 x 78 São Paulo (1º tempo: 10 x 36)
Cestinhas: Eduarda de Col (SC) 14pts, sete rebotes, um bloqueio e uma recuperação de bola / Izabela Nicolete (SP) 22pts, dois rebotes, um bloqueio, três recuperações e cinco assistências.

Fonte: CBB

Outras matérias:

Embaixadora Alessandra destaca pivô de13 anos e 1,90m no Campeonato Brasileiro sub-15

Sobrinha de Anderson, Izabel Varejão é a líder em rebotes do Campeonato

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico feliz pela prima do varejão e pela jovem de minas com 1,90 porem sem clubes ou tecnicos do que adianta tantas meninas altas mal aproveitas.
cade a Danila 2,02, a Thais 2,01 a Isis 2,02.
Nunca foram aproveitada