terça-feira, 3 de junho de 2014

Torcida do basquete feminino em Recife está dividida

DII01FOT

A despedida do técnico Roberto Dornelas do comando do time feminino de basquete do Sport deixou a torcida rubro-negra dividida. A promessa de formação de mais uma equipe da modalidade faz com que a torcida leonina se divida entre quem vai continuar acompanhando o projeto criado pelo técnico, que saiu do Sport mas terá continuidade em local ainda não definido; e quem torcerá pelo Sport. O clube garante que mesmo com a saída do treinador e de algumas jogadoras, montará uma equipe competitiva.

O torcedor César Gomes, que acompanha o grupo montado por Dornelas desde a primeira temporada da Liga de Basquete Feminino, diz que continuará torcendo pela equipe, independentemente de onde ela esteja. “Vai ser complicado principalmente nos primeiros jogos contra o Leão, que é o meu time do coração, mas acompanhei tudo o que vinha acontecendo nos bastidores entre a diretoria (do Sport) e Roberto, e decidi que vou torcer pelas meninas. Criei uma relação de afeto com elas. No basquete, o Sport será o meu segundo time”, explica o membro da torcida Rugindo Na Cesta.

Já Sandra Silva, que começou a acompanhar o basquete neste ano afirma que, mesmo com o coração partido e toda admiração que sente pelo trabalho do ex-treinador rubro-negro, ela vai vibrar pelo time leonino. “Comecei a torcer pelo basquete por causa do Sport e também sou fã de Roberto, então, vou torcer e acompanhar as duas equipes. Mas, em caso das duas se enfrentarem, eu vou ficar do lado do meu time, mesmo com o coração triste”, lamenta.

Roberto Dornelas também se manifestou sobre o assunto. Segundo ele, mesmo quando ainda fazia parte do clube rubro-negro, vários torcedores de outros times já acompanhavam a equipe das leoas. Alguns não torciam por ser um time do clube adversário, mas com a desvinculação da equipe, torcedores de todo o Estado devem apoiar o time que será montado por Dornelas.

“Venho recebendo muitas mensagens de torcedores do Sport falando que independentemente de onde a gente for, eles vão lá e vão torcer para a gente. E vamos ter uma torcida que não frequentava o ginásio. Porque sei que torcidas adversárias simpatizam com o nosso time”, explica.

Ele ainda conta que seu maior sonho é ver torcedores dos três grandes times de Pernambuco torcendo pela equipe dele. “Se eu conseguir visualizar torcedores do Sport, do Náutico e do Santa Cruz sentados juntos, torcendo por esse time, eu vou ficar realizado.”

Foto__Al


Confira trechos da entrevista coletiva do treinador Roberto Dornelas sobre sua saída do Sport, publicados na edição do domingo (1º/6) do Jornal do Commercio:

Torcedor incondicional do Sport, o técnico Roberto Dornelas foi o principal responsável por resgatar o basquete no clube e no Estado. A união rendeu o título da Liga de Basquete Feminino de 2013 e o vice-campeonato do torneio deste ano. Na semana passada, porém, a parceria entre o Leão e o treinador terminou de forma traumática. Dornelas, que investiu muito dinheiro na equipe rubro-negra, desabafou sobre seu desligamento do clube, feito a partir de uma nota no site oficial do Sport.

AUSÊNCIA NOS JOGOS
Em momento nenhum escondemos algo do Sport. Mas achei estranho coisas que foram colocadas. Por exemplo, o presidente (João Humberto Martorelli) ter ido para a final da LBF. A gente tem uma área VIP. Ali ficam as pessoas convidadas e sempre foi estabelecido de 10 a 15 vagas para a presidência. Então, eu estranho o presidente não saber isso. E na hora eu disse: presidente, já pensou se todo técnico chegasse na sua sala avisando dos jogos. E a gente tem uma coordenação esportiva para que? Como ele não tem conhecimento dos jogos? É uma desculpa esfarrapada.

RECADO
Tenho um recado para o presidente e para qualquer outra pessoa que assumir o cargo no futuro: não afastem os que amam o clube e que abraçam os esportes amadores. Eu conheço muitas pessoas que até hoje devem no cartão de crédito. Investimento em viagens, uniformes. Isso acontece muito.

DISCORDÂNCIA
Não aceito a forma como a nota (de desligamento) foi colocada (no site oficial do Sport). Algumas coisas são mentirosas. Nossa equipe vestia a camisa do clube com muito amor e dedicação. Fazia um trabalho social que nenhuma equipe do Recife fez e fomos exemplo por conta disso. Então, não aceito quando a nota diz que o basquete estava à parte do clube.

PAGAMENTOS
As atletas sabiam, só que ninguém nunca recebeu salário das minhas mãos. Eu precisava separar o administrador Roberto Dornelas do técnico Roberto Dornelas. Então, começou a existir o questionamento: será que ele está à frente da equipe porque é ele quem paga a equipe? Isso doeu muito. Porque eu tenho uma história no basquete de Pernambuco e tenho orgulho disso. O dinheiro saía da minha conta em TED para a conta de cada uma. E as meninas mais novas que não tinham conta recebiam através do Valter (auxiliar técnico). Para as americanas, era necessário reverter o valor real em dólar, porque elas têm conta nos Estados Unidos.

PROPOSTAS
Eu recebi algumas propostas, inclusive para sair do Recife. O Vizinhança, de Brasília, estava procurando um técnico. E quando eles souberam da história que aconteceu aqui, me ligaram na segunda-feira à noite. Mas eu não quero deixar o Recife.

CESTINHAS COM FUTURO
A empresa que abraçar o time será a salvadora desse projeto. O objetivo é transformar crianças em atletas profissionais. E no caminho tem uma sequência pedagógica. A ideia é seguir um plano de treinamento em que cada polo tem seu professor e uma estrutura com acompanhamento psicológico e nutricional. As coisas foram se atropelando e ainda não fechamos o projeto completamente. Temos a parte esportiva, mas já direcionamos muita coisa do social, exemplo disso é o que fizemos na comunidade Caranguejo.

FUTURO RUBRO-NEGRO
Isso tudo giraria em torno do Sport, para que no futuro não precisássemos buscar atletas de fora. Todas as ações funcionariam para formar os times das categorias de base. Não era só o adulto.

NOVA EQUIPE
Todo o projeto continua, só mudará o nome e a logomarca da empresa. Não me perguntem hoje qual será o nome. O que eu posso dizer é que será uma equipe de basquete do Recife e de Pernambuco. Pode ser tudo, mas será do Recife e de Pernambuco. Quem decidirá o nome serão os donos.

DESAFIO
Quando o Geraldão estiver pronto, eu queria que a torcida de Pernambuco batesse o recorde nacional de basquete feminino, que é Maranhão x Sport, no Castelinho, em São Luís, com 6.500 pessoas. Esse é um desafio que eu estou lançando para quem gosta e quem aprendeu a gostar de basquete com esse time. As meninas vão jogar com o mesmo empenho.

NATAÇÃO
O Haras BG (Roberto Dornelas é um dos sócios) patrocina a melhor nadadora do Sport (Clarissa Rodrigues) há muito tempo. Existe uma promessa que fizeram quando ela foi campeã mundial e de vez em quando ela recebe outras. Ela só está no Sport porque recebe essa ajuda do Haras BG, porque do contrário já deveria ter ido embora. O caminho dela é por aí. Se ela ficar aqui, coitada.

LADO TORCEDOR
Eu não faço parte de facção de clube. Eu sou o clube. Sou torcedor de futebol e estava na Ilha torcendo no domingo passado (Sport perdeu por 4×1 para o Corinthians, pela Série A). Uma coisa não tem nada a ver com outra.

CONCLUSÃO
Eu acho que isso tudo foi briga de vaidade de pessoas que queriam estar à frente desse projeto e não estavam. Mas isso só aconteceu no basquete feminino pela omissão da vice-presidência de esportes amadores (hoje, quem ocupa o cargo é Yuri Romão). De qualquer tempo. Todo o investimento que apareceu não veio de empresa, foi tudo oriundo do desporto. É o camarada que foi atleta de hóquei e não quer que a modalidade acabe. Porque a pessoa que tira dinheiro do próprio bolso para investir em esporte olímpico ou é muito louco ou é muito apaixonado. Então, presidente, não afaste essas pessoas.

Fonte: Cestinha JC

5 comentários:

Milene Araújo disse...

O recorde de público não foi entre Maranhão X Sport e sim Maranhão X Americana na estréia do Maranhão Basquete na LBF: 7.200 pessoas no ginásio e 1.000 do lado de fora...

Anônimo disse...

O Roberto está como gosta, não sai da mídia. Ótima estratégia de marketing. Já que perdeu a liga, arrumou outra maneira de permanecer nas manchetes.

Anônimo disse...

Se confirmar quem ganha é a LBF com a chegada de mais 1 time ( Roberto Dornelas club + Sport).

Anônimo disse...

Kkkkk alguém já ouviu falar em recorde de público contando dentro e fora do ginásio?

Anônimo disse...

Caro técnico Roberto Dornelas, vc tem o meu respeito.
Sou do interior de São Paulo e acompanhei sua luta, p/ colocar Pernambuco no mapa do basquete nacional. Vc conseguiu, parabéns.
Bola pra frente.
Abraço.

Dunha - Catanduva SP