terça-feira, 10 de junho de 2014

Hortência por Teresa Edwards

TeresaEdwards.usa “Tudo que o Brasil conquistou no basquete feminino deve ser creditado a Hortência.

É um esporte coletivo, mas sem ela o país não teria conquistado nada.”

As fortes ( mas também belas) declarações acima são de Teresa Edwards, a lenda, em ótima entrevista com Fábio Balassiano.

Recomendo a leitura: 20 anos do Mundial de 1994: Teresa Edwards lembra derrota para o Brasil

23 comentários:

Anônimo disse...

Mais pura verdade!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ótima jogadora sem duvidas, porém, se equivocou Hortência foi divina no Mundial cestinha, porém, sem a Paula e Janeth como base o Brasil não seria campeão.
Justiça seja feito a Leila foi uma leoa em quadra 13 pontos e 8 rebotes em lances finais ela fez a Katrina MacClain perder a cabeça e a empurrar foi anotado falta e a Leila acertou os dois..

Anônimo disse...

Ótima jogadora sem duvidas, porém, se equivocou Hortência foi divina no Mundial cestinha, porém, sem a Paula e Janeth como base o Brasil não seria campeão.
Justiça seja feito a Leila foi uma leoa em quadra 13 pontos e 8 rebotes em lances finais ela fez a Katrina MacClain perder a cabeça e a empurrar foi anotado falta e a Leila acertou os dois..

Anônimo disse...

Legal essa visão de fora, ainda mais uma craque como essa.

Antes desse trecho Teresa Edwards afirma: "Em minha opinião Hortência é uma das melhores jogadoras de basquete feminino de todos os tempos. Simples assim. Ela era, para ser bem sincera, imarcável, por sua estatura, rapidez e técnica nos arremessos."

Concordo plenamente!

Depois o Fábio tentou levantar a moral de Paula e Janeth, mas a Edwards foi mais clara ainda:

"Internacionalmente, as duas que você citou entraram no time brasileiro e deram a Hortência tudo o que ela precisava. Talento para armar o jogo com Paula e força física para marcar e infiltrar com Arcain"

Realmente as duas cumpriam funções necessárias no time para que Hortência pudesse reinar absoluta.

Adoro a Paula, mas o jogo dela era limitado a armação e arremessos de três, Hortência era genial, tinha um repertório imenso e incomparável, até hoje nunca vi mulher alguma no mundo fazendo o que ela fazia em quadra.

Janeth era mais força física do que técnica. Foi uma ótima e necessária coadjuvante, mas também não se compara com Hortência, a rainha do basquete!

Anônimo disse...

http://www.seznam.name/video/?type=vimeo&watch=63739378&title=TV+Nube%3A+A+import%C3%A2ncia+do+trabalho+em+equipe&search=compete

Anônimo disse...

Ela (Theresa)não participou do Pan de Havana , pq se participou não é só duas derrotas que teve com a seleção americana? E só que eu me lembre a Lisa Leslie não teve uma só derrota para o Brasil, ela estava no time que tbm perdeu para o Brasil na fase de classificação de uma Copa América se eu não me engano em SP. Sempre gostei do jogo da Theresa, e acho que a Hortencia foi uma jogadora de outro mundo, inclusive melhor que a Theresa ( coloca ela no bolso fácil ) mas creditar a ascensão do basquete feminino da década de 90 só a Hortencia é uma besteira. E nos tbm estávamos passando por uma fase de renovação, inclusive de comissão técnica, tirando a Paula e Hortencia, janeth e Ruth o restante era bem jovem, (Leila , Alessandra, Helen, Simone). PARABÉNS MENINAS PELOS 20 anos desta conquista histórica

Anônimo disse...

Graças a Deus eu tive o privilégio de ter visto Hortencia jogar, gostava muito da Paula e da Janete e da Marta também.
Mas foi ela, Hortencia Marcari de oliva que me fez me tornar apaixonado pelo basquete feminino. Foi Hortencia quem me enchia os olhos ao assistir os jogos do Brasil e acompnhar e torcer pelos times que ela jogava.
Em 1991 vi uma mulher jogando basquete nos jogos panamericanos, e acompanhei ate sua despedida das quadras, e de lá pra cá tem surgido várias excelentes jogadoras. Mas nenhuma se compara a ela Rainha do basquete. Eternamente, quer muitos gostem ou não.
Obrigado Hortencia pelos lances magistrias que me presenteou.
Obrigado Paula e Janete, pelas alegrias.

Anônimo disse...

Só duas derrotas, a derrota no Pan de Havana ela esqueceu, se eu não me engano os estados unidos com Theresa e Cia, perderam para o Brasil e para Cuba , então não foram só duas derrotas na carreira dela com a camisa da seleção americana.

Anônimo disse...

Hortência , foi sem dúvida alguma a melhor jogadora do basquete feminino de todos os tempos, verdade seja dita, morei na europa e uma armadora espanhola, foi até minha casa e me falou que a Ega tinha falado da Hortência e que eu teria alguns vídeos dela, enfim, mostrei a rainha em ação, ela simplesmente ficou boquiaberta e a todo momento dizia como a Hortência era rápida, como ela infiltrava, que ela era genial, enfim, ficou fã da nossa rainha.

Anônimo disse...

Pessoas ela está dando a opinião dela, da maior e mais vitoriosa jogadora americana de todos os tempos.
A rainha foi cestinha de 4 mundiais, 1 Olimpiada, 2 Pré-olimpicos, Pan-americanos, que é fenomenal não se pode negar:

1994 World Championship for Women Hortência de Fatima Marcari (BRA)
1990 World Championship for Women Hortência de Fatima Marcari (BRA)
1983 World Championship for Women Hortência de Fatima Marcari (BRA)
1979 World Championship for Women Hortência de Fatima Marcari (BRA)
1992 Olympic Games : Tournament for Women
Hortência de Fatima Marcari (BRA)

Anônimo disse...

Maravilha..Analise perfeita.Vindo de uma jogarraça
americana,me deixa mais contente ainda.Rainha,
HOrtencia foi e será sempre a rainha do basquete.
Sinto uma grande admiração por ela.Orgulhoso por ser
brasileira.Nã vai ser diferente no comando da Liga.Ja
deu o seu recado no ano passado e fará muito mais
na próxima.

Anônimo disse...

Um time é formado por 12 atletas, cada um tem o seu papel na construção do título, não dá para dizer que o Michael Jordan foi o único responsável pelos títulos do Chicago Bulls, o Pippen também foi fundamental e cada um teve sua importância, mas apenas Jordan era genial. Hortência foi o Michael Jordan do basquete feminino. Se a gente olhar as melhores atletas do mundo, desde a época que ela jogava até hoje, nenhuma tem o mesmo nível dela, não vejo aquelas bandejas de dois tempos, aqueles fade away que quebravam a coluna das marcadoras. Esse ano vi um jogo de Ourinhos e a ala Joice me encheu os olhos com os seus dribles de mudança de direção e suas bandejas. Não se compara com Hortência, mas num basquete que vive de arremessos de três, bandejas e jumps dos mais simples possíveis é de dar esperança no futuro.

Anônimo disse...

Anônimo das 06:52, não misture as coisas. Hortência foi uma atleta genial, mas é um dirigente esportiva muito fraca, até porque é muito difícil ser tão talentosa em outra área completamente diferente, como ela era em quadra. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Estamos falando aqui da atleta Hortência!

Henrique Baptista Silva disse...

Não gostei da declaração ! Portanto,estou respondendo sem ler a opinião dos outros leitores. Achei exagerada,despeitada e ofensiva a declaração dela. Somos um país sem memória,no qual somente nos limitamos ao efêmero impacto do que a mídia tem interesse a nos induzir a admirar. Talvez,a Hortência não tivesse a coragem de começar a praticar basquete se não fosse a Marlene José Bento ter a iniciativa de chamá-la para experimentar a jogar. Ela sentia vergonha de não ter tênis para jogar conforme as outras garotas que ela assistia praticar. Se não fosse por isso,talvez continuasse tímida durante anos sem arriscar,e desistisse quando adulta. Os méritos do basquete feminino do Brasil,não se resumem apenas à Hotência ! Tivemos várias conquistas olímpicas anteriores e outras boas apresentações em mundiais.

Henrique Baptista Silva disse...

Ainda estou com raiva ! Só vou ler as outras mensagens depois que desabafar nesta ! Conquista de quê ?! Se apesar da relevância das vitórias do basquete feminino terem maior ênfase do que as do masculino,as verbas para investimento continuam a ser direcionadas à favor do masculino. E como chamar de conquista um basquete que conseguiu conquistar popularidade entre as meninas MAIOR do que no da sociedade machista do passado quando o basquete era melhor difundido como contrasenso existia um contigernte de mulheres praticantes menor do que o atual,não possui times adultos para segurar os melhores talentos das categorias de base ? Que droga de conquista é essa ?! Numa cultura machista que não passa esportes femininos na TV aberta e nem à cabo ? Numa TV que não passa WNBA,e teve a covardia de não transmitir o campeonato paulista no ano passado. A federação não vai ter a ingenuidade de incorrer no mesmo erro de ceder a ESPN Brasil de novo para não transmitir o campeonato contra o torcedor,não é ? Tomara que não façam esta besteirade novo !

Henrique Baptista Silva disse...

Bem... As pessoas viram as declarações olhando para outro sentido,sob outros aspectos. ...Tudo bem. Muito disso até concordo. E até,estou me sentindo melhor e mais calmo com a opinião dos leitores.

Henrique Baptista Silva disse...

Vendo por este prisma. Sim,aquele momento foi de uma grande conquista. Pena que não rendeu frutos à altura,para honrar este mérito. A vitória contra as americanas foi um jogo espetacular que não saiu da minha memória como desempenho. Elas deram o coração ! Vencer das chinesas foi uma postura mais disciplinada de tentar minimizar os possíveis erros,prudente e racional. O jogo contra as americanas foi o que pareceu de verdade a vitória da conquista do mundial,mais do que o próprio jogo da final contra as chinesas. Parabéns pelos 20 anos do Campeonato Mundial !

Anônimo disse...

A língua portuguesa sente muito pelos comentários de certos filósofos do basquetebol que sempre passam por aqui.....

Anônimo disse...

E o algumas pessoas "pira" no talento da sempre eterna rainha do basquete Hortencia.
Aceitem o fato, Hortencia foi a maior jogadora de basquete que já apareceu numa quadra hahaha. Tivemos muitas jogadoras excelentes no mundo. Mas somente uma foi espetacular e ela recebeu o titulo de rainha do basquete, O NOME DELA É HORTENCIA. Não tem o que discutir, como atleta ela foi excelente em quadra. Aceitem quer gostem ou não. hahaha

Anônimo disse...

Hortencia e Paula podiam ter as diferenças delas, mas observei uma coisa revendo os videos antigos das conquistas brasileiras no basquete feminino, ao final dos jogos em que venceram, uma procurava a outra(Hortencia e Paula) e eram as primeiras a se abraçarem, como uma forma de agradecimento pelas conquistas proporcionadas.

Anônimo disse...

inha inha inha a hortência é minha rainha.........kkkkkk

Henrique Baptista Silva disse...

Calma,anônimo 11/06/14 20:46. ...Calma. Qualquer pessoa sabe que apenas é possível "existir" em quadra se você fôr ambidestro. Certo? ...Pois,então. A Hortência surgiu na seleção ADULTA em 1978,e irritantemente não conseguia fazer ABSOLUTAMENTE NADA com a mão esquerda. Deixaram-na ir tão longe devido a eficiência dos seus arremessos. Ela desenvolveu uma habilidade estranha com a mão direita para conseguir se proteger da marcação em circunstâncias que qualquer um precisaria OCASIONALMENTE trocar de mão,sem mudar. Bandeja ?! Nem pensar !!! Somente à partir de 1986 que ela começou a se mostrar ambidestra como todas as outras jogadoras em quadra. Incontestavelmente,foi uma excelente arremessadora. Mas... "maior jogadora de basquete que apareceu numa quadra(?)"(conforme você descreveu no seu post). É exagero demasiado.

Anônimo disse...

Repito maior jogadora de basquete que já surgiu. Ninguém terá o título de rainha do basquete. Não interessa suas explicações. Ela foi uma jogadora genial a maior de todas. Aceite e pronto.