terça-feira, 17 de junho de 2014

Definida a seleção brasileira que disputará o Mundial sub-17 da República Tcheca



São Bernardo do Campo, SP – O técnico da Seleção Brasileira Sub-17 Feminina, Júlio César Patrício, definiu, nesta terça-feira (dia 17), as 12 jogadoras que vão disputar o 3º Campeonato Mundial da categoria, nas cidades de Klatovy e Pilsen, na República Tcheca, de 28 de junho a 6 de julho. O Brasil está no grupo “B” do Mundial ao lado de Egito, Itália e Espanha. Júlio avaliou o grupo que disputará a competição.

"Estou contente com o resultado alcançado até o momento. Tudo está correndo dentro do planejado e até o embarque teremos feito todo trabalho técnico e tático. Definimos o grupo usando a mesma base que está com a gente desde 2012 na conquista do título Sul-Americano Sub-15, da Venezuela, e na prata da Copa América Sub-16 do México, em 2013. Além disso, agregamos quatro valiosas jogadoras que são: Mariana, Lays, Maria Paula e Karen. Elas darão o reforço necessário para a equipe, além de já conhecerem a filosofia da seleção e saberem o que queremos delas. Vamos chegar lá e dar o nosso melhor em busca dos resultados positivos", analisou o treinador.

Na quarta-feira (18), a seleção fará um jogo amistoso contra a equipe Sub-19 feminina de São José dos Campos (SP). Na próxima sexta-feira (20), a delegação brasileira embarca para a República Tcheca, onde disputará dois amistosos antes do Mundial. A primeira partida será contra as donas da casa no dia 23, enquanto no dia seguinte o adversário será o Japão. 

O Brasil vai estrear no Campeonato Mundial Sub-17 Feminino no dia 28 de junho contra o Egito. Na sequência a equipe nacional irá enfrentar as seleções da Itália (29) e Espanha (1º de julho). Na segunda fase, a Seleção Brasileira terá como adversário uma das quatro seleções do grupo “A”: Canadá Coreia, Hungria e República Tcheca. A partir dessa fase, somente os vencedores continuam na disputa por medalhas e pelo título.

Os grupos do Mundial

“A”: Canadá Coreia, Hungria e República Tcheca
“B”: Brasil, Egito, Espanha e Itália
“C”: Austrália, Japão, México e República Tcheca
“D”: China, Estados Unidos, França e Mali

Forma de Disputa do Mundial

De acordo com o regulamento, na primeira fase, as equipes se enfrentam nos seus respectivos grupos. As quatro seleções se classificam para as oitavas de final, que terá eliminação simples. Nessa fase, as seleções de “A" jogam contra as de "B" e as de "C" com as de "D". Os vencedores disputam de 1º ao 8º lugares e os perdedores de 9º a 16º lugares. Nesse novo formato todas seleções irão disputar sete jogos durante o Mundial.

Seleção Brasileira Sub-17 Feminina

Jogadora – Posição – Idade – Altura – Clube – UF 

Aline Cristina Cezario de Moura – Ala/Pivô – 16 anos – 1,85m – Divino/COC/Jundiaí – SP
Fabíola Conceição Alexandrino – Ala – 16 anos – 1,74m – ADC Bradesco – SP
Izabela Nicolette Leite – Armadora – 14 anos – 1,70m – Unimed Americana – SP
Jennifer Nonato Calixto – Pivô – 15 anos – 1,89m – FEDESP Barretos – SP
Karen Fernanda Lourenço – Pivô – 16 anos – 1,85m – ADC Bradesco – MS
Larissa Jerônimo Carneiro – Armadora – 17 anos – 1,64m – Presidente Venceslau – SP
Lays da Silva – Armadora – 15 anos – 1,66m – DNA Basquetebol – SP
Letícia Cristina Soares Josefino – Pivô – 1,83m – 16 anos – Instituto Mangueira do Futuro – RJ
Maria Paula Lopes Albiero – Armadora – 15 anos – 1,67m – Unimed Americana – PR
Mariana Moura Queiroz Dias – Pivô – 16 anos – 1,84m – FEDESP/Barretos – SP
Mariane Roberta de Carvalho – Ala – 17 anos – 1,80m – Unimed Americana – SP
Wytalla Taynara Eugênio Motta – Ala/Pivô – 16 anos – 1,82m – Unimed Americana – SP
Média de altura: 1,78m
Média de idade: 15.7 anos

Comissão Técnica

Diretor: Vanderlei Mazzuchini
Administrador: Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Júlio César Patrício
Assistente Técnica: Anne Amália Sabatini
Médica: Paula Fernandes de Miranda
Preparador Físico: Marcos Vinicius Strapasson
Fisioterapeuta: Tatiana Abruceze dos Santos Cardoso
Nutricionista: Emy Takahashi

Programação

6 a 19 de junho – Treinamento
20 de junho – Viagem para a República Tcheca / Aeroporto de Guarulhos (SP)
21 a 22 de junho - Treinamento na República Tcheca 
23 de junho - Amistoso: Brasil x República Tcheca
24 de junho - Amistoso: Brasil x Japão
25 a 27 de junho – Treinamento na República Tcheca
28 de junho a 6 de julho – 3º Campeonato Mundial da República Tcheca
8 de julho – Chegada ao Brasil / Aeroporto de Guarulhos (SP)

Fonte: CBB

Obs.: Das 16 atletas convocadas inicialmente, as quatro que não estão na lista final são: Marcella Lamark (Jundiaí) , Milena Rodrigues (DNA Basquete), Nycole de Barros e Clarissa Carneiro (Presidente Venceslau)

17 comentários:

Anônimo disse...

Aposto que não chega. Um time muito mal escalado como sempre. Gostaria que o Brasil tivesse mais respeito com as seleções pois não e correto escalar um time por conta do favoritismo dos técnicos , tende a serem escalados pela qualidade nem que essas atletas venham de onde o Judas perdeu as botas mas tem que ser boas e não favoritas desta equipe salva 2 e olhe la. Lamentável pra quem tanto ama este esporte.

Anônimo disse...

Nossa, um time com quatro armadoras?!?!? Qual a necessidade disso gentchy?!?!?

Anônimo disse...

Não sei qual foi o motivo do corte da Marcella Lamark, mas quem acompanha os campeonatos de base, sabe que hoje ela é a MELHOR JOGADORA da categoria sub-17 e a MELHOR PIVÔ com menos de 19 anos. Ela tem arrebentado nas partidas, desde o ano passado, vai fazer muita falta no Mundial, tomara que seja convocada pelo Guilherme Vos para disputar a Copa América sub-18.

Anônimo disse...

Essa seleção é formada por atletas do último ano do sub-15 e do primeiro ano do sub-17 da temporada passada, então é muito estranho que dentre as doze selecionáveis termos apenas uma jogadora do DNA que simplesmente massacrou os adversários no sub-15, nem mesmo a MVP brasileira Milena Rodrigues, também não tem nenhuma atleta campeã no sub-17 pelo Divino Jundiaí e tem cinco atletas que jogaram por Americana ano passado e foram massacradas nas duas categorias. Alguém tem barrar esse clubismo cínico e deslavado que acontece nas seleções de base. Como que dentre doze vagas não tem espaço para a MVP do Campeonato Brasileiro? É muita cara de pau.

Anônimo disse...

Geralmente os times tem pelo menos uma titular e uma reserva para cada uma das cinco posições, mas essa seleção tem quatro atletas que jogam na posição 1, quatro atletas que jogam na posição 5, duas atletas que jogam na posição 4, duas atletas que jogam na posição 3 e nenhuma atleta que joga na posição 2. Todas as meninas são boas jogadoras, mas os técnicos são péssimos. Time muito mal escalado mesmo. Muitas jogadoras da mesma posição e nenhuma jogadora numa posição tão importante como essa.

Anônimo disse...

Dentre as 16 que iniciaram, o time ficaria melhor com essa formação:

PG: Larissa e Lays
SG: Izabela e Clarissa
SF: Mariane, Wytalla e Milena
PF: Aline e Jenifer
C: Marcela, Letícia e Mariana

Como sempre não estamos levando as melhores de cada posição para uma competição. Depois não entendem os fiascos constantes.

Anônimo disse...

A atleta Marcela lamarck não saiu no corte, ela pediu dispença da seleção por seja lá qual o motivo, ela
Vai fazer muita falta pra equipe, com certeza hoje ela
É a melhor pivô 5 da categoria 17 e faz uma dupla excelente com a pivô Aline da posição 4.
O fato das meninas do DNA terem sido campeãs o ano anterior não quer dizer que a equipe tem as melhores jogadoras, elas simplesmente tem o melhor grupo e sabem trabalhar juntas, sem falar que agora a equipe do DNA ja de igualou a outras equipes, jogar sub 15 era muito facíl pra equipe delas, por que elas jogavam que nem sub 17, mas agora na categoria o basquete ja se igualou e realmente quem não poderia faltar nessa equipe era a Lais, a milena talvez... Mas é uma atleta baixa e se comparado a outras não faz nada além do que as convocadas ai podem fazer..
E falar em panelinha.. Não tem como né, isso nunca vai acabar enquanto americana fizer parte da comissão técnica..

Anônimo disse...

Na verdade as posições informadas pela CBB estão erradas, a Lays e a Izabela não jogam como armadoras nos clubes e sim como alas, então o time tem duas armadoras: Larissa e Maria Paula; duas alas/armadoras: Lays e Izabela; três alas: Fabiola, Witala e Mariane; duas alas/pivô: Aline e Jenifer e três pivôs: Karen, Mariana e Letícia. Realmente a Marcella fará falta, pela ótima fase que está e por ser uma jogadora de 1,93m, mas como foi dito ela pediu dispensa então não tem o que fazer. Aline, Jenifer, Karen, Mariana e Letícia também são boas pivôs também e darão conta do nosso garrafão. Acho que dá para fazer um bom Mundial com esse time. Vamos deixar o clube de lado e torcer pelas meninas do Brasil!

Anônimo disse...

Quem ficou de fora? vamos dar nomes aos "BOIS", inclusive quem são esses anônimos que conhecem tanto o basquete assim! Infelizmente somos um País com poucas atletas, técnicos muitas vezes reféns dessas poucas meninas. Vamos trabalhar gente, se forem comentários de técnicos, que esses passem a formar mais atletas, se forem jogadoras frustradas, comecem a fazer mais em seus clubes e se forem pais e amigos, cuidado, denegrir a seleção é fazer gol contra, no momento que enfrentamos no basquete brasileiro.

Paulo (Florianópolis) disse...

Anônimo de 11h50 parece ser um dos poucos que conhecem as jogadoras, o restante fica fazendo comentários sem um minimo de conhecimento. Sou de SC e conheço há muito tempo o Julio, podem ter certeza que ninguém influenciará sua cabeça. Talvez seja dor de cotovelo de pessoas do eixo Rio-São Paulo que pensam que não existe pessoas capazes nos outros estados. Até agora todas as seleções que ele participou, parece ter conseguido atingir os objetivos, mesmo com tempos de treinamentos ridículos. Pior da cbb ninguém fala.Quem serão os maiores culpados??

Anônimo disse...

O anônimo de 10:19 disse tudo. DNA e Jundiaí acabaram com americana no ano passado e só a Laís do DNA vai representar o Brasil enquanto Americana levará 5 atletas pq Aline jogou por Americana no ano passado. Será q ninguém acompanha isso? Seu Vanderlei ,Seu Carlos Nunes, cd vcs????? A Anne quer que o Brasil se exploda pq vai para os EUA msm em agosto trabalhar e não tem time em Americana. E o Júlio????? piada de mal gosto, vai se juntar aos esquecidos jajá.

Anônimo disse...

Essa é a seleção brasileira sub-17 e ponto final. Torcedores vão torcer pelo Brasil no Mundial. Quem tem inveja de quem está lá, vai torcer contra, mas deveriam aceitar. Dói menos!

Anônimo disse...

Vai ver que a Marcela pediu dispensa já prevendo a catástrofe que vai ser a participação dessa seleção(treino de um mês antes do mundial) da mesma forma como foi a de 2012, ou seja, penúltimo lugar.

Anônimo disse...

Pois é pessoal, vamos torcer pras nossas meninas,
Querendo ou NÃO, essa é a seleção que vai nos representar, ganhar um campeonato sulamericano nem de treinamento é necessario, mas quando entra a europa no meio, não da pra dizer que vai ser igual as outras vezes em que o Julio comandou e as meninas alcançaram seus objetivos.. Estavam jogando com meninas que não tem o nivel da França,Italia,egito,espanha.. Entre outros,jogar contra o chile é facil, copa américa ano passado apertou, elas perderam de mais de 30 pontos pros EUA ... Vamos ver oque temos pra esse mundial.. A base
Como comentada é a mesma.. Torcemos pra que não venha um massacre... E milagrosamente elas consigam alcançar os objetivos..

Anônimo disse...

Só a CBB para permitir que uma seleção seja convocada não pelo técnico da seleção e sim pela comissão técnica de Americana. Além disso em que mundo, se não o da CBB, tem mais convocadas dum time que levou sapecadas (Americana) do que dos times que sapecaram.

Gênios dos basquetebol brasileiro! E depois não sabe pq não evolui.

Anônimo disse...

Esses anônimos mais exaltados devem ser atletas, técnicos ou familiares frustrados se roendo de inveja de quem está na seleção. Como bem escreveu o Bert, beijinho no ombro pro recalque passar longe, galera! rsrs

Anônimo disse...

Vamos la Maria Paula, Julio e equipe, estaremos torcendo por vcs!!!!Marival Junior Londrina Pr