domingo, 22 de junho de 2014

Copa América 1993: Brasil 99 x 92 Estados Unidos no Ibirapuera

Esse jogo é um dos meus favoritos na história do basquete feminino.

Por dois motivos:

(1) Dentro de quadra era a primeira vez que aquela mistura ousada de Paula e Hortência com uma série de novatas dava liga. O Brasil jogava em casa (no Ibirapuera) a Copa América e a chegada do técnico Miguel Angelo era vista com desconfiança extrema. A seleção começou a competição com uma apresentação ruim, suficiente apenas para uma vitória sofrida contra a Argentina (95x93). Foi evoluindo nos jogos seguintes contra Porto Rico (94x56), Cuba (duas vezes – 98x88 e 89x76) e Canadá (82x70). Essa vitória sobre os Estados Unidos encerrou a fase de classificação (99x92, na prorrogação). No novo encontro entre as equipes na final, deu Estados Unidos (92 a 106). Mas essa vitória dois dias antes, com Paula no banco (eliminada por faltas) e as então confusas novatas se misturando a uma Hortência enfurecida acabaram dando certo ânimo à chegada do novo técnico. O bom respaldo de mídia e público da competição acabaram por resgatar a auto-estima das mais velhas (abaladas com o revés em Barcelona um ano antes) e serviu como um bom batismo para as mais novas. Um ano depois essas seleções se econtraram com modificações de lado a lado na clássica semifinal do Mundial da Austrália.

(2) Encerrado o jogo, o repórter da BAND entra na quadra e vai falar com Hortência. Com a adrenalina nas alturas, a Rainha passa a maior descompostura nas americanas. É uma cena incrível que nunca saiu da minha cabeça esse anos todos.

Não dá pra não ver:

14 comentários:

Anônimo disse...

O técnico Miguel Angelo foi inteligente. Tínhamos um trio genial na posição 1, 2 e 3 (Paula, Hortência e Janeth) para definir as jogadas no ataque. Então ele colocou jovens como Leila, Alessandra e Cintia para "carregar o piano" fechando o garrafão, dominando os rebotes e fortalecendo a defesa. O engraçando é que hoje na seleção nossas melhores jogadoras são as "carregadoras de piano" Erika, Clarissa e Damiris. As armadores e alas são muito fracas. Difícil esse time "dar liga".

Roberto disse...

parabéns pelo vídeo ótimo jogo,ainda bem que vc gravou c tiver mais to na espera abrçs

Anônimo disse...

Bert se possível coloca o jogo Brasil x Itália que nos deu a vaga pras Olimpíadas de Barcelona 92.

Anônimo disse...

O que as americanas fizeram para provocar a torcida no intervalo rs? Hortência foi um luxo na entrevista, só faltou mandar as yankes irem para aquele lugar rs...

Anônimo disse...

Parabéns Bert, sou fã do seu blog trás noticias e o famoso túnel do tempo, que jogo maravilhoso, foi o incio para o Brasil ser CAMPEÃO MUNDIA, Hortencia, Paula, Janeth que trio a Leila jovem e brilhante, a sempre regular Ruth, a jovem Alessandra que saudade.
Sucesso a essa nova geração.

Anônimo disse...

Tem os jogos de 97 também depois das Olímpiadas no Ibirapuera, vencemos as americanas duas vezes com show na final.

Célio Alves

Anônimo disse...

Eu gostaria de ver Brasil x Itália das Olimpíadas de Atlanta 96.

Anônimo disse...

A final da Copa América de 97 como eu queria ver esse jogo.

Anônimo disse...

O que falta no basquete do Brasil ( masculino e feminino) é essa intensidade e personalidade, como atleta a Hortência foi e sempre sera rainha!
Mas atuação da nossa Magic, não dá pra falar.
Sem clichês uma só foi tão boa, pois teve a outra!

Anônimo disse...

Bert posta o jogo da semi final de barcelona EUA X CEI jogos de basquete feminino dos anos 80 BCN,MInercal, Perdigao Divino,Cica, Unimep vlw

Anônimo disse...

Assistir vídeos antigos da seleção do Brasil devia fazer parte do treinamento das novas atletas do Brasil
Pra ver se elas aprendem a jogar. Com técnica e com paixão. Jogar na seleção representando o país muitas vezes é assim, colocando a faca nos dentes e partindo pra cima. Mas só vai pra cima quem sabe. Paula, hortencia,Janet, Marta dentre outras iam pra cima mesmo.

Anônimo disse...

eu fui neste jogo gente!!!!!!!!!!!!!

fabricio disse...

Os jogos da copa america de 1997,gostaria muito de ver...

berg disse...

Queria muito ver os jogos do basquete feminino da olimpiada de barcelona92, principalmente a semi final entre: EUN x USA.