domingo, 8 de junho de 2014

Brasil estréia contra a Venezuela no Sul Americano Adulto


A Seleção Brasileira Adulta Feminina estreia contra a Venezuela no dia 14 de agosto, no Campeonato Sul-Americano da categoria, que será disputado em Ambato, no Equador. O Brasil, que está no grupo “B”, terá ainda como adversários na primeira fase o Uruguai (15) e o Equador (16). Na chave “A” estão Argentina, Chile, Peru e Paraguai. O sorteio foi realizado, nesta sexta-feira (dia 6), na sede da FIBA Américas, em San Juan (Porto Rico). 

"Ficamos em um grupo relativamente tranquilo na primeira fase, mas sabemos que é preciso sempre respeitar os adversários. Nossa principal partida será contra a Venezuela, que é o jogo de estreia na competição, mas que já conhecemos do último Sul-Americano (Argentina/2013). Saímos com a vitória na disputa por uma boa vantagem (76 a 41), mas elas nos deram trabalho no primeiro tempo chegando a vencer por 28 a 26”, analisou o treinador brasileiro Luiz Augusto Zanon. “Na outra chave, as equipes da Argentina e do Chile também fizeram um grande Sul-Americano em 2013. Mas o mais importante a destacar neste campeonato é que precisamos fazer bem nossa parte se quisermos sair com mais um título. Esse será um passo importante dentro da preparação do Brasil para o Mundial da Turquia", completou Zanon.

Em 2013, na Argentina, o Brasil conquistou o 24º titulo sul-americano e o 14º consecutivo invicto. Os três primeiros colocados no Sul-Americano do Equador estão classificados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015, enquanto os quatro primeiros garantem a vaga no Torneio Pré-Olímpico das Américas, no próximo ano.

Amistosos no Canadá 

O técnico Zanon convocou, no fim de maio, 12 jogadoras para defender a Seleção Brasileira Adulta em três amistosos contra o Canadá, na cidade de Edmonton, entre os dias 26 e 28 de junho. Os jogos fazem parte da primeira fase de preparação da temporada 2014. A apresentação está marcada para o próximo dia 19 de junho, às 12h de Brasília, no Hotel Novotel, em São José dos Campos. Os treinos serão no Ginásio da ADC General Motors.

Forma de disputa do Sul-Americano

Na primeira fase as oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro, que jogam entre si nas suas respectivas chaves. As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores disputam o título, enquanto os perdedores decidem o terceiro lugar e a última vaga para Pan de 2015.

Tabela do Sul-Americano

- 1ª Rodada (dia 14 de agosto)
Argentina x Paraguai, Chile x Peru, Brasil x Venezuela e Equador x Uruguai

- 2ª Rodada (dia 15 de agosto)
Peru x Argentina, Paraguai x Chile, Uruguai x Brasil e Venezuela x Equador

- 3ª Rodada (dia 16 de agosto)
Argentina x Chile, Peru x Paraguai, Uruguai x Venezuela e Equador x Brasil

- Semifinais (dia 27 de julho)
Disputa de 5º ao 8º lugares
3º A x 4º B e 3º B x 4º A
Fase semifinal
1º A x 2º B e 1º B x 2º A

- Rodada Final (dia 28 de julho)
Disputa de 7º e 8º lugares
Disputa de 5º e 6º lugares
Disputa de 3º e 4º lugares
Disputa de 1º e 2º lugares


Fonte: CBB

4 comentários:

Anônimo disse...

Relativamente tranquilo? ahahahaha!!!!

O sorteio foi uma mãe para o Brasil, se tivesse caído no grupo A, teria caído no grupo da morte, correndo o risco de ficar de fora do pan-americano.

Quero ver como vamos jogar contra a Venezuela sem pivôs. É aguardar.

Anônimo disse...

Relativamente tranquilo? ahahahaha!!!!

O sorteio foi uma mãe para o Brasil, se tivesse caído no grupo A, teria caído no grupo da morte, correndo o risco de ficar de fora do pan-americano.

Quero ver como vamos jogar contra a Venezuela sem pivôs. É aguardar.

Anônimo disse...

Todo mundo esta criticando o Zanon pela renovação que esta fazendo, mais da para acreditar, sim que estamos no caminho certo! porque esta é mais uma oportunidade destas meninas jovens ganharem experiência internacional, tempo de quadra para a Tainá, Patrícia, Tatiane, Débora, Clarissa, Joyce, Fabi, Damiris, Nádia, Sassa e aí entra a Adrianinha e a Erica. Olha que time forte e com certeza vamos disputar todos os títulos!

Anônimo disse...

"Olha que time forte e com certeza vamos disputar todos os títulos!"

Você está sendo irônico, só pode ser.

O nosso garrafão sim é um dos melhores entre as melhores seleções do mundo, agora armadoras e alas? Muito fracas... Fora o técnico, mais um estreante em competições de nível mundial, aliás a especialidade da seleção feminino se tornou essa, apostar em técnicos que nunca disputaram nada no mundo (Colinas, Tarallo e agora Zanon). O pior é que eles só conseguiram fiascos e a CBB ainda insiste.