sexta-feira, 9 de maio de 2014

O saladão do Sul-Americano de Clubes

t_66900_as-jogadoras-de-basquete-do-sport-terao-contato-direto-com-a-torcida-presenta-na-ilha-do-retiro O site da FIBA Américas divulgou ontem os grupos do Sul-Americano de Clubes, que será disputado de 25 a 29 de maio em Quito, Equador.

No grupo A estão o brasileiro Sport Recife, o Universidade Catolica (Bolívia), o La Estancia (Colômbia) e o uruguaio Malvin.

No grupo B o dono-da-casa UTE, a chilena Universidad Austral, o Berazategui (Argentina) e o Real Club de Lima (Peru).

O campeonato desse ano foi antecedido por uma grande polêmica, que foi a exclusão de Americana, último campeão da competição e atual campeão da LBF.

Realmente foi no mínimo uma indelicadeza a maneira como a CBB e a ABASU conduziram a escolha do representante brasileiro na competição. Mas não dava para esperar muito de uma coisa que sai das cacholas de Grego e Carlos Nunes, dava? Ainda mais agora que eles andam juntos como nunca (ou sempre?), como revelou recentemente o Fábio Balassiano.

Por outro lado, precisa ser registrada que competição é exatamente o Sul-Americano de Clubes. Segundo minha amiga Wilkipédia, a primeira edição desse torneio foi em 1981, com Catanduva campeã. Nesses 33 anos, aconteceram 15 edições da competição, numa periodicidade bastante irregular, que depende principalmente de conseguir alguém que pague seus custos de organização.

Não existe interesse nenhum da FIBA e de suas regionais nessa competição, que se encontra completamente abandondada. Assim não há critérios claros de indicação, porque o torneio simplesmente não existe.

campeão sul americano inter clubes fem RED campeão s red

A única vez que foi tentado algo de diferente foi em 2002, quando aconteceu uma Liga Sul-Americana, mais próxima ao formato do masculino. Deu Vasco (com um time esvaziado liderado pela então ascendente Érika).

Em todas as suas versões somente clubes brasileiros foram campeões. Os momentos mais interessantes aconteceram quando havia dois clubes brasileiros na competição, como em 1992, quando a Unimed/Araçatuba surpreendeu o Leite Moça/Sorocaba (com Hortência) e no ano seguinte, quando o Leite Moça deu o troco na Unimed, com um time de aluguel que tinha Dawn Stanley.

Nessa época (com dinheiro), Sorocaba organizou até o Pan-Americano de Clubes. Jogou e ganhou com times de aluguel.

3602 Mas onde estão as competições internacionais de clubes femininos? Não existem. O Brasil organizou nessa época algumas boas edições do Mundial Interclubes. Tempos depois a FIBA assumiu a missão para abandoná-la em pouco tempo.

Nas duas últimas edições do Sul-Americano, o Equador é o dono da grana e do torneio. O time da UTE a cada edição investe em estrangeiras e tenta. Mas foi batido em 2009 pelo Ourinhos e em 2012 assistiu a final entre Americana e Ourinhos.

Nesse ano,  vai tentar de novo. Agora com três estrangeiras: a paraguaia Paola Ferrari (Americana até o mês passado), a senegalesa Astou Traore e a americana Chelsea Davis.

Terá uma oportunidade de ouro por enfrentar um Sport enfraquecido com seu meio-time que está WNBA.

14 comentários:

Anônimo disse...

Americana deveria entrar com um mandato de segurança na justiça e reclamar diretamente com a FIBA INTERNACIONAL não a FIBA AMÉRICA que é uma zona. O time campeão de cada país tem o direito de participar. O único país onde o vice está indo no lugar do campeão é o Brasil!

Anônimo disse...

Bert e Fabio;
Voces mandaram bem em seus textos. Nojentas e repugnantes as atitudes destes representantes da cbb e abasu. Daqui a pouco eles não vão ter quem representar, ai vai ficar legallll. Passou da hora de dar um basta nisso tudo. Está nas mãos dos dirigentes e profissionais do basquete fazer com que eles provem do seu próprio vomito.

Anônimo disse...

pior é fazer isso com o time que mais investe em basquete feminino do país...

Anônimo disse...

Cairia bem uma matéria sobre com que time o sport viajou. Pq sem Eriça, Tifany, Nádia e Palmira acho q vai ser bem complicado.

Anônimo disse...

E o time que vai representar o Brasil, vai totalmente desfalcado, so com uma titular, e sabemos que as reservas não davam conta do recado. Mas e uma otima oportunidade pra o Sport ganhar união e cara.

Anônimo disse...

E tbm o time da Colômbia bert onde tem a kelly yanet mosqueira ERika leite e demais vai ser muito bom

Anônimo disse...

E tbm o time da Colômbia bert onde tem a kelly yanet mosqueira ERika leite e demais vai ser muito bom

Anônimo disse...

vergonha!

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Estranho não ter o campeão paraguaio e o venezuelano, ainda mais que a Venezuela tem crescido com suas seleções nos campeonatos sul americanos recentes.

Sta. Ignorância disse...

Sem comentários essa palhaçada da CBB/ABASU.

E esse Sul Americano poderia ser feito antes da WNBA né? Inteligência pura do Grego #sqn

Anônimo disse...

Nem o técnico Roberto Dornelas vai acompanhar a equipe do Sport, pois ira para os EUA one irá contratar uma ala para equipe.

Anônimo disse...

Torneio várzea demais

Anônimo disse...

A Wikipédia brasileira é visão dos seus administradores, que são autoritários, não pode ser fonte de pesquisa. Não é levada em conta na comunidade acadêmica.