domingo, 9 de março de 2014

LBF faz bela festa no Desafio das Estrelas

Fotor0309112935
As festas de “Jogo das Estrelas” não são evidentemente uma tradição brasileira e são raras por aqui nas mais diversas modalidades esportivas.
 
Na tradução desses eventos tipicamente norte-americanos muitas vezes o resultado beira o constrangedor.
 
Ontem, no entanto, a Liga de Basquete Feminino (LBF) conseguiu um resultado admirável na realização da sua primeira edição do Desafio das Estrelas.
 
A organização foi surpreentendemente boa. Havia bom público, o clima dentro e fora de quadra era bastante agradável.
 
A associação entre um tema feminino e de alcance social (a prevenção do câncer de mama no Dia Internacional das Mulheres) e o resgate da história da modalidade (na homenagem às campeãs mundiais de 1994) funcionou bem e aumentou as expectativas por edições futuras.
 
Nada mal para uma modalidade que ainda tenta regastar sua auto-estima e para uma liga que ainda busca afirmação.
 
Fotor0309104910
Abaixo, algumas notas sobre a festa:
Lineu Rosa – Ficou de muito bom gosto a decoração do ginásio de São José para o evento. Show de bola.
 
Cobertura da TV – O Sportv fez um bom trabalho, sem apresentar os costumeiros cortes e interrupções (mesmo no momento das homenagens). Mais tarde houve um link ao vivo na Tv aberta durante o Globo Esporte.
 
Nunca perde a majestade? – Lamento profundamente os desacertos de Hortência no papel de diretora do departamento feminino da CBB, mas felizmente o começo como diretora da Liga é mais promissor.
 
Uniforme – Um pequeno deslize foi o uniforme das atletas. Para quem acompanhou pela TV, os trajes dos dois times no primeiro tempo estavam muito parecidos e o resultado visual foi desagradável. Na segunda metade, foi uma boa sacada o uso dos uniformes da conquista do Mundial 94.
 
Beleza Pura – Homenagem linda às campeãs mundiais, que deveriam ser reverenciadas todos os dias. Essas mulheres são maravilhosas.
 
Fotor0309104546
Um beijo para Leila Sobral – Fiquei comovido com a emoção genuína da pivô Leila Sobral durante a homenagem. Foi uma alegria poder acampanhar a carreira dessa menina que jogava demais. Aqui pelo blog eu mando um beijo para Leila e agradeço por todas as alegrias que ela nos deu.
 
3 Faltas – Uma pena as três ausências no elenco. Faltaram a colossal Magic Paula (que há duas semanas teve uma participação deliciosa no Revista CBN, que pode ser ouvida aqui), a pivô Cíntia Tuiú e a também pivô Simone Pontello que anda bem sumida. Cadê Simone?
 
Destino sempre irônico – Na hora das homenagens, coube a Iziane vestir a camisa 8 de Magic Paula. A maranhense ficou emocionada ao lado de Hortência, mas foi uma imagem estranha de se assistir. Vestida com o 8 de uma atleta com conduta impecável na carreira e de talento avassalador, as contradições de Iziane pareceram ainda mais aberrantes.
 
Não pode! – Adrianinha não jogou e ficou por isso mesmo. Acho que outras armadoras ficariam honradas em participar da festa e o time brasileiro teria sofrido menos ao ter uma reserva para Tainá.
 
Paixão por Tainá – Não punha fé na menina e o jogo não valia nada (I), mas como evoluiu Tainá. Incrível! Na mesma linha, devo registrar o crescimento de Cacá, espiã infiltrada no time das estrangeiras.
 
A bola de 3 que caiu – Não aprovo a atrapalhada participação de Brasília nessa edição da liga, mas admito que foi uma cena bonita a cesta de três da ala Verônica durante o jogo.
 
A bola de 3 que não caiu – O arremesso de três de Iziane anda cada vez menos eficaz. E o seu movimento neste arremesso está cada vez mais estranho. Visualmente é bastante desagradável, com um movimento “sofrido” de cabeça, tórax e braços. No início da carreira, Iziane não arremessava assim e aproveitava mais. Parece-me uma adaptação para que o arremesso saia mais alto, que talvez tenha surgido na WNBA, mas o resultado não convence.
 
Lisdeivi de novo– Não valia nada (II), mas a técnica do time das Estrangeiras, Lisdeivi, mostrou que sabia exatamente o que estava fazendo, deu o bote e deixou Plutín deitar e rolar.
 
Paola Ferrari on Fire – Não valia nada (III), mas a paraguaia  compareceu com sua conhecida fúria matadora no quarto final. Pena que em Americana seu potencial (e de outras jogadoras) tem sido claramente mal administrado.
 
FIBA dá uma ajudinha – Comovida com a nossa festa e o otimismo que ela despertou, a FIBA não quis colocar água no nosso choppe nem tirar o gelo do nosso guaraná e transferiu o sorteio do Mundial desse ano para o próximo sábado.
 
O que vem pela frente? – Nos próximos anos, a liga deve se esforçar em fazer a festa crescer. Outras competições (desafio de 3 pontos, por exemplo?) e uma maior interação com o irmão rico (NBB) podem ser algumas das saídas.

16 comentários:

Anônimo disse...

parabéns hortência...o evento estava ótimo!!!!!!!!!!!! pena foi as brasileiras perderem, apesar de ser tão somente um jogo festivo....

Anônimo disse...

Leila,com apenas 19 anos,revelação e campēa do
Mundo.Corajosa,rápida,agressiva,dividia todas e com
ela não tinha bola perdida.Sentimos orgulho por ela ter saído das escolinhas da Pirelli em Santo Andre para ganhar o mundo.
Parabens LEILA que Deus te abençõe sempre.

Anônimo disse...

Paloma? hahaha

Ri muitos dos comentários sobre Iziane, parece que ela realmente JÁ ERA!

Bert disse...

Obrigado.

Fui do Paraguai ao México. Rs.

CarlosEdu disse...

Discordo sobre Iziane.

A forma de Iziane arremessar de 3 é justamente para "fugir" de tocos (reflexo realmente da WNBA). Quando cai, fica uma lida bola de "chuá". Porém, se der aro ñ entra (espirra). Por isso alguns atletas (Nenê, Varejão.. por exemplo) optam pelo arremesso "reto", pq é o típico arremesso q "chora e acaba caindo". Mas, eles são altos.

Para jogadores mais baixos é melhor o arremesso de Iziane mesmo (ângulo d 180o), ela só precisa "calibrar" essa mão.

Anônimo disse...

Bert um lado negativo que passou despercebido foi a ausência do Zanon técnico da seleção. Não sei se nesse dia ele estive ocupado com sua equipe do São José.

Anônimo disse...

Bert, tbm estou apavorada como Iziane ENFUBAZOU tanto. Hortência, Paula, Janeth, Marta, Helen, Alessandra, Cinthia.. todas jogaram em alto nivel até os 34, 35 anos.. Iziane está com 30 deste jeito. Não conseguirá voltar pra WNBA este ano.

Anônimo disse...

Realmente, esse campeonato tem sido de grande evolução para a Tainá, tem jogado muito bem, tem de destacado em todas as categorias nas estatísticas, já temos uma boa jogadora para suceder Adrianinha.

Anônimo disse...

1- o evento foi fantástico

2- temos que esquecer essa derrota

3- coisa boa nesse time das brasileiras, nunca vi um time tão feliz todas as jogadores bem muito unidades erika kelly clarisse damiris tainá ( que otima armadora) paty, iziane, ramona, e as demais muito bom o jogo e mais um detale amei ver a erika e a kelly jogando juntas que união berth

Anônimo disse...

Também gostei muito da kelly e da erica juntas...a kelly nos rebotes e a erika na definição foi muito bom....mais um apoio no garrafao as outras pivõs não tem experiencia internacional no nivel da erika e da kelly

Anônimo disse...

Não gostei de Kelly e Erika. O time ficou muito pesado, aliás a Kelly fez um partida fraca, rendou pouquíssimo em relação ao que vem jogando no Maranhão, mesmo assim espero vê-la na seleção como reserva da Erika na posição 5. Com Clarissa e Damiris na posição 4. Garrafão TOP.

Anônimo disse...

Se os dois técnicos espertos deixassem a Kellysem a Érika atrapalhar ela poderia render muito mais.
Parecia até que eles estavam felizes de perder o jogo.

Anônimo disse...

não vi o jogo, mas a Kelly não tem que provar o seu talento pra ninguém. Grande destaque da LBF, líder em rebotes: 9 por jogo, 5ª em pontos (14,36 média), 2ª atleta mais eficiente da liga com 15,5 de eficiência.

Anônimo disse...

SO UMA COISA QUE EU NÃO ESTOU ACREDITANDO....ONDE ESTAVA O SR ZANON ATUAL TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA DE BASQUETEBOL????????????????
ME RESPONDAM POR FAVOR!!!!!!

Anônimo disse...

Nossa não achei o time pesado não ficou ótimo o time se olharem a estatística vcs vão ver que as brasileiras ganharam os 2 quartos qnd estava o juntas a kelly e ERika em quadra

Anônimo disse...

Anonimo das 22;22 Sera que o ZANON nao se zanou! ops ...! Pois agora o foco dele é o masculino e nao mais seleção feminina