segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Iziane vira exemplo para jovem atleta do Maranhão Basquete

BIAMAN_PRADO_6581

Ela tem apenas 15 anos, mas já treina como gente grande. Destaque das categorias de base da Seleção Maranhense, Paloma Julya Borges Pinto já pode dizer que está no melhor momento da sua curta carreira jogando basquete. A jovem atleta integra a equipe do Maranhão Basquete que disputará, a partir do dia 12 de janeiro, a Liga de Basquete Feminino (LBF) pela terceira temporada consecutiva. O time maranhense estreia no ginásio Castelinho contra o Ourinhos Basquete.

De uma família humilde, Paloma ingressou no basquete aos 12 anos na equipe da Afasca. Moradora do bairro do Anjo da Guarda, a jovem foi se destacando e mostrando seu potencial dentro de quadra até ser convidada a jogar no Beto Sports, sob o comando de Betinho Lima, ex-técnico do Maranhão Basquete e atual coordenador das categorias de base do MB.

Daquela jovem que começava a se apaixonar pelo basquete, o sentimento de admiração por outra maranhense crescia a cada dia. Paloma virou fã da lateral Iziane Castro e começou a alimentar o sonho de um dia chegar a defender equipes importantes do basquete mundial e, principalmente, a Seleção Brasileira. Mas antes de realizar este sonho, Paloma vive outra realidade: treinar ao lado de sua principal inspiração.

“É algo muito bom. Apesar da juventude, já estou tendo uma base de como é jogar em uma equipe de ponta. É muito bom jogar com elas. Isso representa muita coisa. É muita responsabilidade. Então é bom jogar com estas jogadoras. Eu admirava muitoe ainda admiro muito a Iziane. Gosto da Mamá, da Kelly, da Micaela, de todas elas. É bom ter esse contato, conversar, compartilhar as coisas. Isso é muito bom”, revelou a jovem atleta.

Desde que o Maranhão Basquete começou a treinar para a temporada 2013/14 da LBF, Paloma faz questão de ir a todos os treinamentos, apesar da dificuldade de chegar nos horários dos treinos devido à demora do transporte público na capital maranhense.

E todo o esforço de Paloma em poder estar treinando ao lado de Iziane e companhia reflete no carinho das jogadoras para com a jovem atleta. Para Iziane, por exemplo, o caso da Paloma tê-la como fonte de inspiração para continuar no basquete emociona.

“Até me emociono com isso. Acho que o maior ganho da minha carreira esportiva é poder fazer diferença na vida de alguém. Esse espelho, que é um espelho bom, é a maior conquista da minha carreira. Me sinto muito feliz em saber que eu pude incentivar ela a acreditar que poderia ser uma jogadora de basquete, mesmo sendo do Maranhão, mesmo tendo suas dificuldades. Acho isso muito legal. Isso é um legado que posso deixar na minha carreira. Hoje, estando aqui, é uma forma de demonstrar que eu posso estar jogando para o meu povo, para minha terra”, comentou Iziane.

Para o técnico do Maranhão Basquete, o experiente Antônio Carlos Barbosa, é importante a presença de jovens durante os treinamentos da equipe principal. Para uma atleta de 15 anos é complicado jogar uma competição como a LBF, mas a participação nos treinos ajuda na formação de boas jogadoras para os próximos anos.

“Essas jogadoras jovens têm que entender bem o nível da LBF. O Maranhão Basquete é um legado, mas temos que entender que existe um tempo de maturação para as jovens atletas. Não adianta querermos colocar jogadoras ainda em formação no nível de jogadoras profissionais porque essa competição requer isso. Mas acho importante para o basquete maranhense que estas jovens atletas, como a Paloma, participem dos treinos. As jogadoras são as primeiras a incentivar a presença dessas meninas”, afirmou Barbosa.

Se ainda é cedo para colocar Paloma em uma partida oficial da LBF, certamente é possível acreditar em um futuro promissor para a jovem atleta do MB. Segundo Betinho Lima, que trabalha com categorias de base há muito tempo, Paloma ainda vai dar alegrias para o basquete maranhense e brasileiro.

“Ela dispõe de um biótipo muito bom para a prática do basquete. É uma jogadora forte, tem se dedicado nos últimos meses. Está há três anos com a gente e acreditamos nela. Ela tem vontade de chegar ao alto nível. É uma jogadora que tem vontade de melhorar, de crescer e temos esperança nela em um futuro próximo”, disse.

12 comentários:

Anônimo disse...

Sucesso Izi!!!!!!! Esse time ta bem melhor do q o da temporada passada. A começar q dessa vez tem banco ( Izi é show, mas, min. Fica difícil). Acho q o início vai ser complicado pela falta d entrosamento, mas tem time para brigar pelo título.

O único problema é o treinador. Barbosa? Ninguém merece. Izi deveria ter tentado acertar com algum treinador da WNBA. Afinal, eles tb tão d férias da liga e o inglês, tradutora Izi dava conta ^^.

Anônimo disse...

Iziane ! Exemplo, temo pelo futuro do basquete feminino, sem um técnico estrangeiro de nível, poucas jogadoras nas grandes ligas,e quem teve Hortência, Paula e Janeth ter Iziane como exemplo, fecha e vamos jogar Handebol está na moda!!!

Anônimo disse...

Apesar de tanta Izi-babação de ovo. O Izi-ANONIMO está certo:Poderiam contratar um tecnico Americano para o Maranhão, Seleção e alguns, outros, times do basquete feminio...
Izi-SORTE PARA a novata, Izi-bom começo para o Maranhão e Izi-FORA da seleção tbm! kkkk...ai!
Izi-cansei!

Anônimo disse...

Coitada da menina, vivendo no Maranhão, com dificuldade para chegar aos treinos, tendo como "inspiração" a Iziane, sendo governada pelo clã Sarney e conhecendo o "alto nível" pelas mãos do Barbosa. Espero que saia de lá rapidamente. De todo, vale muito a sua força de vontade. #COITADA

Anônimo disse...

Ter Iziane como espelho, quer dizer que ela vai se recusar a entrar em quadra quando o técnico pedir, vai jogar individualmente sem se preocupar com o jogo coletivo, que vai se importar mais em ser cestinha do que em conquistar títulos e que vai se achar melhor que as outras atletas, estragando com o ambiente de qualquer clube ou seleção. BELO EXEMPLO!

Anônimo disse...

O Barbosa no campeonato Paulista conseguiu colocar o time de Catanduva com Kelly, Silvia, Micaela, Mama, Natalinha, etc em quinto lugar, nem classificou para a semifinal, ele consegue transformar time bom em ruim.

Anônimo disse...

O Barbosa no campeonato Paulista conseguiu colocar o time de Catanduva com Kelly, Silvia, Micaela, Mama, Natalinha, etc em quinto lugar, nem classificou para a semifinal, ele consegue transformar time bom em ruim.

Paty disse...

Como Iziane não é exemplo? Uma das poucas estrangeiras com 10 anos de WNBA. Jogadora q já atuou em toda Europa. Com uma incrível capacidade de jogo. Se ela teve e tem problemas com a seleção brasileira, não diminui a jogadora, fantástica q ela é. Depois da geração de prata, o basquete feminino do Brasil só revelou 2 grandes jogadoras: Iziane e Érika. SÓ!

Anônimo disse...

gente vcs acabam com a izilouka

Anônimo disse...

Barbosa é unanimidade, trabalho ultrapassado e ruim, com ele o Maranhão aumentou todas as possibilidades de não conseguir chegar a final, mesmo com os outros times todos sucateados.

Anônimo disse...

O recalque bateu com força.

Anônimo disse...

Iziane é um LIXO! Essa menina deve querer jogar como ela, mas esquecer o comportamento dessa maluca. Acaba grupo.