domingo, 19 de janeiro de 2014

Invicto Sport Recife derrota o Americana e segue na liderança isolada da LBF – 2013/14

Sport_Americana_LBF-745x493

O Sport Recife manteve a invencibilidade na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar o Americana, em duelo extremamente emocionante e bem disputado, por 62 a 58 (34 a 28 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), em Americana (SP), neste sábado (18 de janeiro), na abertura da quinta semana (foto). Com a vitória, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas confirmou a sua condição de líder isolado, agora com 10 pontos, decorrentes de cinco resultados positivos.

E a partida foi bastante movimentada, com as duas equipes brigando bastante pelo resultado. O time pernambucano esteve melhor no quarto inicial (22 a 13), mas a equipe paulista reagiu prontamente no segundo e deixou a partida equilibrada (12 a 15). O panorama seguiu o mesmo na volta do intervalo, com a equipe da casa, empurrada pela torcida que compareceu em bom número ao ginásio, igualando as ações e deixando a partida totalmente indefinida, com boas performances de Karla Costa e Damiris do Amaral (12 a 16).

No período final, no entanto, valeu a experiência da armadora Adrianinha Moisés e da pivô Nádia Colhado. A dupla conseguiu converter bolas importantes em momentos capitais do jogo, levando o Sport Recife ao resultado favorável. O Americana teve a oportunidade de empatar nos segundos finais, mas a ala/armadora cubana Ariadna Felippe não conseguiu finalizar o lance.

Os destaques do clássico foram Karla Costa (19 pontos e 03 assistências), Damiris do Amaral (08 pontos) e Gil Justino (08 pontos), pelo time da casa; a norte-americana Tiffany Hayes (20 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), Adrianinha Moisés (15 pontos, 04 rebotes e 02 assistências) e Nádia Colhado (12 pontos e 12 rebotes – double-double), em favor do visitante.

“Sabíamos que a partida seria bastante acirrada e decidida no final. Mas, o nosso time conseguiu manter a concentração, especialmente na defesa, e conseguimos um resultado importante, que nos mantém na liderança”, comenta a pivô Nádia Colhado, do Sport Recife.

“Erramos bolas fáceis em momentos importantes do jogo e isso foi determinante para o resultado final, já que o Sport Recife soube matar o jogo. Mas, temos que seguir trabalhando para corrigir essas falhas e tentar a vitória sobre esse adversário no returno”, analisa a ala/armadora Karla Costa, do Americana.

A jogadora Alessandra Oliveira e a ex-jogadora Helen Luz, campeãs mundiais com a Seleção Brasileira Adulta em 1994, estiveram no ginásio e acompanharam de perto este belo clássico.

O São José/Colinas Shopping manteve seu bom momento e quebrou a invencibilidade do Maranhão Basquete, vencendo por 71 a 54 (36 a 25 no primeiro tempo), a partida disputada no ginásio da ADC General Motors, em São José dos Campos (SP). A equipe do Vale do Paraíba usou muito bem o mando de quadra e não deu chance ao representante maranhense, dominando por completo as ações.

Os principais nomes da partida foram Karina (14 pontos e 08 rebotes), a norte-americana James (12 pontos, 08 rebotes e 05 assistências) e Ramona (11 pontos), pelo time joseense; Iziane (19 pontos, 04 rebotes e 02 assistências) e Kelly Santos (13 pontos e 07 rebotes), em favor da agremiação maranhense.

E, complementando a jornada, a AD Santo André conquistou a primeira vitória no campeonato ao suplantar o Rio Claro Basquete, atuando no ginásio Municipal Prefeito Celso Daniel, em Santo André (SP), por 67 a 44 (28 a 26 no primeiro tempo). O jogo foi acirrado até a metade do terceiro quarto, quando a equipe da casa cresceu de produção e conseguiu abrir a diferença.

Os destaques foram Flávia (20 pontos e 10 rebotes – double-double), Simone (14 pontos e 07 rebotes) e Carina Felippus (12 pontos, 07 rebotes e 05 assistências), pelo time do Grande ABC; Bárbara (12 pontos, 08 rebotes e 01 assistência), Renatinha Oliveira (10 pontos e 02 assistências) e Thaissa Frediani (09 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), em favor do representante do Interior.

Com estes resultados, a classificação de momento da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 é esta:

1º) Sport Recife – 10 pontos (05 vitórias)
2º) Americana – 07 pontos (03 vitórias e 01 derrota)
3º) Ourinhos Basquete
São José/Colinas Shopping – 06 pontos (02 vitórias e 02 derrotas)
5º) Maranhão Basquete – 05 pontos (02 vitórias e 01 derrota)
6º) AD Santo André
Rio Claro Basquete – 05 pontos (01 vitória e 03 derrotas)
8º) Brasília/CSUV1 – 04 pontos (04 derrotas)

14 comentários:

Anônimo disse...

ESTIVE NO GINÁSIO PARA , VER ESSE CLASSICO DO BASQUETE FEMININO, PODIA ATÉ TER FICADO EM CASA PARA ASSISTIR PELA TV, MAIS FIQUEI CURIOSO VENDO O ESSE TIMAÇO DE AMERICANA COMPLEYAMENTE PERDIDO EM QUADRA. SEM COMANDO, SEM ESQUEMA, AS MENINAS COMPLETAMENTE PERDIDA SEM NENHUMA DEFINIÇÃO DE ESUEMA TÁTICO.COMO DEIXAR NO BANCO UMA JOGADORA COM O TALENTO DA KARLA.QUE ATÉ O MOMENTO DE SUA SAIDA JOGAVA MUITO BEM. O TÉCNICO ALTEROU TANTO A EQUIPE QUE NEM ELE MESMO COM SUA EXPEFIENCIA NÃO SABIA QUEM COLOCAR EM QUADRA E QUANDO COLOCAVA. COLOCAVA ERRADO

Anônimo disse...

Acho é pouco! Chupa americana, chupa molina e toda aquela corja de patrocinadores e dos jornalistas puxa saco atras do banco! Chupaaa!

Anônimo disse...

Estive pessoalmente no ginásio para conferir o jogo de perto, e confesso que foi um duelo dos grandes, Sport Clube Recife e Americana tem as melhores equipes do Brasil. Parabéns ao Sport que soube tirar vantagem nos momentos mais decisivos da partida, e Americana perdeu por seus erros como a própria jogadora Karla Costa reconheceu. Até os segundos finais não tinha definição do campeão daquele duelo, mas a partir da primeira falha de Americana o Sport conseguiu espaço para finalizar a partida com a vitória. A Jogadora Adrianinha mostrou claramente a razão de ser a melhor armadora do Brasil, além da maturidade em quadra soube aproveitar muito bem os arremessos de três pontos, e na minha opinião ela foi a estrela da partida, e do time adversário Karla Costa encontrou espaço para desenvolver suas habilidades e empatar a partida. Só não gostei de ver a Damires em quadra durante todo o jogo, os pontos que ela conseguiu foi mais pelo tempo de jogo do que as habilidades que desenvolveu em quadra, a jogadora ficou muito presa a marcação, não que ela não tenha jogado bem, muito pelo contrário ela vem a cada partida se superando e mostrando o seu talento, apesar de que eu acredito que ela não esteja ainda no seu melhor, talvez falte um pouca mais de auto confiança. Classira dessa vez pouco apareceu, uma marcação dura impediu a pivô de brilhar em quadra como acontece em todas as partidas, realmente não era o seu dia. Gostei da Joyce em quadra, aliás a jogadora tem muita força de vontade e garra nessas partidas mais acirradas, deixaria ela mais tempo em quadra com certeza, Ariadna jogou muito bem, como sempre se destacando. Agora, quem está fazendo falta nesse time são dois nomes importantes, Ega que deveria estar no lugar da Damires como principal porque é notável que ela produz muito mais no momento, e Paola Ferrari que tem perdido o rendimento e precisa se recuperar.

Anônimo disse...

Perto, perto..... Desde minha posição vi como elas eram convidadas a sair das cadeiras "VIP" (ficaram vazias) e levadas para a arquibancada pelo pessoal da Liga Feminina!!!! Eita respeito com nossa história....

Anônimo disse...

Acorda Vendramini, colocou a Gil pra jogar 5 min e ela fez muito mais do que quem jogou 30 min. É brincadeira uma atleta desse nível, que ja foi MVP em 2010 entrar no jogo faltando 5 min. Isso pq a Ega machucou a perna, senão a Gil poderia nem ter jogado. Panelinha ridícula...

Anônimo disse...

Não podemos dizer que o vendramini não conhece de basquete, mas podemos afirmar que ele não está acrescentando nada ao Americana. Pelo contrário, a equipe estava rendendo muito mais antes de sua chegada e agora o que vemos nas entrevistas é sempre a mesma repetição de que o time está evoluindo, de que ele está gostando, de que a equipe está jogando coletivamente, vai melhorar a cada partida, e um monte de baboseiras... Seria melhor pedir pra sair antes que Americana amargue outro vice ou nem chegue as finais. se passa alguns dias sem jogo, a desculpa é a falta de ritmo de jogo, se joga duas ou três partidas na semana, a desculpa é o cansaço. Para uma equipe que quer ser campeã chega de desculpas. E não venha dizendo que foi mérito da equipe do Sport, foi demérito da equipe de Americana perder para o Sport no Centro Cívico. Molina, sua escolha para o comando desta excepcional equipe foi lastimável! Ainda da tempo de mudar e ser campeã!!!

Anônimo disse...

Acompanhei o jogo e algum time iria sair vencedor. Não adianta ficar criticando o Vendramini por causa de uma derrota. O Sport é um timaço e conseguiram vencer, mas não foi fácil não. Qualquer equipe tinha condições de vencer o jogo, venceu quem errou menos. O campeonato não acabou!
Tem torcedor que acha que basquete é time de futebol, perde uma partida vai lá manda embora o técnico e contrata outro. Aliás, estava na arquibancada e ouvi um torcedor dizendo "foi escanteio". Demais né.
Jogo é assim, um ganha e outro perde.

Anônimo disse...

Não entendo como uma jogadora como a Gil, que já foi a MVP brasileira nunca tenha tido o espaço merecido na seleção brasileira. Outra coisa, com apenas 31 anos ela não pode ser descartada pelo Zanon, pois estará muito bem ainda até 2016. Ficam insistindo com a Damiris, uma jogadora comum, que rende em 30 minutos menos do que a Gil rende em 5 minutos. Acordem!

Anônimo disse...

Clarissa estava com marcação dupla e Ariadna também muito pressionada, então as outras atletas deveriam aparecer pois estavam sem marcação. A única que apareceu foi a Karla. A Babi quando infiltra todos sabem que ela vai passar a bola, abrem alas para ela ir para a cesta e vão marcar as outras, mesmo assim ela não consegue finalizar e passa todas as bolas. Não tem arremesso, não tem bandeja. Muito limitada.

Anônimo disse...

Anonimo das 22:59 dizer que a Ariadna jogou bem e se destacou é piada né. Ela foi a jogadora que mais errou em quadra (no minimo 3 bandejas livre de marcação) e ainda errou o passe na última bola. Não estou colocando a culpa da derrota nela, jamais. Mas ela não teve destaque algum, e deixou a desejar pelo potencial que possui.

Anônimo disse...

Anônimo das 09:47h: A crítica ao Vendramini não é pela derrota diante do Sport! A equipe de Americana não rende nada nas mãos dele, pelo contrário, ele acabou com o jogo de muitas delas como por ex: Paola, Joice, Gil, Ega, Débora... Americana tem uma equipe que é uma verdadeira seleção. Eu presenciei os jogos do Paulista e este time nas mãos do Virgil jogava muitas vezes melhor do que o mesmo time comandado pelo Vendramini, e isto ainda sem as 4 atletas que estavam na seleção brasileira. Marcação sob pressão o tempo todo, inúmeras roubadas de bola por jogo, troca de passes inacreditavelmente rápidos e precisos, contra-ataques em alta velocidade, disputa em todos os rebotes. Para você ter idéia São José no jogo anterior dominou todos os rebotes de ataque e de defesa e Americana só assistia. Desde os primeiros jogos estou falando, Vendramini não cabe nesta equipe, está prejudicando o rendimento coletivo e individual da equipe. Tem que dar lugar a outro treinador, senão estamos correndo o risco de não ir para as finais da LBF.

Anônimo disse...

Esse jogo mostrou que o Vendramini já era. Isso é normal
não quer dizer que ele não sabe basquete.Ficar 6,7,ou 8
anos afastado,pesa pra caramba.

Anônimo disse...

NÃO SEI SE VOCES OBSERVARAM OS COMENTÁRIOS, MAIS QUASE TODOS SÃO UNANIMES EM ELKOGIAR AS DUAS VETERANAS KARLA COSTA/AMERICANA E ADRIANINHA/SPORT. PARABÉNS AS DUAS ATLETAS.

Anônimo disse...

Fato dos fatos, Adrianinha sobrou no jogo.
Fato inquestionável, Nadia e Thiffany vem jogando um bolão.
Fato que surpreende, Erika ainda não disse a que veio.


--------------------
Fato que ninguém explica, cadê o basquete de Americana?