segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Algumas notas teimosas sobre a rodada de sábado da LBF

Achei bastante interessante o jogo entre Americana x Sport no sábado pela LBF e resolvi tecer alguns comentários sobre o jogo e a rodada da competição.

Karla foi a cestinha de Americana contra Recife

Dupla afinada na TV

Esse elogio é  raro por aqui, mas o SPORTV fez por merecer. A transmissão de sábado foi muito bem conduzida por Jota Junior, que além do talento, tem história na transmissão do basquete feminino. E se comportou como se não tivesse havido afastamento em momento algum. Do seu lado, o ex-árbitro Renatinho está cada vez mais confortável nos comentários. Parace óbivo, mas ele oferece a sua opinião pessoal e conhecimento durante a partida, algo que os últimos responsáveis pela função não faziam, pois estavam ocupados em repetir burocraticamente seus mantras ou em massagear o ego dos colegas.

Duelo dos Teimosos

Acho que a partida teve um bom nível técnico, mas preciso dizer que  foi um confronto de técnicos teimosos. Dornelas de um lado e Vendramini do outro levaram à quadra planos fixos de jogo e insistiram nele até o fim.  Em Americana, especialmente, o repertório ofensivo é estático e extremamente previsível.

Na defesa, ambos preferiram insistir no mesmo. Até quando ele não funcionava.

DSC_2966 Léguas

Adrianinha teve uma atuação brilhante. Não enxergou Babi em quadra, que também não deve ter enxergado Adrianinha.

Americana que funciona

Nessa segunda participação na LBF, o Sport volta a mostrar que tem inteligência (além de dinheiro) na escolha da sua principal estrangeira. Tiffany Hayes é fantástica. Assim como era Alex Montgomery (hoje no francês Tarbes) na temporada passada.

Americana que não funciona

Já comentei aqui os problemas que vejo na montagem do elenco de Americana. Acho que faltou critério e esse preço continuará a ser cobrado até o fim da temporada.

Mas, não há –infelizmente - como dizer outra coisa: Vendramini tem um mau começo no comando do time.

Deve haver alguma coisa de errado com um time que investe pesado em alas estrangeiras (Ariadna e Paola), mas que jogada-após-jogada busca Clarissa em desespero. E não há movimentação para isso. São passes na fogueira, ou então Babi liga o chuveirinho lá de trás…20131210_814675_Vendra_gde

No jogo de sábado, a armadora estava mal e foi bancada por Vendramini. Mesmo depois de o time ter melhorado com Joice e principalmente com a dupla Joice/Débora (que pressionaram Adrianinha).

Ariadna esteve péssima, mas a insistência com a cubana foi enorme. Foi o nome do jogo (ao contrário).

Voltando de contusão, Paola só assinou o ponto das bolas de três. Das demais funções em quadra, a paraguaia parecia estar de licença.

Nem ela, nem Ariadna pensaram ou marcaram com o mínimo de competência.

Salvou-se o esforço de Karla e Gilmara.

Ao final do jogo, a dupla de pivôs baixas (Clarissa e Gilmara) foi um prato saboroso para as altas Érika e Nádia (outro pilar da vitória do Sport).

Favoritismo

A vitória reafirma a condição de favorito do Sport, que ainda sofre um pouco com seu banco, o que é natural num time de estrelas. A posição mais crítica é a armação. O alerta vermelho em geral pisca quando Vanessa Gattei tem sua chance. A estreante Alex pode colaborar pra mudar essa instabilidade.

Nas demais posições, é aguardar pela recuperação de Tati e torcer para que as talentosas e oscilantes Franciele e Izabela encontrem um caminho.

Muliplicai os joelhos, Senhor!

Com duas boas vitórias no início da competição, era de se esperar que o Maranhão desse um pouco mais de trabalho para São José. Não foi o que aconteceu.

Mas consideremos que o Maranhão completa hoje (contra Americana) quatro jogos em nove dias. Ufa!

Até o presente momento, Barbosa jogou com Kelly (36 minutos e 32 segundos), Roneeka (35 minutos e 20 segundos), Briann (34 minutos e 39 segundos) e Iziane (33 minutos e 38 segundos).

Alguém ainda acredita que se joga basquete assim?

Duelos dos Teimosos – A Missão

Teimosos e velhos conhecidos, os Antônios Carlos (Vendramini e Barbosa) se reencontram hoje em um jogo que ganha importância com os resultados de sábado. Merecia uma transmissão.

basq-fem-sj-x-maranho-nbb-2_thumb

Teimosia tem cura

Outro teimoso de carteirinha, o técnico de São José, Carlos Lima, talvez pressionado pelos maus resultados e pela façanha de ter cometido inacreditáveis 8 pontos em um quarto contra o (também inacreditável) Brasília, parece ter aprendido a lição.

No jogo de sábado, deu 20 minutos para Ramona (que respondeu com 11 pontos) e folga para Cris (10 pontos, no mesmo intervalo de tempo). Jogaram mais tempo a americana James, cada vez mais solta – 12 pontos, 7 rebotes e 5 assistências e Karina Jacob – 14 pontos e 8 rebotes. Ainda assim: 30 e 27 minutos respectivamente. Parabéns!

10 comentários:

Mauricio Guedes disse...

Esse blogueiro é BÃO demais da conta....kkkkkk....onde eu assino????

Anônimo disse...

Bert, queria entender o que quis dizer com a teimosia do Técnico de São José, entendo que ele deve ter dificuldade de colocar as meninas do sub 19 que agora são adulto pois acabou a base para elas, e obviamente ele deve ser cobrado muito como vc mesmo o fez por resultados.
Então pergunto, não é melhor para Thais, Estela, Carol, Vitoria e Maiara ir procurar outro emprego?
Pois os times são poucos e elas que foram BI campeãs Paulista não terem oportunidade, para que continuar.....

Sérgio/RJ disse...

REALMENTE É UMA PENA O "CANAL CAMPEÃO" NOSSO FAMOSO SPORTV, NÃO MOSTRAR O JOGO ENTRE MARANHÃO X AMERICANA, QUE PROMETE SER UM BAITA JOGO, DEPOIS O CANAL "CAMPEÃO" FICA CRITICANDO O BASQUETE FEMININO, MAS CADÊ O APOIO?????????? UM JOGO DESSE E SEM INTERESSE EM TELEVISIONAR.

Anônimo disse...

Só não concordo que Joice e Débora jogaram bem, as duas pareciam enlouquecidas dentro de quadra. Apesar da Babi não jogar bem, ela trouxe um pouco de controle na armação do time.

Anônimo disse...

muito bom texto....Americana de fato tem um timaço porém não soube contratar em considerando as posições das atletas...o sport segue como favorito porém com este técnico pode sim perder o campeonato....

Anônimo disse...

O canal SPORTV vai mostrar o jogo entre São José x Santo André no dia 26/01 e vai ignorar mais uma vez o Maranhã Basquete.

A pergunta que não quer calar, o SPORTV tem alguma coisa contra o Maranhão Basquete?????

O jogo Maranhão X Americana ontem foi ignorado, um jogaço, decidido nos últimos segundos.

O jogo Sport x Maranhão, clássico do nordeste, que com certeza será um show, com o Castelinho lotado, vai ser disputado no dia 24/01 e também será ignorado pelo SPORTV.

Oras, sendo assim, o Maranhão é a única equipe que não teve um jogo sequer transmitido pelo SPORTV, enquanto tem equipes que já terão 3 partidas com transmissão na TV.

Qual o problema????


Que tal perguntarmos na página da do SPORTV e da LBF no facebook?

Anônimo disse...

E o time do Maranhão caminha para o fracasso, deve ficar em quarto na fase de classificação, o time que foi montado para ser campeão, não deve nem chegar na final.

Paty Monteiro disse...

Gente, tenho q concordar q tem certos hábitos (maus) q nunca mudam.

Esse Barbosa, q horror... péssimo forever. Fui ver a estatística do jogo MB x Americana. Izi, Roneeka e January com quase 40 min no jogo (Roneeka com exatos 40min). O trio é excelente porém, NÃO da pra forçar desse jeito, ou sempre vai perder. O MB contratou um banco bom e experiente para não necessitar forçar tanto com as titulares.

Mamá entrou jogando na posição 5 e Silva G. jogando como ala-pivô (4). Ah fala sério! O treinador está se esforçando pra o Maranhão perder os jogos. É o fim da picada. É nãosaber jogar com o time.

Micaela , Silvia e Natália eram para cobrir uns 15min de Izi, Roneeka e January (respectivamente) - PRINCIPALMENTE nessa fase de classificação, com essa dura sequência d jogos.

Anônimo disse...

observo que independente da idade dos técnicos, vejo que os menos experientes e os mais experientes tem a mesma linha de raciocínio, ou melhor nenhum critério.
Pobre basquete feminino!!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 10:50.Os donos da Liga dizem que quem
escolhe os jogos é a Sportv.Só que São José já foi 3
vezes para a tv.Isso esta me parecendo proteção pura.