segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

São Paulo conquista o título do Campeonato Brasileiro sub-15



São José dos Pinhais/PR - A seleção de São Paulo conquistou o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão, realizado no Ginásio do Centro de Esportes e Lazer Ney Braga, na cidade paranaense de São José dos Pinhais. As paulistas venceram o Paraná na final por 96 a 43 (53 a 25 no primeiro tempo), com 27 pontos da cestinha Milena Rodrigues. A armadora Maria Paula Albiero, com 17 pontos, foi o destaque da equipe paranaense. "Estou muito contente com a vitória. É uma conquista muito importante para as meninas. Todas se dedicaram muito e estão de parabéns, pois fizeram um ótimo trabalho", disse Marcelo Gomes, técnico de São Paulo. 

A ala Gabriella Soares (RS), a armadora Maria Paula Albiero (PR), a pivô Marília Awe (RJ), a ala-pivô Luiza Ressel (SC) e a pivô Lorena da Silva (1,90m) (MG) foram escolhidas para formar a seleção ideal do Campeonato. O prêmio de Destaque ficou com a armadora paulista Lays da Silva, enquanto a ala Gabriella Soares ganhou o troféu de cestinha, com 147 pontos (média de 24,5 pontos). A MVP (jogadora mais valiosa) da final foi a ala-pivô Milena Rodrigues (SP).

"Foi uma conquista maravilhosa. Estou muito feliz. Gostaria de agradecer a minha equipe, pois sozinha eu não conseguiria me destacar, principalmente nesta que é minha primeira competição", disse Lays, Destaque do Brasileiro. 

"Nunca pensei em ganhar um prêmio como esse. Estamos muito felizes, não só pelas vitórias, mas pela união do grupo em todos os momentos. Dedico o título de MVP para todo o grupo", contou a MVP, Milena.

O Rio Grande do Sul garantiu o terceiro lugar ao derrotar o Rio de Janeiro por 63 a 36 (27 a 17), com 31 pontos da cestinha Gabriella Soares. As principais pontuadoras cariocas foram a ala Yasmin Silva e a pivô Marília Awe, ambas com oito pontos. O técnico Celso Gomes falou sobre a conquista gaúcha.

"Foi um resultado fantástico para o Rio Grande do Sul. Tivemos problemas para formar a equipe e lesões na véspera da viagem. Eu e o professor Sandro, meu auxiliar, montamos uma forma de jogar com essas gurias aproveitando a qualidade individual de cada uma e agregando a parte técnica e tática. As gaúchas estão de parabéns pela conquista da medalha na 1ª Divisão da categoria", falou Celso.

A seleção catarinense garantiu a quinta colocação na competição ao superar o time de Minas Gerais por 76 a 42 (40 a 16). As melhores da partida foram Luiza Buch (SC) e Ketholin Camilo (MG), com 18 e 17 pontos, respectivamente. 

O Espírito Santo assegurou a permanência na 1ª Divisão em 2014 com a vitória sobre o Distrito Federal por 64 a 48 (39 a 22). A cestinha foi a ala-armadora Isabela Soares (DF), com 21 pontos. Os destaques capixabas foram a ala Indiara Fonseca e a armadora Ana Luiza Rabelo, com 15 e 14 pontos, respectivamente. As seleções do Distrito Federal (8º), Paraíba (9º) e Mato Grosso (10ª) irão disputar a 2ª Divisão no próximo ano. 

O presidente da CBB, Carlos Nunes, acompanhou as finais do Brasileiro Sub-15 em São José dos Pinhais. A técnica Anne Amália Sabatini, assistente da Seleção Brasileira Sub-16 Feminina, assistiu todos os jogos como observadora da CBB. 

"O Campeonato Brasileiro apresentou um nível de competitividade muito bom, onde várias atletas de seleções diferentes se destacaram. Embora, a seleção de São Paulo apresente superioridade enquanto equipe, outras jogadoras de outros estados possuem condições de chegar à Seleção Brasileira, tanto neste ano e quanto no próximo. Algumas meninas possuem um excelente biótipo e que provavelmente irá melhorar muito até o Brasileiro Sub-17, que é o próximo campeonato nacional dessas jogadoras", analisou Anne, que também realizou palestra e conversou com todos os técnicos da competição. 

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Paranaense de Basketball, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Forma de disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.

Grupos

“A”: Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo
“B”: Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Paraná e Rio de Janeiro

Tabela do Brasileiro 

1ª Rodada – Dia 9 de dezembro (segunda-feira) 
Santa Catarina 52 x 45 Rio Grande do Sul, Minas Gerais 76 x 19 Mato Grosso, Espírito Santo 68 x 33 Paraíba e Distrito Federal 26 x 77 Paraná.

2ª Rodada – Dia 10 de dezembro (terça-feira) 
Rio Grande do Sul 43 x 91 São Paulo, Santa Catarina 86 x 12 Mato Grosso, Rio de Janeiro 69 x 37 Distrito Federal e Paraná 54 x 19 Espírito Santo.

3ª Rodada – Dia 11 de dezembro (quarta-feira) 
Mato Grosso 27 x 79 Rio Grande do Sul, São Paulo 111 x 41 Minas Gerais, Espírito Santo 67 x 35 Distrito Federal e Paraíba 23 x 64 Rio de Janeiro.

4ª Rodada – Dia 12 de dezembro (quinta-feira) 
Mato Grosso 15 x 125 São Paulo, Minas Gerais 56 x 52 Santa Catarina, Rio de Janeiro 59 x 53 Espírito Santo e Paraíba 19 x 63 Paraná.

5ª Rodada – Dia 13 de dezembro (sexta-feira) 
Rio Grande do Sul 76 x 46 Minas Gerais, São Paulo 72 x 49 Santa Catarina, Distrito Federal 54 x 33 Paraíba e Paraná 57 x 43 Rio de Janeiro.

6ª Rodada - Dia 14 de dezembro (sábado) 
Disputa de 5º ao 8º lugares
Espírito Santo 52 x 55 Minas Gerais e Santa Catarina 72 x 32 Distrito Federal
Fase Semifinal
Paraná 57 x 50 Rio Grande do Sul e São Paulo 77 x 37 Rio de Janeiro

Rodada Final – Dia 15 de dezembro (Domingo) 
Disputa de 7º e 8º lugares: Espírito Santo 64 x 48 Distrito Federal
Disputa de 5º e 6º lugares: Minas Gerais 42 x 76 Santa Catarina
Disputa de 3º e 4º lugares: Rio Grande do Sul 63 x 36 Rio de Janeiro 
Disputa de 1º e 2º lugares: Paraná 43 x 96 São Paulo

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa seleção do campeonato é uma piada.Garanto que
se jogarem contra as paulistas vão perder feio.
E o técnico então.O escolhido não disputou nem o titulo
nem sei o nome dele,só sei que é de Santa Catarina.
São essas politicagens que não deixam o basquete
feminino crescer.

Anônimo disse...

Parabéns a toda delegação de São Paulo pois ninguém acreditava e está ai campeão brasileiro e de uma forma maravilhosa