O projeto Maranhão Basquete chega à sua terceira temporada participando da Liga de Basquete Feminino (LBF). A equipe formada para representar o Maranhão na principal competição de basquete feminino do país está evoluindo a cada ano. Após ficar entre os oito melhores times no torneio logo em seu primeiro ano, o MB foi o terceiro colocado na última edição da LBF. No entanto, o projeto não visa apenas o inédito título nacional, mas revelar novos talentos e ajudar no crescimento da modalidade no Estado.
Por esse motivo, a partir desta temporada, o Maranhão Basquete irá intensificar os trabalhos com as categorias de base. A intenção é que estas jovens atletas, que são promessas no basquete feminino, possam se integrar ao time adulto em um futuro próximo.
E a pessoa escolhida para conduzir e coordenar esse trabalho de base foi o ex-técnico do time profissional do Maranhão Basquete, Betinho Lima (foto), que comandou a equipe maranhense nas duas últimas edições da LBF. Com experiência em trabalhar com jovens atletas, Betinho assume uma função que muito lhe agrada. O treinador possui em seu currículo inúmeros títulos com categorias de base em Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e em Campeonatos Brasileiros de Seleções.
“Toda mudança tem que acontecer. A gente está aqui para dar continuidade ao trabalho porque vemos a importância da categoria de base no sentido de, futuramente, termos mais atletas maranhenses participando da equipe de alto nível. A gente está aqui para aceitar mais este desafio”, destacou.
Com a ida de Betinho para a coordenação das categorias de base do Maranhão Basquete, o time principal na LBF será comandado pelo experiente Antônio Carlos Barbosa, ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina. E em seu novo cargo, Betinho deverá ter uma sintonia muito boa com Barbosa, já que o treinador maranhense deverá sugerir os nomes das jogadoras que se revelarem nas categorias de base para compor o elenco principal do MB. Uma maneira de se aproveitar os talentos feitos em casa.
“Elas [as atletas mais jovens] são a continuidade do projeto e da equipe. Isso que é importante do projeto. Este é o grande legado que se fala, que é esse de termos os núcleos sendo influenciados pelas atletas como vitrine para o adulto e as categorias de base sendo desenvolvidas efetivamente com treinamento padronizado com o que é dado na equipe de alto nível. O Maranhão tem sido sempre um Estado de destaque a nível nacional nas categorias de base”, destacou o coordenador das categorias de base do MB.
E a primeira meta de Betinho Lima coordenando as categorias de base do time maranhense será montar uma equipe Sub-21 forte para a disputa da Liga de Desenvolvimento Feminina, competição que deverá ser realizada em 2014.
“Acredito que é o que estava faltando. Na essência do projeto do Maranhão Basquete, haveria a existência dos núcleos e, efetivamente, um apoio às categorias de base, do Sub-21 para baixo. Em maio, vai ter a Liga de Desenvolvimento Feminino e nós já estamos planejando para participar com uma equipe competitiva”, finalizou Betinho.
Fonte: LBF
Nenhum comentário:
Postar um comentário