sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Dez seleções disputam título do Campeonato Brasileiro sub-15 de basquete feminino

Seleção sub-15 do Paraná
São José dos Pinhais, PR - Com a participação de dez seleções estaduais representando quatro regiões do país, começa nesta segunda-feira (dia 9), o Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – 1ª Divisão. A competição será realizada no Ginásio do Centro de Esportes e Lazer Ney Braga (Rua Izabel A Redentora, 2355), na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, e terá os seguintes jogos na primeira rodada: Santa Catarina x Rio Grande do Sul (14h de Brasília), Minas Gerais x Mato Grosso (16h), Espírito Santo x Paraíba (18h) e Distrito Federal x Paraná (20h30).

No comando da seleção de São Paulo, pentacampeã brasileira, está o estreante Marcelo Gomes, que aposta na experiência de algumas jogadoras. "Estou confiante em um resultado positivo. São Paulo já tem uma grande tradição em Brasileiros, mas tenho certeza que não encontraremos nenhum jogo fácil, pois enfrentaremos seleções fortes e bastante treinadas, como é o caso das equipes do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Trabalharei bastante as movimentações e a marcação com as jogadoras para conquistarmos mais um título nacional para o estado de São Paulo”, avaliou Marcelo, de 42 anos, que é técnico de basquete no Colégio Hélios/DNA (SP). 

Sob o comando do técnico Agostinho D’Almeida, a seleção do Rio de Janeiro, vice-campeã em 2012, contará com um grupo renovado para fazer uma boa campanha em São José dos Pinhais. “Estamos indo com uma equipe renovada, então sabemos que podem surgir algumas dificuldades pela frente. Elas não possuem experiência em Brasileiro de base, mas o grupo está bastante homogêneo. Vamos apostar na coletividade e determinação do nosso grupo para conquistar bons resultados. Tenho confiança que podemos render e fazer boas apresentações na competição”, explicou Agostinho. 

A Seleção paranaense, bronze no Brasileiro do ano passado, contará com o apoio da torcida para fazer uma boa campanha em São José dos Pinhais. O time que está finalizando a preparação dividida em quatro etapas quer brigar pelo título. "Fizemos durante todo o ano três etapas de preparação, e no último dia 1º começamos a quarta fase antes da estreia na competição. Ainda não estamos com o grupo completo, pois estamos esperando dois reforços que estão disputando o Sub-17 em São Paulo. Mas é elenco experiente, com cinco meninas que estavam no Brasileiro em 2012 e quatro que jogaram o Campeonato Paulista. Além disso, o nível técnico das meninas está bastante homogêneo. Conseguimos fazer toda a preparação em São José dos Pinhais e vamos brigar pelo título", afirmou o técnico Adilson Novak Junior. "Sabemos que vamos enfrentar seleções difíceis e que o nível do torneio é alto, mas estamos confiantes. Para conquistar o nosso objetivo vamos realizar um amistoso para testar as movimentações defensivas e o trabalho ofensivo. Acredito também que a presença da torcida seja um grande diferencial a nosso favor", acrescentou o técnico paranaense. 

A seleção de Santa Catarina embarca para o Paraná com um grupo formado por jogadoras de sete cidades catarinenses. Para se manter entre os melhores da categoria de elite, o reforço do time catarinense é o retorno do técnico jaguarense Julio César Patrício. "Conseguimos formar uma equipe com meninas de sete cidades diferentes, o que prova que todo o estado de Santa Catarina está fazendo basquete e é sinal de um futuro bastante promissor. O grupo está com uma estatura bem alta, com seis meninas com altura acima de 1,80m. Além disso, temos a presença de duas meninas que já atuam no adulto, que são a Giulia Kuck e a Ana Carolina Muniz, que jogam no Vasto Verde (SC)", contou. Júlio estava distante da seleção catarinense desde 2008 para comandar as Seleções Brasileiras Sub-15 na conquista do título sul-americano (Venezuela/2012) e a Sub-16 no bronze da Copa América – Pré-Mundial (México/2013), quando também garantiram a vaga no Mundial Sub-17, em 2014.  "Desde 2008, que não trabalhava como técnico da seleção estadual. Fiquei fora nesse período trabalhando apenas como técnico das seleções brasileiras, além de observador das categorias de base. Esse ano, eu recebi o convite do Oscar Archer [presidente da Federação Catarinense] para retornar ao comando da seleção e fiquei muito feliz. Sabemos da dificuldade, mas a expectativa é conseguirmos nos manter entre os quatro primeiros do Brasileiro", finalizou Júlio. 

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.


Grupos

“A”: Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo
“B”: Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Paraná e Rio de Janeiro


Tabela do Brasileiro

1ª Rodada – Dia 9 de dezembro (segunda-feira)
Santa Catarina x Rio Grande do Sul (14h), Minas Gerais x Mato Grosso (16h), Espírito Santo x Paraíba (18h) e Distrito Federal x Paraná (20h30).

2ª Rodada – Dia 10 de dezembro (terça-feira)
Rio Grande do Sul x São Paulo (14h), Santa Catarina x Mato Grosso (16h), Rio de Janeiro x Distrito Federal (18h) e Paraná x Espírito Santo (20h).

3ª Rodada – Dia 11 de dezembro (quarta-feira)
Mato Grosso x Rio Grande do Sul (14h), São Paulo x Minas Gerais (16h), Espírito Santo x Distrito Federal (18h) e Paraíba x Rio de Janeiro (20h).

4ª Rodada – Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Mato Grosso x São Paulo (14h), Minas Gerais x Santa Catarina (16h), Rio de Janeiro x Espírito Santo (18h) e Paraíba x Paraná (20h).

5ª Rodada – Dia 13 de dezembro (sexta-feira)
Rio Grande do Sul x Minas Gerais (14h), São Paulo x Santa Catarina (16h), Distrito Federal x Paraíba (18h) e Paraná x Rio de Janeiro (20h).

Dia 14 de dezembro (Sábado)
Disputa de 5º ao 8º lugares
3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A (18h) e 1º A x 2º B (20h)

Rodada Final – Dia 15 de dezembro (Domingo)
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.

Nenhum comentário: