segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Paulista repete mais uma vez as limitações, equívocos e problemas de gestão do basquete feminino brasileiro

83356585 Acabou ontem a edição 2013 do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. Alguém sabe? Alguém notou?

Acho que não, né?

Primeiro, aos parcos interessados pelo evento acompanhar como?

A emissora que tradicionalmente mostra alguns jogos (a ESPN Brasil) ignorou a competição. O mesmo fizeram jornais, demais emissoras de Tv, sites de esporte e mídia especializada.

Às 10:30 do dia seguinte à decisão, por exemplo, não há nenhuma nota no portal de esportes do site UOL.

No site da entidade que organiza a competição (a FPB), nenhum alívio. Um texto de duas frases registra o título de Americana. É certamente uma bela metáfora da incompetência, do desinteresse e da incapacidade da Federação Paulista na gestão do feminino. A cada ano ela organiza um torneio com menos atrativos, menos equipes e de pior nível técnico. Me desculpem, mas não consigo me prolongar nesse tema. Repetitivo demais. Enfadonho.

Dentro de quadra, os clubes – coitados – estão cada vez menos capazes de segurar a batata-quente.

Vou dedicar mais palavras ao campeão, Americana, que é um belo exemplo do todo. Vitória indiscutível. Invicta. Mas que planejamento de temporada foi esse?

Desculpem a minha sinceridade. Tenho um carinho enorme por Americana, mas que rumos são esses? A cada ano, as contratações seguem critérios cada vez mais obscuros. Dessa vez o guia foi a “garra”. Será que é assim mesmo que se constrói um time? Onde estão os critérios técnicos, a responsabilidade com as jogadoras que são formadas ali mesmo?  Parece não haver uma preocupação se aquilo ali vai dar liga…

Para melhorar um pouquinho ainda a situação, ao perder Zanon optou-se por efetivar (com todo o respeito) um ilustre desconhecido. Na primeira turbulência (a derrota para Ourinhos na final dos Abertos), sacou-se Virgil e Vendramini tentou guiar o barco.

Não podia dar em boa coisa. As jogadoras em menos de um ano tiveram três técnicos. Só Hortência faria melhor!

Nesse meio tempo Karla voltou para a posição um, comandando duas outras alas tão matadoras quanto ela (Paola e Ariadna).

Deve ser o mau-humor da segunda-feira, mas olhar a estatística do jogo de ontem e ver que Damiris jogou sete minutos e Débora, quatro… é de cortar os pulsos. E a menina Tássia? Sassarica, Brasil!

O vice-campeão São José pratica um basquete de liberdade intensa e pouco compromisso tático (e dá-lhe bola de três!), mas que dá algum prazer de ver brotar uma força da natureza como Ramona,  ou uma Luana buscando seu espaço ou o técnico se virando com Fabi e Thaís na ausência de Plutín.

Das demais equipes, não ouso comentar muito.

Acho que vale um lamento enorme pela contusão de Sassá, de Santo André.

Vale um registro da sina dos 37 ou 39 pontos de Catanduva.

E vale uma menção honrosa ao trabalho de Cristiano Cedra em Ourinhos e à menina Joice Coelho.

De resto é aguardar que os ventos da LBF soprem menos mornos.

16 comentários:

Anônimo disse...

Realmente é triste ver a situação do basquete feminino no Brasil e saber que a algum tempo atrás este mesmo basquete era transmitido em rede aberta e em horário nobre, hoje a ESPN (que é uma piada) prefere transmitir futebol da 8ª divisão do campeonato do Afeganistão do que transmitir o Paulista de Basquete Feminino. A culpa não é da ESPN, a culpa é do abandono que esta categoria sofreu dos técnicos, administradores, patrocinadores,da má formação das atletas que o basquete sofreu por estes anos todos. Americana tem um time muito bom, porém está sub aproveitando e acabando com a carreira de algumas atletas (Leila, Tássia, Débora, Joice, Damiris) só p dar nomes. A Tássia não jogou 5 minutos em todos os jogos das finais a Leila acredito que não tenho jogado isso o campeonato todo a Damiris está sendo pessimamente aproveitada, alguns minutos em quadra, joga fora da linha dos 3, não tem trabalho de corta-luz, não tem motivação, arremessa de qualquer jeito, vão acabar transformando ela na Franciele. A Débora que tem um potencial de ser titular da seleção brasileira tem que esquentar banco para o time começar sem armadora e se contentar com alguns minutos também. Aviso Leila, Tássia, Débora, Damiris, Joice, procurem um time que vocês possam jogar começar como titular, jogar 20 minutos no mínimo, não deixem a suas carreiras afundar no banco de Americana. Façam como Karem, Karina, Fabi e Babi, quando viram que ficariam esquentando banco pularam fora. Citei essas jogadoras pois vejo potencial nelas mas o tempo passa e esse potencial vem sendo desperdiçado no banco de Americana. Apesar de tudo parabéns Americana, que venha a LBF e que a mídia de mais destaque a essas meninas guerreiras.

Anônimo disse...

Sabe qual é o problema???? A mídia que enaltece tanto essa menina Damiris. Que ate agora nao saiu da promessa. O q ela fez pela seleção ou por algum clube??? Se nao joga bem, tem q dar espaço pra outras jogadoras mesmo. Ainda mais em Americana q tem um bom elenco. No caso Gil anotou 15 pontos e Clarissa 16 (titular indiscutivel).

Márcio - Ourinhos-SP disse...

Pessoal, boa tarde! Assino embaixo tudo que foi escrito acima. Campeonato horrível, nível técnico baixíssimo e pra nem ser lembrado mais. Claro, menos pelo pessoal de Americana, que conquistaram o título invictos e com méritos. Parabéns pra eles. Só queria dar um "pitaco" no assunto sobre a não transmissão da ESPN. Não sou funcionário ou advogado da TV para defendê-los aqui, e nem sei quais as condições dessa "exclusividade de transmissão do campeonato", a qual acredito que a própria ESPN deve estar arrependida até o último fio de cabelo por terem adquirido algo tão inviável, economicamente falando. Caíram no conto do vigário. Propaganda enganosa da FPB! Mas sejamos honestos e sinceros com eles e nós mesmos e me digam: qual seria o retorno de um campeonato tão pessimamente elaborado, cuja tabela dos jogos foi conhecida horas antes dos primeiros jogos? Que audiência isso daria, por exemplo, em Manaus? Não preciso ir longe. Aqui mesmo em Ourinhos a cobertura é mínima, quase zero. E vem diminuindo ainda mais na mesma medida de que o time não consegue repetir minimamente um desempenho que ao menos lembre os tempos de glória do nosso time. Apenas um ou outro "guerreiro incansável" (cito, por exemplo, o pessoal do Jornal Diário de Ourinhos. Podem ver aqui mesmo no blog, muitas das matérias de Ourinhos são do pessoal do Diário, a quem parabenizo pela insistência e perseverança) mantém essa chama acesa. Nem mesmo a afiliada da TV Globo aqui na cidade se quer aparece no Monstrinho pra uma matéria. Do resto da imprensa local então nem comento nada, pois mesmo nos bons tempos de vitórias e títulos, a cobertura sempre foi pífia! Se não for a belíssima atitude de alguns poucos "heróis" esticarem faixas em pontos estratégicos da cidade informando sobre os jogos, o torcedor ourinhense nunca saberá quando teremos jogos no Monstrinho. Vejam os públicos nos jogos. Vejam as estatísticas dos jogos. Teve jogo (vários até) com placar de jogo de Casados x Solteiros. Um time fazer menos de 10 pontos em um quarto, pra mim, é absurdo. O basquete feminino paulista está falido! O estado mais rico da federação tem um "torneio" (nem dá pra chamar o Paulista de campeonato) jogado as traças! O pior é que não conseguimos enxergar algo que possa melhorar a médio ou longo prazo essa situação. E, sinceramente, não acredito que nem mesmo a LBF poderá melhorar isso, mesmo com toda essa promoção anunciada por eles. Ou alguém aí duvida que o SPORT Recife não será bicampeão? É, Bert e pessoal do blog: a gente se fala há tanto tempo, sempre tivemos a esperança de dias melhores pro basquete feminino nacional e parece que desde aquela época éramos apenas meros sonhadores, meu amigo. Tomara que algo extraordinário aconteça e nos faça ressurgir da cinzas. Que ao que parece é a cor mais exata para a atual situação do nosso querido basquete feminino. Tomara que o cinza não fique mais escuro daqui pra frente. Grande abraço a todos.

Anônimo disse...

Bert, voce não fala nada da Cacá. Porque o Carlinhos não deixa essa menina jogar? Ela é fraca mesmo? Já está bem rodada e por onde passa só esquenta banco . Ela é muito melhor que a Ramona e a Luana juntas. Damiris vai ser promessa até morrer. A Ega é 10 a zero na Damiris.

Anônimo disse...

É vale o lamento pela contusão da Sassá...Também a base joga em cada quadra, que dá dó.

Anônimo disse...

Bem,aos críticos ferrenhos,posso afirmar que tudo vai
mudar com o inicio da Liga.A Hortencia,tão criticada
nesse blog, trabalhou e muito para dar condições aos
8 clubes de participarem do campeonato.A bola agora
esta na mão deles.É fazer a parte que lhes compete e
aí sim,teremos um campeonato digno das tradições do
basquete feminino.

Anônimo disse...

Me poupe, anônimo das 14;39.
Hortência, precisa falar mais...

Anônimo disse...

Bert, vc leu o comentário da Adrianinha no facebook?
"Foi um descaso com o basquete feminino...
O campeonato Paulista terminou ontem sem ao menos ter um jogo transmitido! Lembrando que das 8 equipes da Liga Nacional 5 serão de Sao Paulo.
Dizem que a ESPN tinha os direitos de transmissão e escolheu nao transmitir.
Enquanto isso a Liga Masculina ate espaço em tv aberta esta conquistando.
Por isso acho injusta as criticas contra nossa modalidade que a anos vem sobrevivendo através de amantes da modalidade que lutam juntamente com as jogadoras.
Cito aqui Seu Chico de Ourinhos, a Lais de Santo Andre, o Barbosa , a Unimed de Americana, o Divino de Jundiai, o Bradesco de Osasco, o Roberto Dornellas de Recife, e outras pessoas, técnicos, ex-jogadoras, torcedores que nas suas cidades e clubes continuam lutando, apoiando para manter uma equipe, uma escolinha, participar dos campeonatos…
Estamos agora na expectativa de uma Liga Nacional bem mais organizada que o ano passado. Temos mais uma equipe que vem de fora do estado de Sao Paulo, Brasilia, que ha anos tem uma equipe muito forte no masculino, e ja revelou varias jogadoras.
Me impressiona a ausência de um time do Rio de Janeiro e de um time do Sul do pais, que realiza um ótimo trabalho de base, que pude assistir jogando nos JEB'S desse ano.
Um primeiro passo já foi dado, com uma liga mais organizada, agora espero que a mídia nao seja ingrata e de a atenção merecida, pois sabemos o quanto e importante para a divulgação da modalidade e para os patrocinadores, que os jogos sejam transmitidos, de que se fale nos jornais e telejornais sobre o andamento do campeonato."
Este comentário está no grupo "Familia do basquete feminino"

Ainnem Agon disse...

Excepcional análise do Campeonato Paulista! E eu só teço um cometário: o que esperar de um país como o Brasil a não ser mediocridade administrativa? Infelizmente nascemos em um país medíocre, com uma população medíocre.

No restante eu digo que estava torcendo MUITO para São José mesmo sendo de Americana. Os motivos foram os mesmos desse texto. E, "reservas juvenis de Americana", SAIAM LOGO DO TIME! Procurem mais tempo de jogo em outros times, é melhor ser titular no pior time do que ser campeão não jogando 1 minuto sequer. Fabi já o fez, e até a Thaís, que acabou de sair do juvenil de Americana, já achou seu lugar em São José, tendo a (dificílima) responsabilidade de marcar a Ega nas finais. Cacá é outra que saiu de Santo André e achou o seu espaço.
Mudando de assunto, falem o que for mas a mim a Babi é a melhor armadora do Brasil. Suas atuações nas finais comandaram o fragilizado time do S. José a quase obter uma vitória. Foi a melhor coisa que fez: deixar Americana. Espero que as duas jogadoras-reforço americanas sejam peças ótimas para o time chegar forte na LBF.

Para finalizar, que venha a LBF com surpresas agradáveis tanto em times quanto em jogadoras!

Anônimo disse...

o que eu pude notar qur com a saída do VIRGIL de técnico de americana veio o experiente VENDRAMINE.que com sua experiência e conhecedor do basquete feminino, logo transformou a excelente KARLA que joga tanto como ala ou como armadora, com sua larga experienencia para comandar o time de americana,logo não poderia ser outro o resultado de campeã paulista 2013. AGORA QUANTO A DIVULGAÇÃO DOS JOOGOS A CULPA É SOMENTE DA FPBF, QUE MAIS UMA VEZ DEMONSTROU SER INCOMPETENTE PARA DIVULGAR E MOSTRAR O BASQUETE FEMININO NA MÍDIA.

Anônimo disse...

Ainnem, concordo com vc. Eu nao sou de Americana, mas sou admirador da base de Americana, mas neste ano eu simplesmente venho desencantando com o time de Americana, pelo descasso com as pratas da casa. Cade vez mais fico desacreditada que um dia veremos jogos de qualidade sem dar chances as novas.

Anônimo disse...

KARLA, MAIS UMA VEZ PARABÉNS, TRINTONA MAIS GOSTARIA DE TER VOCE NO MEU TIME.

Anônimo disse...

KARLA, SE QUISER ESTAFREMOS TE ESPERANDLO DE BRAÇOS ABERTOS, CLUBE VIZINHANÇA.BRASILIA/DF,





Anônimo disse...

Sem Plutin, sua principal atleta, e sem as duas americanas contratadas recentemente, São José conseguiu fazer jogos disputados, todos com reais chances de vitórias. Estão de parabéns.

Americana está cada vez mais exagerando no imediatismo. Após perder o título da LBF para o Sport, resolveu contratar um elenco que daria para montar dois times.

Infelizmente, nem sempre as melhores jogadoras formam o melhor time ou sequer um time.

É muito ego para um time só.

Estamos no final do ano e o time de Americana não sabe quem será a armadora (a chamada posição 1 que vejam só) que conduzirá o time na LBF.

Achar que Karla é armadora, francamente.

Pelas limitações da equipe de São José e pelas jogadoras que tem Americana não tinha como deixar esse título escapar mesmo, mas o Sport, a própria equipe de São José com as três estrangeiras e possivelmente o Maranhão virão fortes para a LBF e creio que Americana será, no máximo, vice novamente.

SINCERÃO disse...

Anônimo das 14:39,


Hortência é realmente um fenômeno da gestão esportiva.

Enquanto a FINAL do Campeonato Paulista jogada por dois dos melhores times do país não foi televisionada, ela conseguiu trazer para a LBF e fazer com que o SPORTV transmita um jogo de um time formado por ALUNAS DE UMA ESCOLINHA DE BASQUETE (Brasília).

Já pensou que lindo o presidente da Bombril e o outro patrocinador assistindo essa belíssima partida?

Como os caras vão ficar orgulhosos e certos de que está investindo o seu dinheiro num excelente produto.

Já pensou que lindo que vai ser, logo a segunda partida da competição (Rio Claro x Brasília) os narradores e comentaristas do SPORTV trabalhando e comentando aquele verdadeiro espetáculo.

Imagina a audiência, todos vão ficar maravilhados com tamanho nível técnico.

Imaginem o show que meninas que NUNCA JOGARAM UMA PARTIDA PROFISSIONAL NA VIDA vão dar na TELA DO SPORTV.

Não é uma bela apresentação? Não é uma bela maneira de ganhar espaço na TV, na imprensa, novos torcedores/telespectadores, novos patrocinadores?

É um espetáculo!!!!

Espetáculo semelhante ao que foi a gestão dela na CBB, com um treinador por ano comandando a seleção, micos semanais na imprensa e fiascos e mais fiascos nas competições, cujo o auge foi jogar uma OLIMPÍADA COM ONZE ATLETAS.

Hortência realmente é um gênio da gestão esportiva, embora seja um gênio incompreendido pela maioria das pessoas que acompanham o basquete feminino e tem o mínimo de bom senso, mas eu e você entendemos a genialidade dela.

Tamo junto!!!!

Anônimo disse...

Alguns comentários me assustam, ou porque a pessoa é parente da atleta ou de técnico ou por não entender de basquete.
1 São José não está nem ai com a base, simplesmente tem sorte de ter quatro meninas no minimo ingenuas ganhando títulos na base para eles desde 2011, Vitoria , Maira , Carolina e Estela e agora tiraram Ramona de Jundiaí e Thais de Americana.
2 Na apresentação da liga nem mencionaram as meninas mandaram as recém contratadas Fabi e Ramona.
3 Ramona jogou muito , e thais teve que jogar um pouco pois a Plutim se machucou e no ultimo jogo a Fabi saiu no 3 quarto com cinco falta e a unica pivô era a Thais.
4 Babi não vestiu a camisa de São José parecia ainda que jogava por americana ia no banco delas pegar toalha ficava conversando com a comissão técnica de americana e não jogou nada no máximo assistiu o jogo.
5 O técnico de São José não aproveitou para dar oportunidade para as meninas Estela e Carolina tentando no minimo surpreender Americana, sem ousadia ele vai continuar sem ganhar nada sempre na mesmice que o basquete feminino quer, por ter poucos times.