sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Depois de retorno ao Brasil, Lilian Gonçalves se aposenta das quadras

lilian_divulgacao Nascida em Sorocaba, cidade-símbolo do basquete feminino no país, a ala Lilian Gonçalves  teve uma trajetória bem precoce na modalidade.

Em 1998, aos 18 anos, já ocupava espaço na rotação do BCN/Osasco, campeão paulista e vice-campeão nacional, ao lado de Cris, Adrianinha, Micaela, Claudinha, Elena Tornikidou, Ruth, Geisa, Kattynha, Cíntia Tuiú e da búlgara Albena Branzova.

Dois anos mais tarde agarrou a oportunidade e conseguiu garantir uma vaga na seleção que disputou as Olimpiadas de Sydney (2000),  e aos 21 anos chegou a sua maior conquista na carreira: o bronze olímpico.

De lá para cá, acumulou títulos em clubes (quatro nacionais) e na seleção (tetracampeã sul-americana).

Nos últimos três anos, Lilian esteve em Portugal defendendo o Vagos.Lilian Gon%C3%A7alves_thumb%5B5%5D

Nesse ano retornou ao Brasil e participou do projeto de Catanduva, que não conseguiu vaga nas semifinais do Paulista.

Encerrada a participação no torneio, a jogadora decidiu que era hora de parar e já se dedica a outros projetos.

Disciplinada, discreta e inteligente, Lilian teve bons momentos em clubes e na seleção, onde foi responsável por bolas decisivas na conquista da medalha de bronze no Pan-Americano de Santo Domingo (2003).

Com o anúncio da aposentadoria de Lilian, a última geração de campeãs do esporte em Mundiais Adultos/Olimpíadas ainda em atividade está próxima a se extinguir.

Do grupo do bronze de 2000 estão em quadra atualmente apenas Adrianinha (que tenta o bi-campeonato da LBF pelo Sport) e Kelly (que também esteve em Catanduva e é nome certo no Maranhão Basquete para a LBF). Além de Lilian, já pararam outras nove daquelas medalhistas:  Claudinha, Helen, Adriana Santos, Janeth, Zaine, Marta Sobral, Silvinha Luz, Alessandra e Cíntia Tuiú.

11 comentários:

Paty Monteiro disse...

Vi no site da WNBA q Roneeka Hodges va jogar no maranhão. Procede?

Anônimo disse...

Nem lembrava que ela jogou o pan de Santo Domingo..

Anônimo disse...

Que pena! Acho que ainda dava para jogar mais uns anos... Mas, viver de esporte não é fácil... Valeu Lilian!

Rogerio Silvestre disse...

Sydney Carter tem assinado contrato com o Maranhao, mas não sabia da Hodges! O Maranhao precisa de uma pivo forca para dar trabalho a Erika!

Anônimo disse...

Se procede essas 2 contratações para o maranhão + Iziane + o time do Catanduva e + uma pivô estrangeira. O time ñ só vai brigar d igual p/ igual com Sport e Americana. Mas, essa liga vai ser muito boa em nível técnico.

p.s. pelo q eu sei a ala-pivô Elena Delle Donne ñ ta jogando em lugar nenhum. Bem q poderia formar uma dupla no garrafão com a Kelly.

Anônimo disse...

Maranhão precisa vai levar o time de Catanduva todo (Natália, Micaela, Sil, Mamá e Kelly) + Iziane e duas WNBA. Bom time! Pelas novas regras dá para contratar + 1 estrangeira. Pena que a Lilian não vai, ela seria bastante útil para essa equipe.

Anônimo disse...

Parabéns pela brilhante carreira Lilian!

Anônimo disse...

Liliam, que pena ter perdido esses três anos em Portugal porque pelo o que eu saiba elas não são profissionais e com qualidade técnica e nível, e sem investimentos também. Mas como foi falado sabemos que tem muita inteligência e dará bem onde for e o que fizer. Muito sucesso para você.

Anônimo disse...

O seu comprometimento sempre se destacou! Fez uma ótima carreira. Já tem outro destino? Siga com sucesso!

Anônimo disse...

Parabéns pela consolidada carreira! Com muito respeito as conquistas, principalmente pelo profissionalismo! Mas conta para o Blog os próximos passos!

Anônimo disse...

Após muitos anos de dedicação nao deve ser nada facil parar. Mas com sua inteligência vai superar qualquer desafio para uma nova jornada de trabalho. Boa sorte!