sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Amanhã: Sport x São José pela LBF4

Ramona_Palmira

A bola vai subir na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14. A competição, que está em sua quarta edição, começa neste sábado (30 de novembro), com o duelo isolado entre o Sport Recife, atual campeão, e o São José/Colinas Shopping, atual vice-campeão Paulista, às 11h00 (de Brasília), no ginásio de Esportes Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE). A partida terá transmissão ao vivo pelo SporTV.

O Sport Recife, comandado pelo técnico Roberto Dornelas, chega para esta competição com elenco um pouco reformulado, pensando na conquista do bicampeonato. Como parte final de sua preparação, o Rubro Negro realizou uma série de jogos em solo espanhol, obtendo excelentes resultados e deixando o grupo ponto para estreia; antes o time já havia disputado jogos na Argentina. Os resultados dos ‘giros internacionais’ foram estes:

- Sport Recife 52 x 67 Seleção da Argentina

- Sport Recife 82 x 53 Union Florida (Argentina)

- Sport Recife 89 x 62 Velez (Argentina)

- Sport Recife 104 x 23 Estrellas de Berisso (Argentina)

- Sport Recife 66 x 77 Embutidos Bembibre (Espanha)

- Sport Recife 70 x 43 Beroil Burgos (Espanha)

- Sport Recife 83 x 53 Zamora (Espanha)

- Sport Recife 77 x 80 Perfumaria Salamanca (Espanha)

- Sport Recife 73 x 62 Rivas (Espanha)

Os reforços do representante pernambucano para esta temporada são estes: a ala norte-americana Tiffany Hayes (ex-Atlanta Dream), a pivô Nádia Colhado (ex-São José), a ala Izabela Andrade (ex-São José), a ala Tatiane Pacheco (ex-São José), e a pivô Ingrid Vasconcelos (ex-Náutico). Do grupo que esteve em ação na temporada passada, os destaques são: a pivô Érika de Souza, armadora Adrianinha Moisés, a ala Palmira Marçal e a pivô Franciele Nascimento.

“É um campeonato novo e todas as equipes se reforçaram, deixando a disputa em igualdade, por isso, acredito que este vai ser um campeonato acirradíssimo. Esperamos impor um bom ritmo para tentar colocar em prática tudo o que temos treinado, com a mesma disposição que começamos a nossa luta pelo título, com empenho, garra e com essa grande torcida rubro-negra sempre nos apoiando”, comenta a ala Palmira Marçal, do Sport Recife, salientando que mesmo sem ver a equipe adversária atuando, está ciente de suas qualidades.

“Difícil falar sobre o São José, já que não vimos nenhum jogo do Campeonato Paulista, mas deu para perceber que é uma equipe que chega forte, já que estiveram na decisão do estadual e está no páreo para buscar o título da LBF. É uma equipe renovada, mas que conta com jogadoras experientes. Temos que ser inteligentes e saber aproveitar toda e qualquer falha que elas possam cometer ao longo dos 40 minutos”, complementa Palmira.

O São José/Colinas Shopping é uma equipe jovem e que vem demonstrando crescimento a cada temporada. E a meta do técnico Carlos Lima (Carlinhos) para esta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) é justamente esta, ou seja, mostrar evolução e alçar voos maiores do que no campeonato anterior, como aconteceu no recém-terminado Campeonato Paulista Feminino, quando a equipe ficou com o vice-campeonato.

O elenco foi bastante modificado, com a chegada de oito jogadoras: a ala Fabiana Caetano (ex-Americana), a pivô cubana Plutin Tizon (ex-Maranhão), a ala Cacá Martins (ex-Maranhão), a ala Karen Rocha (ex-Americana), a pivô Karina Jacob (ex-Ourinhos), a ala Isabela Ramona (ex-Guarulhos/FUMGUARU) e as norte-americanas Anne Armstrong (ala – ex-Atlanta Dream e Georgia University) e Jasmine James (lateral – ex-Phoenix Mercury e Georgia University).

“Vai ser uma estreia muito difícil, já que iremos enfrentar uma equipe de grande qualidade, com elenco forte e que sempre joga com o seu ginásio lotado”, relata Lima, que espera crescimento da equipe com a incorporação das atletas norte-americanas James e Armstrong ao elenco. “São jogadoras jovens, que estão ansiosas para a estreia. Esperamos que elas deem um pouco mais de velocidade á equipe e com isso possamos pontuar mais”, acrescenta Carlinhos, que não poderá contar com a experiente pivô Plutin Tizon, contundida.

“A Plutin está realizando tratamento intensivo, mas não estará em quadra na partida de estreia, devendo retornar em janeiro. É um desfalque considerável, pois é uma jogadora experiente, acostumada a jogar a Liga de Basquete Feminino (LBF), e importante para o grupo”, completa o São José/Colinas Shopping.

EQUIPES

Sport Recife

clip_image002[2]

 

São José/Colinas Shopping

clip_image004[2]sembabi

RETROSPECTO

No retrospecto de confrontos entre Sport Recife e São José/Colinas Shopping pela Liga de Basquete Feminino (LBF) foram três partidas, com três resultados favoráveis ao time pernambucano, todos na temporada 2013:

São José/Colinas Shopping 44 x 60 Sport Recife (primeira fase)

São José/Colinas Shopping 58 x 73 Sport Recife (playoff – quartas-de-final)

Sport Recife 73 x 63 São José/Colinas Shopping (playoff – quartas-de-final)

FORMA DE DISPUTA

A fórmula de disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 é a seguinte: na primeira fase, as equipes jogam entre si, em turno e returno, e as seis melhores agremiações se qualificam ao playoff. Os times classificados do terceiro ao sexto lugares disputarão as quartas-de-final. Já as agremiações que ficaram no primeiro e segundo lugares avançam diretamente a semifinal.

As equipes participantes são estas: Sport Recife (Pernambuco), Americana (São Paulo), Maranhão Basquete (Maranhão), São José/Colinas Shopping (São Paulo), AD Santo André (São Paulo), Ourinhos Basquete (São Paulo), Rio Claro Basquete (São Paulo) e Brasília/CSUV-1 (Distrito Federal).

RODADAS INICIAIS

Primeira semana

30 de novembro de 2013 (sábado)

11h00: Sport Recife x São José/Colinas Shopping, em Recife (PE) – SporTV

02 de dezembro (segunda-feira)

20h00: Americana x ASSER/SEME Rio Claro, em Americana (SP)

Segunda Semana

07 de dezembro de 2013 (sábado)

16h00: Ourinhos Basquete x Sport Recife, em Ourinhos (SP)

18h00: Americana x Brasília/CSUV-1, em Americana (SP)

09 de dezembro de 2013 (segunda-feira)

20h00: Rio Claro Basquete x Sport Recife, em Rio Claro (SP)

Terceira Semana

14 de dezembro de 2013 (sábado)

16h00: Ourinhos Basquete x AD Santo André, em Ourinhos (SP)

16 de dezembro (segunda-feira)

21h00: Rio Claro Basquete x Brasília/CSUV-1, em Rio Claro (SP) – SporTV

A tabela completa pode ser conferida neste link: http://www.ligadebasquetefeminino.com.br/tabela/

Nenhum comentário: