segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Projeto social vira referência em Recife e alcança resultados expressivos no Encontro Sul-Americano

Final34

O Nosso Clube Pernambuco é um clube de basquete que está situado em Recife e vêm obtendo grandes resultados estaduais, regionais e nacionais. Mas esta história começou há aproximadamente seis anos quando o formato era de projeto social de inclusão através do esporte. Os treinamentos eram aos sábados e eram realizadas várias atividades (oficinas de computação, artes, jornalismo e recreação) para faixas etárias distintas durante a manhã inteira.

Todo o trabalho era feito com ajuda de voluntários e aos poucos começaram a surgir possíveis potenciais para o basquete. Foi quando em 2011 o presidente Affini Junior convidou o técnico Mário Ramires (formado em educação física pela UPE e pós-graduado em Fisiologia do Exercício) para seguir com os treinamentos durante a semana, visando a participação em competições. Neste momento o Nosso Clube deixou de ser unicamente um projeto social e passou a ser um clube voltado para o rendimento esportivo.

Sub 15.8 Final9 Final12

Este primeiro grupo foi formado por meninas da região, oriundas de escolas públicas e que tinham no seu perfil muita determinação, garra, vontade de vencer e amor ao basquete.

O contato delas com o técnico fez com que ele buscasse bolsas de estudos na escola em que trabalha, o Espaço Cultural Ariano Suassuna, fazendo com que através do basquete elas tivessem a oportunidade de ter estudo de qualidade e um maior número de treinamentos durante a semana.

O resultado foi inacreditável. Em 2012, quando elas tinham 13 anos, a escola foi campeã da Liga Escolar sub 13, Campeã do Campeonato Pernambucano invicto sub 13 e 3° nos Jogos Escolares de Pernambuco sub 14.

O grupo continuou treinando forte e neste ano de 2013 ganharam os Jogos Escolares sub 14 invictos e a partir daí a equipe representará Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiro no Rio Grande do Norte.

O próximo passo foi o 17° Encontro Sul Americano de Basquete em Novo Hamburgo no sub 14 feminino, considerada a melhor competição de base do país. O clube não tinha recursos, mas foi com a ajuda de amigos, venda de rifas, venda de lanches nas escolas que o Nosso Clube viajou para o Sul do país e foi vice-campeão com uma linda campanha. Os frutos do Sul Americano renderam o prêmio de melhor técnico do campeonato e mais duas atletas eleitas para a seleção do campeonato, Dani Cris como melhor Pivô e Marina Paes a melhor defensora (as duas têm 14 anos).

Sul Americano Sul Americano1 Sul Americano56

Os resultados do 17° Encontro Sul Americano foram assim:

16 de Julho - Nosso Clube 28 x 17 Americana - SP

17 de Julho - Nosso Clube 60 x 23 San Lorenzo - Paraguai

18 de Julho - Nosso Clube 38 x 34 Apagebask/Guarulhos - SP

18 de Julho - Nosso Clube 35 x 12 Sinodal - RS

Fase Ouro

19 de Julho - Nosso Clube 30 x 28 Americana - SP

20 de Julho - Nosso Clube 58 x 37 Sanjonia - Paraguai

FINAL

20 de Julho - Nosso Clube 53 x 54 Apagebask/Guarulhos – SP

Atualmente está acontecendo o Campeonato Pernambucano Sub 14 e Sub 15 com os seguintes resultados:

Sub 15

12 de Julho – Nosso Clube 34 x 28 Náutico

10 de Agosto – Nosso Clube 72 x 41 Sport

23 de Agosto – Nosso Clube 50 x 34 Náutico

Sub 14

14 de Junho – Nosso Clube 38 x 19 Náutico

01 de Setembro – Nosso Clube 50 x 21 Sport

Diante dos resultados positivos, o técnico Mário Ramires foi convidado para comandar a Seleção Pernambucana, que jogará em Goiás a 2° divisão de 01 a 05 de outubro.

4 comentários:

Henrique Baptista Silva disse...

Ótima notícia! Expansão pela boa difusão do basquete no país,nos deixando orgulhosos desde já;pelo futuro do nosso esporte. O basquete feminino que sempre produziu bons resultados diante de muitas dificuldades(até mesmo quando o basquete era popular,porque o contingente de praticantes era pequeno). É bom demais saber que se pode buscar talentos em diversos lugares do Brasil jogando no mesmo nível.

Anônimo disse...

Existe salvação!!!!!

Parabéns pelo trabalho.

Anônimo disse...

Esse sub 15 e sub 14 eh o campeonato estadual?

Anônimo disse...

q blz
parabens pela iniciativva