domingo, 18 de agosto de 2013

Zanon cita 'gosto amargo' com revés, mas observa seleção no rumo certo

O Brasil ficou em segundo lugar no Torneio Internacional Super 4 ao perder para o Canadá na decisão disputada em São Carlos. Apesar do revés, o técnico Luiz Zanon reconheceu que fica um gosto amargo por conta da derrota ter acontecido em casa. Mesmo assim, o treinador reconheceu que a entrega das atletas da seleção feminina de basquete mostrou que o trabalho de reformulação está no caminho certo.
 
- A derrota sempre deixa um gosto amargo, que a gente fica com o lado emocional abalado. Mas a nossa avaliação é positiva, principalmente pela superação das meninas nessa situação de jogar com uma equipe tão experiente como o Canadá, mas elas jogaram de igual para igual. A reformulação a nível de seleção brasileira já foi implantadada. É uma nova filosofia e uma nova situação. Temos que caminhar neste sentido para a Copa América - disse o comandante.
 
O treinador terá mais uma missão no comando da seleção. Nesta segunda-feira, Zanon divulga a lista de convocação das atletas que irão fazer parte do elenco que disputa a Copa América, que será entre 21 e 28 de setembro, na cidade mexicana de Xalapa.
 
- O grupo cresceu. Claro que necessita de peças importantes para dar uma sustentação. Nós da comissão técnica já conversamos. Talvez para a sequência, o momento mais difícil é agora, na Copa América, pois vamos tentar a vaga no Mundial para depois reformular o grupo para o ano que vem - completou.

Fonte: Globoesporte.com

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei o jogo equilibrado. Pelo time q tem, esperava até mais do Canadá ofensivamente (o Canadá conta com alas melhores q o Brasil)... mas, o time Canadense ainda carece de pivô (5).

Enquanto o Brasil. Acho q esse trabalho de renovação está sendo bem bacana, mas, é notório q resultados serão a longo prazo. Esse time ainda está longe de brigar por uma semifinal em um mundial. Talvez com Érika, adrianinha e Iziane entrosadas, o Brasil ainda possa sonhar com alguma coisa para 2014 e 2016...

Anônimo disse...

Se o Zanon continuar com essa proteção absurda em cima da Ramona,ele vai ter muitas derrotas ainda.Ela é apenas
Uma boa jogadora,nada mais que isso.Voltou a menina no
Final do jogo empatou o preço.La mentavel.

Anônimo disse...

O Canadá estava com um time diferente e mais fraco, inclusive a armadora titular Kia Nurse tem apenas 17 anos (1996). Esperava mais do Brasil, não vimos uma jogada nem trabalhada, a bola não chegava nas pivôs com qualidade, poucas trocas de passes entre as jogadoras abertas. Foi um jogo muito pobre taticamente, mas é bom vermos várias meninas novas demonstrando tanto potencial para ser desenvolvido.

Anônimo disse...

Quarta derrota consecustiva para o Canadá. Viramos fregueses né? E olha que é um time é super fraco, porém elas jogam juntas a muito tempo e faz dezenas de amistosos na Europa todo o ano. Que a gente siga o mesmo caminho para sair dessa freguesia logo! Ficar jogando só contra times medianos não vai nos tirar da mediocridade.

Anônimo disse...

Ja saiu a lista das convocadas.....

Anônimo disse...

http://m.diarioweb.com.br/noticia-detalhes/147828/edson-ferreto-se-reinventa-no-america

Marco disse...

Percebe-se que várias meninas dessa seleção tem muito talento e é preciso ter paciência até que elas adquiram a confiança necessária para jogar em alto nível, pois a maioria está estreando na seleção adulta e em jogos internacionais.

Que o trabalho de renovação continue e que possamos testá-las contra as seleções europeias que são nossas adversárias diretas para chegarmos nas semifinais de Mundiais e Olimpíadas.

O que preocupa é a falta de um sistema de jogo, parece que temos um treinador mais cru que nossas meninas.

As armadoras e as alas trocam poucos passes, embora ele tenha optado por jogar com duas armadoras, o que enfatiza ainda mais que o problema não são as peças e sim a estratégia de jogo.

O nosso jogo ofensivo é previsível demais, resume-se às bolas de três pontos forçadas, arremessos de meia distância da Damiris também forçados e a luta da Clarissa embaixo do garrafão para corrigir os ataques precipitados das colegas.

Pouco, muito pouco. Percebemos que várias atletas poderiam ser melhor aproveitadas. Infelizmente nosso ataque não consegue encontrar a pivô bem posicionada ou trocar passes para abrirmos para uma infiltração eficiente das alas.

Isso tudo tenho notado no jogo contra a China, depois no Sul-Americano e agora, continuamos na mesma.

Não conseguimos jogar no 5X5 e tão pouco nos contra-ataques.

A defesa, que oscilou muito no Sul-Americano, voltou a ser o nosso ponto forte com a volta da Clarissa, mas em termos de sistemas ofensivos de jogo, precisamos mandar o Zanon urgentemente assistir a Euloliga e Eurobasket, porque com esse repertório medíocre que ele tem apresentado até então, vamos tomar surra no Mundial ano que vem.

As meninas são novas e tenho certeza que vão aprender muito e evoluir demais, mas o treinador que não é tão novo assim, precisa tomar tomar consciência do quanto precisa aprender e correr atrás do tempo perdido para melhorar sua bagagem internacional.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Pra copa américa, eu levaria:

Armadoras:
Adriana
Débora
Taina.

Alas:
Patrícia
Joice
Tatiane
Jaqueline.

Pivô:
Erika
Clarissa
Damiris
Fabiana
Franciele.

Aguardamos o grupo do Zanini.

Sérgio/RJ disse...

NÃO DEVEMOS CRUCIFICAR O ZANON, ACREDITO QUE ELE ESTA´DANDO UMA CARA NOVA À SELEÇÃO. GOSTEI MUITO DA DEFESA DAS MENINAS. ACREDITO QUE NÃO PRECISÁVAMOS CHAMAR AS JOGADORAS MAIS EXPERIENTES, POIS COM ESTE TIME DAVA TRANQUILAMENTE PARA GARANTIR A VAGA NO MUNDIAS, POIS GANHARÍAMOS FACILMENTE DA ARGENTINA, CUBA PORTO RICO E ATÉ DO CANADÁ, QUE SERIAM NOSSOS CONCORRENTE DIRETOS PARA A VAGA.