quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sport pronto para defender título

20130424100658715323a

Um dos trunfos do Sport para conquistar a Liga Feminina de Basquete foi o planejamento. Antecipado, bem feito. Receita que o está sendo repetida. Ontem, o clube anunciou mais duas contratações. Aquisições para substituir as atletas que deixaram o clube e fecham o elenco para a temporada 2013/2014: são elas a norte-americana Sandora Irvin, do Americana, vice-campeã da Liga, e Izabela, do São José. Além delas, o Sport já havia acertado com a pivô Nádia Coelho e a ala Tatiane Pacheco, as duas também do São José. A reapresentação do elenco está marcada para 2 de maio.
Com o grupo definido, a expectativa fica agora para saber qual será o próximo compromisso do Sport. Os planos continuam voltados para o Campeonato Paulista, que começa em agosto. A negociação, segundo o técnico Roberto Dornelas, está bem adiantada com quatro cidades. A intenção dele segue inalterada: jogar em São Paulo, mas manter a base em Pernambuco. Antes da reapresentação do time, Dornelas deve viajar para definir de vez a situação.
Independentemente disso, o time vai começar os treinos. Será um período de adaptação, segundo o treinador. “Houve mudanças no time e as características mudam um pouco”, afirma. Nesse primeiro momento, ele não contará com Érika nem Sandora. As duas vão jogar a WNBA, que tem início previsto para 24 de maio, mas voltam ao Leão em outubro. A tempo de reforçar o time na reta final do Paulista, se for o caso, e de ajudar a equipe a defender o título da Liga Nacional.

Comentários de Roberto Dornelas, técnico do Sport

"Conheci Izabela quando fui assistente da seleção sub-20. É uma jogadora que vem substituir a Alex. Tem um aproveitamento muito alto na bola de três, é forte, alta, vai ajudar bastante a nossa equipe"

"Sandora é uma jogadora que nem é preciso falar. Já jogou com Erika na WNBA, estava há dois anos na Americana. É uma jogadora que chega para manter o nosso grupo muito forte"

Nádia

"Ela fez parte da Seleção em Londres. É da posição de Érika. Vai nos ajudar muito na ausência de Érika e até com a própria. Eu consigo visualizar elas jogando juntas"

Tatiane

"Ela foi a revelação da Liga Nacional. Foi o meu voto, inclusive. É uma jogadora que deu um trabalho danado para a gente na semifinal, muito rápida, com um bom aproveitamento dos três pontos. Certamente estará na Seleção na Olimpíada do Rio."

Os reforços

Izabela, pivô
Foi contratada para substituir Alex, peça importante no time de Roberto Dornelas - foi a terceira cestinha do Sport. Defendeu o São José na Liga Feminina.
Na Liga Feminina
11 jogos
27min07 média de tempo por jogo
78 pontos
7,09 média de pontos por jogo
Sandora Irvin, pivô
A norte-americana foi contratada para a vaga de Fabiana. Teve um bom desempenho na final contra o Sport. Deve disputar a WNBA e voltar ao Sport em outubro.
Na Liga Feminina
10 jogos
16min58 média de tempo por jogo
47 pontos
4,7 média de pontos por jogo
Nádia Colhado, pivô
A sua contratação foi para suprir a saída de Alessandra. Uma substituição da experiência pela juventude - Alessandra tem 39 anos, enquanto Nádia tem 24.
Na Liga Feminina
9 jogos
22min42 média de tempo por jogo
77 pontos
8,6 média de pontos por jogo
Tatiane Pacheco, ala
Foi contratada para a vaga deixada por Skylar, uma reserva constantemente acionada por Dornelas na Liga Feminina.
Na Liga Feminina
11 jogos
22min38 média de tempo por jogo
102 pontos
9,3 média de pontos por jogo
Reforço local
Ingrid Vasconcelos
No ano passado, Dornelas tinha feito um convite para a atleta de 18 anos defender o Sport. Na época, Ingrid defendia o Osasco e descobriu que estava grávida durante uma excursão da Seleção sub-19. Decidiu voltar para o Recife. Deu um tempo na carreira e acabou acertando com o Náutico. “Na semana passada, ela pediu para fazer parte do grupo, que queria jogar. Hoje (ontem) ela confirmou o interesse e vai treinar conosco. É sempre bom ter mais uma pernambucana no grupo”, afirmou Dornelas.
As remanescentes
Adrianinha
Palmira
Franciele
Luciana
Gattei
Viviane Coelho
Laís Nanes
Claudinete Oliveira (Mô)
Érika Souza
Isabela Costa
Letícia Xavier
Gessiane

Fonte: Superesportes

9 comentários:

Anônimo disse...

Que pena que a Tatiane já foi escalada para reserva pelo treinador, só espero que ela jogue mais que a Skylar, pois precisa de tempo de quadra para continuar evoluindo.

Anônimo disse...

Com esse time perde feio no Sul-Americano e no Paulista. Americana está montando um timaço com três estrangeiras.

Anônimo disse...

Pelo desempenho da última LBF a Tatiane deve ser titular e a Iza reserva. Enquanto uma melhorou muito, a outra piorou demais.

Anônimo disse...

tres estangeiras?
Por enquanto, nome ventilado, apenas da paraguaia.

Henrique Baptista Silva disse...

Realocar a equipe para São Paulo não faria bem a auto-estima da torcida local pela intenção de fortalecer o esporte no estado de pernambuco. Seria melhor reunir os estados nordestinos que possuam menor número de equipes disputando e fazer um campeonato competitivo regional só. Isso seria saudável para todos! Torcida,clubes,aspirantes a jogadoras(crianças que sonham a vir jogar quando se tornarem adolescentes,adolescentes que já jogam nas categorias de base pela oportunidade de defender seu estado quando se tornarem adultas,e etc...). É preciso fortalecer a idéia de que se pode realizar um bom trabalho lá,do que super-estimar o valor do que seja feito fora. Esta mentalidade não esta sendo boa para ninguém.

Henrique Baptista Silva disse...

Com outras palavras... É preciso fazer acreditar que o que é produzido lá,é tão bom quanto no sudeste ou qualquer outro lugar do país. E que eventos feitos por lá,são do mesmo porte e significado realizados fora. E o caminho que está sendo utilizado não contribui para fortalecer a idéia. Mas sim,a mentalidade de que poucas entre várias atletas locais que estejam jogando nas categorias de base terão o "privilégio"(?) de participar de um elenco "comprado" de FORA. Ao invés de que TODAS possam TER UM FUTURO defendendo suas equipes depois de adultas no seu próprio estado,na sua própria região,representando-a diante de um campeonato nacional. Mas infelizmente "1" entre várias delas. Isso é triste.

Henrique Baptista Silva disse...

Me desculpem,a quem eu pareça ter sido óbvio em relação a mensagem anterior. Mas porque estive recebendo críticas aqui no blog,de que eu seja um sujeito que NÃO FALA NADA COM NADA. E de acordo com as reações que já havia percebido,me dei conta que deque quem "falou" isso não devia ser o único. Daí então,passei a tententar me fazer entender com melhor clareza do que de costume. Só isso.

Anônimo disse...

Três estrangeiras só se os outros times permitirem.

Anônimo disse...

No último Sul-Americano de clubes já foi permitida a participação de três estrangeiras.