quarta-feira, 10 de abril de 2013

Declarações de Zanon no Arena Sportv

Luiz Augusto Zanon, técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina foi o convidado, desta terça-feira (dia 9), do Arena Sportv. Zanon, que conquistou o vice-campeonato da Liga de Basquete Feminino – LBF 2013, no último sábado (6), irá dirigir pela primeira vez uma equipe nacional. O técnico falou durante a entrevista sobre o convite da CBB e o planejamento para o próximo ciclo olímpico.
Comando da Seleção Brasileira Adulta Feminina
Esse convite é um grande desafio. Tive a oportunidade de ajudar o basquete feminino por Americana e trazer títulos. Também já fiz isso no masculino com Limeira. E agora tenho esse privilégio e o desafio de assumir a seleção. Sei das necessidades e do momento que o basquete feminino passa, mas é um prazer e vou tentar fazer o que fiz nos clubes, agora em âmbito internacional com a seleção. Vou fazer o máximo para tentar colocar o basquete feminino na melhor situação possível.
Renovação das Jogadoras
Temos alguns problemas a serem resolvidos, como a falta de jogos internacionais, a experiência para as novas atletas e a escassez de novas gerações de jogadoras, além das poucas equipes disputando a Liga Nacional. O surgimento de novas equipes, fora de São Paulo (SP), como o Sport Recife (PE) e o Maranhão Basquete (MA), são fundamentais. Espero que outras equipes voltem, consigam permanecer e dar sequência ao trabalho. Como professor, acredito também que há um pouco de desinteresse nas escolas. Podemos ajudar no sentido de aumentar nas escolas esse número de praticantes porque é dali que começa a base.
Planejamento do Ciclo Olímpico
Nesse primeiro momento vou seguir um planejamento feito na temporada passada. Vou cumprir isso, mas temos o outro trabalho que é fazer uma mesclagem das novas atletas com as mais experientes. É preciso dar experiência para essas meninas novas e saber o real potencial internacional de cada uma, pois sabemos da diferença do mercado interno para o de fora. Vamos realizar dois amistosos contra as equipes da WNBA, o Atlanta Dream, da Érika, e o Washington D.C., da Iziane. Quero que as meninas conheçam um outro universo que elas ainda não conhecem. Ligarei pessoalmente para falar a importância de cada uma delas nesse novo cenário. Quero o melhor para o Brasil e poder dar minha contribuição em formar o melhor elenco em prol da seleção brasileira.
Vamos primeiro disputar o Campeonato Sul-Americano, no mês junho, que classificará quatro seleções para a Copa América do México, em setembro. A Copa América definirá os três primeiros para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014.
Na minha vida, eu sempre acho que temos que ganhar tudo. O objetivo tem que sempre ser o melhor e é isso que vamos buscar. Quero também saber como estão as outras seleções para este ciclo de quatro anos. Vou assistir o Mundial Sub-19, ver o que está surgindo e como está o desenvolvimento. Nosso objetivo é chegar em 2016 com uma seleção forte.
Técnicos brasileiros
Quero trabalhar com os técnicos que estiverem ligados ao basquete feminino, principalmente com das atletas selecionadas. Discutir as adversidades e o perfil de suas atletas. Não temos o contato do dia a dia, e acredito que o próprio treinador pode me fornecer isso. Vou ligar para todos os técnicos da LBF e conversar para saber se podem colaborar. Queremos atingir nosso objetivo que é fazer uma seleção nacional forte. Temos que valorizar os nossos treinadores que estão sempre lutando pela melhoria da modalidade.
Liga Nacional Feminina – LBF
O espelho vencedor, com jogadoras consagradas internacionalmente, desperta o interesse nas bases e o surgimento de mais gente praticando. O grande problema é a escassez de praticantes no basquete feminino. As equipes do Sport e Americana têm um trabalho de base que é uma fabrica de atletas. Precisamos de mais clubes fazendo isso para termos mais praticantes. A atual edição da LBF foi sem dúvida a melhor com todas as jogadoras que estiveram nos Jogos de Londres.

10 comentários:

Anônimo disse...

tudo que ele falou a hortência já havia falado......não vejo nada de diferente..............acho que o problema não está em troca de técnico ou do dirigente que assume.....está em uma esfera maior. enquanto o bf der espaço a vaidade, individualismo e falta de um pensamento no todo ficaremos assim. pode colocar o melhor técnico, as melhores atletas do mundo, o melhor dirigente que nada vai pra frente.

Anônimo disse...

Sobre os problemas disciplinares de Iziane no último ciclo olímpico:
"Comigo é um ciclo novo, um momento novo. Está valendo de hoje para o futuro. Não tenho nada com ninguém, só quero dar minha contribuição com as melhores jogadoras em prol da seleção brasileira. Nem conheço o passado. Estou aqui convidado pelo Carlos Nunes e pelo Vanderlei para fazer meu trabalho".

Anônimo disse...

Declarações em vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=yshEzVcNFSM


http://www.youtube.com/watch?v=JY6qSj4cx5U

Anônimo disse...

Infelizmente me passou a sensação de uma pessoa que não conhece o basquete feminino....
A falta de jogadora está no fato de não ter time para jogar, as meninas que são formadas quando chegam ao adulto com 19 anos vão viver do que sem salario quantas eu vi desistirem por não ter opção de jogar não adianta ter um sub 17 com 10 ,15 times e um sub 19 com 4 , 5 no máximo 6 times ou como o nacional adulto...
São José foi Campeão paulista sub 19 , quarto lugar na liga e mandou todas as suas atletas esperar a prefeitura se manifestar se vai ou não por dinheiro, as mais velhas até conseguem esperar e as outras que precisam de dinheiro para comer......

Anônimo disse...

Anônimo das 08: 36, tudo que a Hortência falou ela não cumpriu, esse que foi o problema, espero que o Vanderlei apenas faça a parte dele e deixe o Zanon trabalhar. Aliás, a dona Hortência falava muito e não deixou os técnicos anteriores trabalhar.

Anônimo disse...

A Iziane será convocada, para a mudança de técnico os critérios já foram apresentados, esse é apenas um deles.

Anônimo disse...

Ao menos já temos dois jogos internacionais agendados né contra equipes da WNBA.
Já é um começo.
Célio

Anônimo disse...

O Zanon disse que vai testar meninas novas nos jogos da WNBA para saber o potencial internacional de cada uma!

Ok, é muito positivo essa iniciativa, mas algo me preocupa na fala dele: O imediatismo!

Meninas que estarão estreando com a camisa da seleção e vão enfrentar atletas da WNBA, naquele ambiente tão diferente das nossas quadra com APENAS DEZ DIAS DE TREINO podem não render todo o seu potencial nessa primeira experiência internacional que elas terão.

É preciso ter paciência e trabalhar ao longo do ciclo olímpico, tendo em vista 2016.

Espero que ele tenha isso em vista e não use essa experiência para rotular meninas como muitos fazem por aí ao dizer que fulana ou sicrana é jogadora que rende apenas em clube.

Anônimo disse...

TUDO QUE EU ESCREVO, O DONO DESSE BLOG NÃO COLOCA, ESPERO QUE COLOQUE ESSE RECADO: O ZANON NÃO TEM EXPERIENCIA EM COMPETIÇAO ITERNACIONAL E "MÁ-LE-MÁ" CONSEGUE UM SEGUNDO LUGAR... TECNICO DESPREPARADO PARA ASSUMIR UM BASQUETE. PÉSSIMA ESCOLHA.

Anônimo disse...

PARA ESSE ANÕNIMO DAS 19;01 SE EU TAMBÉM FOSSE DONO DESTE BLOG, TAMBÉM EVITARIA DIVULGAR ESSA BESTEIRA, SE VOCE É TÃO ENTENDIDO EM BASQUETE. PELO MENOS PODERIA TER CITADO AULGUM NOME.