quarta-feira, 10 de abril de 2013

Amigas de infância celebram vaga em Seleção de basquete Sub-19 (Globoesporte.com)

Arthur Costa

carolfisio Carol Ribeiro e Estela Arantes tinham oito anos quando pisaram na mesma quadra de basquete pela primeira vez, na zona sul de São José dos Campos, interior de São Paulo. Sem se conhecer, ingressaram em um projeto social da prefeitura. Carol, motivada pelo irmão mais velho Guilherme. Estela, descontente com o ballet e a natação, queria um novo esporte para deixar o rótulo de "gordinha" para trás.

Dez anos depois, integrando o time adulto de São José, estão juntas na Seleção Brasileira Sub-19, comandada pela ex-jogadora Janeth Arcain, que inicia nesta quarta-feira em Santo André a preparação para a disputa do Mundial da categoria na Lituânia, que será realizado em julho.

Se entraram naquela quadra da zona sul sem se conhecer, hoje são praticamente irmãs. A amizade formada no basquete foi levada para a vida. Além de atuarem no mesmo time e encararem a mesma rotina de treinamentos, escolheram o mesmo curso na faculdade: fisioterapia, e estudam na mesma sala.

- Ela foi a primeira pessoa com quem falei na quadra e no começo nem éramos tão amigas. Agora passo mais tempo com ela do que com minha família - conta a ala Estela, a primeira a ser convocada para a Seleção, em 2008, aos 14 anos. A armadora Carol começou a ser chamada no ano seguinte. Até por isso, a ida ao Mundial não é surpresa. Elas estavam no grupo do Brasil que em 2012 conquistou o vice-campeonato da Copa América em Porto Rico, perdendo a final para os Estados Unidos.

- É a realização de um sonho muito grande. Claro que na época éramos muito novas e não imaginávamos onde chegaríamos, mas agora quero seguir no basquete para o resto da vida. Tenho a meta de disputar as Olimpíadas de 2016 (no Rio de Janeiro). Espero e vou fazer de tudo para ir - conta Carol.

Estar entre as 16 atletas selecionadas por Janeth para integrar a seleção que deve ser a base do Brasil no futuro anima Estela, que se mostra motivada por buscar um lugar no time ao lado da amiga Carol.

- É muito difícil chegar a esse nível. Se chegamos é porque temos potencial. Então pretendo ir até onde der, até ver que não dá mais. Ter a Carol por perto me ajuda muito. Com ela sinto mais confiança, mais base. Ela é uma pessoa que conversa muito e isso me dá uma base - disse a ala.

Além da dupla, outro integrante do São José que integra a Seleção Sub-19 é o auxiliar Elvis Luis Pinto, que é assistente do técnico Carlos Lima no time adulto joseense.

Exemplo

As duas tem a mesma mentora no São José. A experiente armadora Cris, 34 anos, é a responsável por orientar os passos na carreira das duas promessas joseenses.

- Me espelho muito na Cris. Até por ela ter a mesma posição que a minha, sempre conversa comigo, me orienta. Gosto muito do estilo dela e tento pegar os pontos positivos - afirma Carol. Estela, mesmo sendo ala, também tem a armadora como exemplo.

- Ela é bem experiente e sempre está falando comigo, vendo no que posso melhorar. Acho ela uma jogadora excepcional - conta Estela.

Antes da disputa do Mundial na Lituânia, as comandadas de Janeth disputam torneios preparatórios na China, na França, além de amistosos na Lituânia. O Mundial começa no dia 18 de julho, quando o Brasil estreia contra a Rússia.

Futuro

Oriundas da base do São José, ambas tem o futuro incerto na equipe após o anúncio do corte de R$ 5 milhões da verba na pasta de esporte da cidade. Caso o time não consiga um patrocinador para cobrir o enxugamento do orçamento, deve perder suas estrelas e até encerrar suas atividades (entenda o caso clicando aqui).

- A gente não sabe ao certo o que vai acontecer, mas se isso (o time acabar) acontecer vai ser muito ruim, porque no adulto os times já são escassos (sete times disputaram a última LBF). Mas acredito que não vai acabar - conta Estela.

Na temporada passada, o time joseense conquistou o título nos Jogos Regionais, o vice nos Jogos Abertos do Interior e chegou à semifinal tanto no Campeonato Paulista como na Liga de Basquete Feminino.

- Acho que tudo o que a gente conseguiu foi fruto de um trabalho de base, de investimento. Até pelo aprendizado foi tudo muito gratificante. Penso em fazer minha carreira aqui em São José, até porque a cidade sempre me deu tudo e vou honrar a camisa até o fim. Ainda espero dar muitos títulos a São José - completou Carol.

Fonte: Globoesporte.com

6 comentários:

Anônimo disse...

quanto talento e que lindas. sucesso.

Anônimo disse...

TO SOLTEIRO QUEREM NAMORAR COMIGO SAO MUITO GATAS.

Anônimo disse...

Parabéns meninas....
Joguem como sempre jogaram.
Não tenho duvida que o BRASIL estará sempre bem representados por vocês,
Quem já viu vocês jogarem sabe o que estou falando!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

http://www.esportejundiai.com/2013/04/basquete-divino-tem-mais-uma-chamada.html

Anônimo disse...

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=49058

Anônimo disse...

É um exemplos para muitas jogadoras que só pensam em basquete. Estudar é a base de um futuro melhor e sem riscos de ficar com uma mão na frente e outra atras quando pararem de jhogar. Parabéns pelo esforço, Carol e Estela!