quarta-feira, 27 de março de 2013

Fora das finais, Maranhão Basquete comemora evolução na LBF

Maranhão_Basquete_06-745x494

Com apenas dois anos, o projeto da equipe do Maranhão Basquete ainda é muito novo. Mesmo assim, os resultados obtidos pela equipe maranhense na Liga de Basquete Feminino (LBF), podem ser considerados bastante expressivos. O MB, que na temporada passada terminou na sexta colocação, mostrou, de fato, uma evolução em 2013 terminando o torneio nacional deste ano como o terceiro melhor time do país.

Apesar de ter sido criado há pouco tempo em relação aos principais times do país, o Maranhão Basquete já é respeitado pelos adversários, que veem na equipe maranhense um time difícil de ser vencido dentro de quadra. Se for comparado o primeiro ano do MB com este segundo, é visível o crescimento da equipe.

Na temporada passada, por exemplo, o time maranhense se classificou para os playoffs com a sexta melhor campanha, obtendo seis vitórias e dez derrotas, o que corresponde a um aproveitamento de 37,5%. Em 2013, o desempenho do MB foi muito bom. Na fase de classificação, a equipe teve aproveitamento de 66,6% e foi derrotada apenas em duas ocasiões: para o Sport-PE e para o Americana-SP, que curiosamente são as equipes que estão na final da competição nacional.

Se os números mostram uma melhora do Maranhão Basquete de 2012 para 2013, no que diz respeito ao plantel, houve uma evolução do nível das jogadoras. Este ano, além da permanência da ala Iziane, o MB contou com a experiência da pivô Kelly, da armadora Bethânia, da ala Patrícia Chuca e da juventude da ala/pivô Damiris. Todas as atletas com passagens pela Seleção Brasileira de basquete.

Com atletas deste nível, o MB liderou diversos fundamentos da LBF. Pelo segundo ano consecutivo, Iziane foi a principal cestinha da competição. Patrícia Chuca aparecia entre as melhores jogadoras no aproveitamento dos arremessos de três pontos e nos lances livres. Já Damiris, uma das mais eficientes, enquanto que Kelly entre as melhores nos rebotes.

“Conseguimos um feito importante, terminando esta edição da LBF na terceira colocação, que era uma de nossas metas. Quero agradecer a nossa torcida, que sempre esteve ao lado do Maranhão Basquete. Infelizmente, não deu para avançar para a decisão”, disso Iziane.

Torcida
Se em termos de números e resultados na  Liga de Basquete Feminino o Maranhão Basquete se destaca pelo crescimento em tão pouco tempo de criação, o time maranhense continua sendo elogiado pela participação de sua torcida, que lotou o Ginásio Castelinho em todas as exibições da equipe na temporada.

Nos jogos em que realizou em São Luís, o MB teve média de mais de 5 mil torcedores por partida. A partida com maior público desta edição da LBF foi a estreia maranhense na LBF, quando 6.203 torcedores acompanharam a derrota do MB por 69 a 56 diante do Sport.

Comissão técnica maranhense
Outro fator de destaque do Maranhão Basquete em 2013 foi que o time teve uma comissão técnica formada por profissionais maranhenses. O técnico Betinho Lima teve como auxiliares Paulinho e Simone Paiva.  Além deles, o fisioterapeuta Murilo Dias e os preparadores físicos Fabiano Furtado e Samir Sotão foram responsáveis em prevenir e tratar das lesões das atletas e, claro, preparar fisicamente o time para a maratona de jogos da LBF.

E, completando o time de excelentes profissionais que trabalharam com o Maranhão Basquete, estava o manager da equipe, Antônio Carlos Barbosa. A experiência do ex-técnico da Seleção Brasileira contribuiu para o crescimento profissional dos demais integrantes da comissão técnica do MB.

4 comentários:

Anônimo disse...

Afinal, acabou a temporada para elas e não ficamos sabendo quem é o técnico do Maranhão...


Schineider Oliveira

Anônimo disse...

kkkk parabenssss meninas vcs foram otimassssss espero que o projeto continua

Anônimo disse...


ANONIMO

BETINHO TÉCNICO!!!!!kkkkkkkkk
SÓ NA TERRA DO SARNEY!!!!

Anônimo disse...

Maranhão basquete ou Ourinhos cover? pois do maranhão msm só a Iziane e mais 2 ou 3 que ninguém sabe e a comissão técnica, o técnico msm foi o Barbosa.
Projetos de meio ano não farão o basquete evoluir, há de se investir na base, qual a vantagem ficaram em 3º mas agora cada um pro seu lado? Creio que seria obrigatório cada equipe da LBF ter uma categoria sub 19 que faria um torneio paralelo, na msm rodada quando jogasse o principal a preliminar seria entre as equipes sub 19.Vai Hortência mexa-se