quarta-feira, 27 de março de 2013

Basqueteiros dão opinião sobre a decisão Sport x Americana

A série melhor-de-três do playoff – final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 começa no sábado (30 de março), às 13h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP), envolvendo o Americana, que luta pelo bicampeonato, e o invicto Sport Recife, com transmissão ao vivo pelo SporTV. Certamente, a decisão será empolgante, com tendência de três jogos amplamente disputados.

Veja a opinião de ilustres “basqueteiros”, com referencia a esta empolgante decisão, apontando quem figura como o favorito ao título e por quê?

Cíntia Luz (ex-jogadora)
Olha vai ser uma final equilibrada, mas Americana, na minha maneira de ver, é a equipe que joga em conjunto. Americana não tem estrelas e elas crescem muito nas finais de campeonato. Penso que o Americana tem um leve favoritismo”.

Carlos Lima, o Carlinho (técnico do São José/Colinas Shopping)
São duas grandes equipes, com excelentes jogadoras, eu não arrisco falar em favoritismo. Americana tem um conjunto muito bom e conta com o entrosamento e o ótimo padrão de jogo. Já o Sport Recife também conta com ótimas jogadoras e tem boas trocas no banco. Acredito que será uma grande final”.

Enyo Correia (vice-presidente da Federação Paulista de Basketball – FPB)
Minha opinião é que o Americana será o campeão, pois neste momento está muito equilibrado e com regularidade melhor do que o Sport Recife, mas o basquete sempre será emocionante do início ao fim”.

Bethânia Vasconcelos (jogadora do Maranhão Basquete)
Acho que o Americana é favorito. Porque equipe não se forma em um ano e o time de Americana vem jogando junto há um bom tempo”.

Natália Burian (jogadora)
Eu acho que o Americana cresceu muito no decorrer do campeonato. Em minha opinião, esta final vai ser muito boa, eletrizante e o time que ganhar será merecido, pois são duas grandes equipes. Acredito em três jogos disputados na série”.

Antônio Carlos Barbosa (manager do Maranhão Basquete)
Difícil apontar um favorito, já que Sport Recife possui uma grande equipe, mas o Americana tem um jogo coletivo muito constante e sólido”.

Luís Carlos Knippel Galletta (repórter do Diário de Ourinhos)
O Sport Recife é o favorito, devido ao forte investimento que foi feito e a bela campanha até aqui, sendo o único time invicto da competição”.

Roseli Gustavo (ex-jogadora, campeã Mundial com a Seleção Brasileira em 1994)
Vejo o Americana como favorito. Mas, esta série final vai ser bem equilibrado e com jogos muito bons”.

Juarez Araújo (jornalista, assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Basketball – CBB)
No basquete feminino vale muito o emocional do grupo em jogos decisivos. Quem tem mais liderança em quadra, conta também. Apesar do bom elenco que tem Americana e o ótimo técnico (Zanon), acho que deve dar o Sport Recife, pelo fato de contar com mais jogadoras experientes e já acostumadas a decidir. Diria também que o favoritismo da equipe nordestina se deve a dois fatores: a armadora Adrianinha e a pivô Érika, elas podem desequilibrar em uma decisão. E ai fica a pergunta: Americana pode surpreender? Claro que pode e tem munição para isso. Por isso: Sport 55%, Americana 45%. Outro detalhe que é grande importância e conta muito no basquete feminino: quem sai na frente no primeiro jogo, pode dar passo importante ao título”.

Júlio Barbin (ex-diretor do Ourinhos Basquete)
A primeira vista pode parecer que o Sport seja favorito, pois tem jogadoras do quilate da Érika e Adrianinha, mas acredito que o Americana pode se sagrar campeão, pois tem um elenco mais completo e acredito ter um maior conjunto também, pois é uma equipe que vem jogando junto há anos. Mas com certeza, será uma decisão de arrepiar”.

Ariani Silva (jogadora da Rogers State Universisty)
Estou torcendo pelo Sport Recife. Acho interessante o fato de ser a primeira equipe nordestina a ir a final da LBF. Creio que isso daria um apoio ao nosso basquete feminino, que está precisando crescer mais e mais. E também pelo fato da bela campanha que as Leoas estão fazendo, sem falar nas grandes amigas que tenho na equipe e a conterrânea Adrianinha, que me deixou feliz com a volta dela para o Brasil”.

Kátia de Araújo (técnica de base do CA Juventus)
Acho que não tem favoritismo, porque o Sport Recife teve uma melhor classificação que o Americana e tem a chance de fechar a série em casa, com apoio de torcida. Por outro lado, o Americana já vem levando títulos e tem equipe para vencer. Será um grande espetáculo para quem gosta e torce pelo basquete. Mas, a obrigação é do Americana, devido ao trabalho realizado nos anos anteriores. E ser manter tornar-se mais difícil e a pressão é maior. De um lado tem estrelas que como Érika e Adrianinha – com passagens pela W-NBA, Seleção Brasileira e grandes experiências fora do Brasil – e do outro, uma equipe, que conta como trabalho em conjunto, mas tem a Karla Costa como válvula propulsora. E, segundo Phil Jackson, trabalho em equipe vence qualidades individuais. Vamos aguardar,  porque nesse momento nada está comprovado, sem favoritismo”.

Gustavo Belofardi (comentarista da Radio Esporte Web)
Eu tenho duas analises. 1ª: analisando as duas semifinais, o Americana é favorito, pois jogou melhor do que o Sport Recife Recife. 2ª: analisando as equipes, o Americana tem mais conjunto, porém o Sport Recife tem jogadoras mais decisivas. Por jogar duas em casa, Sport tende a levar”.

Paulo de Tarso Júnior (assessor de imprensa do Maranhão Basquete)
Acho que o Sport Recife deve levar, é um bom time e tem grandes jogadoras, acostumadas a decisão, além disso, vai ter o direito de jogar duas em casa. Creio que serão grandes jogos e muito equilibrados, mas dessa vez o título deve ficar no Nordeste”.

Elvis Luís Pinto (assistente técnico do São José/Colinas Shopping)
Bom, acho favorito o Americana por ter uma equipe com um coletivismo maior e por ser mais regular que a equipe do Sport Recife, que tem ótimas jogadoras, mas não apresenta uma grande regularidade! Além do Americana estar com a mesma base há alguns anos. São detalhes que darão o segmento ao titulo e o Americana leva vantagem nisso”.

Fonte: LBF

Nenhum comentário: