segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Folclórico, Edson Ferreto dá show de grosseria após sexta derrota de Ourinhos na LBF

Ferreto_Ourinhos

Acompanho o trabalho do técnico Edson Ferreto há mais de quinze anos. Não tinha nascido quando ele trabalhou com Hortência, desconheço detalhes da sua atuação na décadas de 70, 80 e não sei por onde ele andava no início dos anos 90. Não sei detalhes da sua breve passagem pela seleção brasileira (1985). Não reconheço entre as nossas medalhistas olímpicas ou mundiais nenhuma atleta treinada àquela época por ele. Por outro lado, aponto muitas entre as participantes dos últimos naufrágios nessas competições.

Sei que em 1997 Hortência convocou Ferreto para treinar o time “B” que ela montou na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. O “A” ficou em Americana com Vendramini. O trabalho de Ferreto era bom, talvez porque contasse com um bom material (Helen, Jacqueline Godoy, Alessandra e Patrícia Perandini, por exemplo). Acompanhei com relativa proximidade o treinador no ano seguinte, no Vila Nova, no primeiro Nacional.

A reafirmação de Ferreto veio em 2000, quando ele levou de forma surpreendente Ourinhos ao título paulista daquela temporada. Talvez não por acaso, quando as vacas começaram a ficar magras por aqui, Ferreto reapareceu num time que revelava Vanessa Gattei e Êga. Sempre foi conhecido por exigir bastante de suas atletas, o que é uma fonte permanente de atritos.

Foram anos em Ourinhos, algumas temporadas em Uberaba, até Ferreto voltar à Catanduva, onde acredito que o técnico “refinou” seu estilo. Novamente com elencos modestos, o treinador botou em prática permanente um basquete de correria, com arremessos frenéticos e defesa praticada mais no grito que no conhecimento do assunto. Pasmem, “deu” certo, com o título de campeão nacional da temporada 2009/2010.

Em Catanduva, noto que se apagou o que ainda restava do técnico e criou-se o folclore. Tornaram-se famosos seus treinos físicos com pneus, seus tempos técnicos que se resumem a narrações das últimas jogadas, suas discussões com Hortência e sua “liberdade tática” comemorada por jogadoras cada vez menos hábeis a pensar e jogar o basquete moderno.

Nessa história em círculos, o último capítulo foi o retorno do treinador a Ourinhos, numa tentativa de recomeço para si mesmo e para o clube.

Se no Paulista, o cheiro de faísca já rondava o clube após a saída de Abi Olajuwon (quem?) e estava estampado na perplexidade de Chuca e Bethânia nos tempos técnicos das finais, a LBF presenteou Ourinhos com seis derrotas na sua fase inicial.

No sábado, após uma atuação abaixo da crítica contra o Maranhão, Ferreto deu declarações absolutamente grosseiras a Rodrigo Garcia em texto publicado no Bala Cesta.

Diz o treinador:

“…fica complicado almejar alguma coisa com o que temos hoje, com as jogadoras que estão aqui tá bem complicado. A Joice é uma jogadora razoável, mas na maioria das vezes ela não pensa e também está muito sobrecarregada. Você viu o que a Silvia fez no jogo, a gente fala, fala, mas ela é precipitada e fominha demais. Essas meninas que estão jogando aqui são apenas para compor grupo, precisamos de jogadoras”.

Com o estímulo dessas palavras, acho que o Professor  Ferreto já pode até dispensar o uso dos pneus…

20 comentários:

Anônimo disse...

Escrevi um comentario sobre ele no blog do Fabio Balassiano:"ele e' um treinador mediocre" . Sem mais comentarios.

Anônimo disse...

Lamentável oBF do Brasil insistir nessas "burradas". Enquanto isso vemos vendramini, branca e outros desempregados

Anônimo disse...

Para mim o Ferrero é um péssimo treinador e acho que ele poderia ser mais elegante com as palavras, mas não posso deixar de concordar com suas declarações. O time de Ourinhos foi pessimamente montado. A Joice corre primeiro e pensa depois, o que para uma armadora é muito sério (apesar desse estilo ser tão admirado por Tarallo e Hortência). A Sil queima todas as bolas que chegam na mão dela e não contribui em nada para um jogo coletivo e minimamente organizado. O aproveitamento dela nesse último jogo foi o seguinte: 1 / 5 - 3 pontos (20%) e 2 / 16 - 2 pontos (13%). Ela tentou 49 pontos para fazer 7 (-6 de eficiência). Nem Iziane consegue ser tão fominha. Lamentável mesmo.

Anônimo disse...

A Sil queima todas as bolas que chegam na mão dela e não contribui em nada para um jogo coletivo e minimamente organizado. O aproveitamento dela nesse último jogo foi o seguinte: 1 / 5 - 3 pontos (20%) e 2 / 16 - 2 pontos (13%). Ela tentou 49 pontos para fazer 7 (-6 de eficiência). Nem Iziane consegue ser tão fominha. Lamentável mesmo.
Agora a Joice, é de se admirar o talendo que ela tem.Pra mim, A MELHOR ARMADORA DO BRASIL !

Anônimo disse...

Engraçado voces se lembrarem da BRANCA, ela tambésm tentou a sorte com técnica também não deu certo porque insistir mais uma vez.

Anônimo disse...

Tem louco em toda parte. A Joyce para ser considerada uma jogadora mediana precisa melhorar muito. Ela é louca.. Tem uma explosao fisica invejável, pena que nao sabe dosar isso.. lamentavel mesmo

Anônimo disse...

Não acho que o Ferreto está todo errado...ele é sim ruim..mas a Joice e a Silvia merecem as críticas, desnorteadas em quadra fazem cagadas que nem a base faria. Seleção as duas? Já foi né? Por mais que o técnico seja ruim..elas precisam mostrar vontade e se doar, se não honram a profissão que escolheram, pelo menos façam jus ao salário que recebem e se não está bom...peça para sair...agora fazer esse papelão, corpo mole?? Falta de vergonha na cara...se querem jogar do lado de Érika e Iziane, se candidatem a uma vaga nesses times...Se bem que se a Joice sair de Ourinhos...vai ser banco em qualquer outro time..a não ser que vá para Blumenau ou outro time menor ou até mesmo para as fracas ligas da 2ª divisão européia e a Silvia a mesma coisa...a Karen evoluiu avassaladoramente e deixou a irmã "pobre" no chinelo. Sinceramente não sei qual será o fim desse time que já trouxe tanta felicidade para a cidade de Ourinhos.

Anônimo disse...

As afirmaçoes do FERRETO são duras, sim. Desnecessárias pra quem é tecnico do grupo. Roupa suja se lava em casa.

O que é mais triste é que as crticas que o tecnico fez nao vieram acompanhadas de uma autocritica.

Se assim fosse, ficava só no campo da opinião.

Carlos Edu disse...

O Ferreto mentiu? O que aconteceu foi exatamente isso.
O time de Ourinhos é fraco e com jogadoras sem nível p/ jogar uma LBF (deveriam está em uma liga de desenvolvimento).

O basquete feminino só crescer se tiver uma liga com equipes competitivas e p/ isso precisamos de ESTRANGEIRAS! Sem jogadoras d fora só da p/ ter 3 equipes brigando por título... Agora se a liga permitisse 3 estrangeiras por time, já dava p/ ter umas 6 equipes com reais chances d títulos (em um campeonato com 8 a 10 equipes) e uma liga de alto nível. As próprias brasileiras crescem c/ o nível técnico mais alto.




Anônimo disse...

O Ferreto infelizmente não evoluiu, mas que essas jogadoras são ruins, são... Joice melhor armadora, se correr que nem louca é ser armadora, e só contratar umas atletas velocistas e por na quadra. Essa jogadora não pensa, com toda oportunidade que já teve, joga para si.
E esse maneira de se jogar basquete individualmente, arremessando todas as bolas, a culpa são dos técnicos, porque é isso que a maioria ensina, não ensinam as jogadoras a pensar, são robosinhos.........

MeninoBionico disse...

Esta mais que comprovado que correria e atque não ganha jogo. Ferreto é mestre em correria e somente atacar.
Seus times não defendem.
Não é a toa que é o time que mais sofre derrotas. DEFESA segura o jogo.
Ourinhos pontuou 378, tanto quanto MARANHAO 388 que está em terceiro, mas sofreu 467 pontos.
A defesa mais vazada.
Isto não é de jogadora, é tática do treinador.
Além da jogadora queimar bola, não defende.
Como treinador, ele tem que mudar este cenário. Ele tem boas jogadoras em mãos, não está sabendo utilizar.

Marcos Paulo disse...

Merecidamente ou não, as duas atletas que o Ferreto criticou abertamente são as duas de seu time que estão na seleção e disputaram a última Olimpíada. Silvia tem duas Olimpiadas e dois Mundiais.

Tanto ela como a Joice já foram treinadas pelo Ferreto em outras temporadas. Então jogando pedras nelas, ele está jogando também em si próprio.

E se nem essas ele consegue fazer evoluir, pensar e jogar de forma inteligente, o resto então deve ser sinal de que ele merece uma aposentadoria!

Anônimo disse...

Joyce melhor armadora do Brasil?? nen armadora nata ela é, ta um dos grandes problemas de tanta loucura que ela faz em quadra. Joyce joga bem de ala-armadora, ae sim ela póderia estar na seleção, mais é nitido que ela não sabe armar o jogo, não tem controle de bola e visão.Dava ate pena dela na seleção foi um grande mico o que o taralo fez em inventar ela de armadora, copiando o que o Barbosa fez com a Vivian, e também com a Palmira no pan em 2007. Se ferreto tivesse um pouco de sabedoria colocaria a Passarinho pra armar e a joyce na posição 2. Mais esses tecnicos brasileiros adoram alegar que não tem armadoras no Brasil e fazem esas cagadas de pegar jogadoras 2 e força-las a armar. Por isso revoltei com o corte da Babi na seleção. Não pontua é verdade mais sabe fazer a equipe jogar.

Anônimo disse...

esse ferreto devia cria vergonha na cara e para de faze postagem anônimo no blog falando mal da Sil e da Joice. e a diretoria acorda e manda ele embora logo antes que OURINHOS VIRE A CAPITAL DO HORRÍVEL BASQUETE... Axo q ate a Lisdeive saria melhor q ele. TORCIDA DE OURINHOS VAMOS FAZE UMA CAMPANHA FORA FERRETO

Anônimo disse...

QUEREM VER O TIME MELHORAR?...TROCA DE TÉCNICO SE É QUE PODE CHAMAR UM HOMEM QUE SÓ SABE FALAR MAL,HUMILHANDO E COLOCANDO SUAS PRÓPRIAS JOGADORAS PRA BAIXO DE TÉCNICO...
NÓS TORCEDORES DE OURINHOS SOMOS PROVAS DE QUANTO ESSAS MENINAS SÃO LUTADORAS MAIS DAR MURRO EM PAREDE NÃO DÁ AINDA MAIS QUANDO NÃO TEM UMA VOZ DE COMANDO NA HORA QUE O BARCO TA AFUNDANDO..É LAMENTÁVEL VER O TIME NESSE NÍVEL.
CADÊ OS TALS "DONOS" DO TIME QUE NÃO ASSUME AS RESPONSABILIDADE E DÁ UM FIM NESSA HITÓRIA DRÁSTICA.
fALAR MAL É FÁCIL QUERO VER MOSTRAR TRABALHO E TIRAR O TIME DA LAMA....#TORCIDA DE OURINHOS EM LUTO"#

Anônimo disse...

ESTE TÉCNICO CHAMADO FERRETO, PODE ATÉ TER RAZÃO EM RELAÇÃO AO QUE DISSE SOBRE AS JOGADORAS, MAS ISTO É COISA QUE NENHUMA PESSOA EM SÃ CONSCIENCIA SAI FALANDO POR AÍ.
ELE REALMENTE É UM CARA GROSSEIRO E EGOCÊNTRICO. ELE ESTANDO BEM FINANCEIRAMENTE, POUCO IMPORTA O RESTO PARA ELE. É TIPO QUANTO PIOR, MELHOR, POIS ASSIM DIMINUI A RESPONSABILIDADE DELE. QUANTO A DIZER QUE SILVIA É FOMINHA, A ESCOLHA DE MANTER ELA NA EQUIPE FOI DO PRÓPRIO FERRETO, PELO QUE TENHO CONHECIMENTO.

Anônimo disse...


O FERRETO TÁ CERTO!!ERRADO É QUEM CONTRATA AINDA ELE.SILVIA E JOICE FIZERAM UMA LBF EXCELENTE O ANO PASSADO.ELAS QUE NÃO SÃO BOAS JOGADORAS OU O TÉCNICO QUE É RUIM?SÓ PARA PENSAREM ANTES DOS CONTRA AS JOGADORAS FICAREM FALANDO O QUE NÃO SABEM!

Anônimo disse...

Eu quero ver o ginásio cheio no sabado...apoio é importante e torna possível o impossível...vamos Ourinhos...ta díficil mas vamos!!!!

Anônimo disse...

VAMOS SIM, OURINHOS. VAMOS PARA O FUNDO DO POÇO. COM A PALAVRA JAPONEIS E JOÃO NUNES (OS ENTENDIDOS DE BASQUETE DE OURINHOS).

Anônimo disse...


ANONIMO

E, O DR.PASSOS,SUMIU!ESTE APARECE NAS BOAS,QUANDO TÁ RUIM,DESAPARECE.SECRETARIO NELMAR,TOME PROVIDENCIAS,SE NÃO ACABA NA SUA GESTÃO!