quinta-feira, 24 de março de 2011

Crise leva presidente a deixar cargo em Catanduva (O Regional)

O médico Pedro Enzo Macchione não é mais presidente do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva. Macchione renunciou ao cargo na tarde de ontem, e apontou oficialmente que ‘compromissos familiares’ teriam motivado a saída. O médico deixa o clube no momento mais turbulento desde 2006, ano em que assumiu. O basquete feminino catanduvense está envolvido em polêmica sobre repasses e liberação de verbas da Câmara de Catanduva. Sob seu comando, Catanduva teve como principais conquistas um Campeonato Paulista, um vice-campeonato Brasileiro e um Nacional, na temporada passada. Em seu lugar, deve assumir o vice-presidente do clube, Roberto Cacciari.
De forma indireta, Macchione apontou que a crise com o Legislativo teria causado ‘racha’ no esporte catanduvense. “Esporte amador, no Brasil é feito por apaixonados. A mola que move o esporte é a união e a certeza de todos estarem juntos por uma atividade sadia e educativa. Todos precisam estar pensando em  progresso, sem espírito destrutivo. Quando essa cadeia se rompe, fica difícil trabalhar como nós costumamos. Nesses momentos, nossos compromissos familiares e profissionais passam a exigir mais tempo e atenção e a paixão se desfaz. Sem mágoas ou rancores”, disse Macchione.
O médico não revelou quem será o seu substituto. “A Diretoria deve se reunir nos próximos dias e tenho certeza que Catanduva tem centenas de pessoas com capacidade, credibilidade e disponibilidade para assumir o cargo e conduzir a equipe com brilhantismo. A base está feita. É só estar disposto a trabalhar”, comentou.
O ex-dirigente viu seu clube ser tratado como ‘Moeda de Troca’. “Esse é o tratamento dado ao basquete que tão bem representa a Cidade-Feitiço. Reconhecida como uma das melhores equipes do Brasil, desperta interesse de cidades maiores e mais poderosas que a nossa, atraindo a atenção de toda a mídia esportiva nacional. Isso não pode, ao meu juízo, ser tratado como atividade secundária. Estou tomado pelo desânimo ao constatar quão pouca importância certos setores constituídos da sociedade nos atribuem”, continua.

Futuro

O próximo presidente terá de tentar contornar essa crise, que se estende para dentro das quadras. Sem contar com dois dos seus principais patrocinadores, o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva deve montar um time modesto para a disputa do Campeonato Paulista da Série A-1. Além do imbróglio do repasse da verba da Prefeitura, a direção do time acompanha a saída do apoio da Federação das Unimeds do Brasil – verba à parte do que é investido pela Unimed de Catanduva. Com isso, o time tem encontrado dificuldades para contratar jogadoras de nível de Seleção Brasileira.
Soma-se a isso o curto período de disputa do Campeonato Paulista, que será de apenas dois meses – entre abril e maio -. “Essa é a nossa realidade, infelizmente. Após o Paulista, todos os clubes devem parar por conta da preparação da Seleção Brasileira, que vai disputar o Pré-Olímpico no segundo semestre”, comentou o técnico da equipe, Édson Ferreto.
A verba da Prefeitura aguarda aprovação dos vereadores de Catanduva. Os repasses seriam mensais de R$ 15 mil até dezembro. Já o dinheiro da Federação das Unimeds não estava no orçamento da equipe desde o final do ano passado, quando a direção da rede de planos de saúde anunciou que deixaria de apoiar também Americana e Ourinhos.

Fonte: O Regional

3 comentários:

Anônimo disse...

Po intrigas e revanchismo politico os vereadores Não aceitarem fazer os repasses financeiros a Equipe de Basquete, por ser maior que o destinado a equipe de futebol.
Por-quê os vereadores Não fizeram isso nos anos anteriores em que a verba destinada ao futebol era bem maior.......
Esta politica suja e nojenta que está acabando com o Basquete Catanduvense, mas Não se esqueçam nas próximas eleições quando tais 'babacas' que querem se aparecer com o dinheiro publico vierem atrás dos VOTOS.

Anônimo disse...

Quando o técnico Edson Ferreto, acabou com a equipe de base/sub 20, ele sepultou tbm c/ o ideal, do retorno do basquete catanduvense, e com o sonho de mtos jovens.
Quem não tem "base", não tem futuro!
Parabéns, Ferreto ! Vc está conseguindo sepultar novamente, nosso basquete, como já fez no passado!

Anônimo disse...

ate parece que é o ferreto que manda né oh COISAAAAA acorda