quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A seca de Santo André

LBF 02

A técnica Laís Elena Aranha foi a responsável pelo lançamento de uma série de jogadoras na categoria adulta, como Leila, Márcia Sobral, Chuca, Vívian, Gigi e Mamá.

Ultimamente, no entanto, o basquete da cidade anda algo ensimesmado.

A base de atletas utilizadas pela treinadora está cada vez mais experiente.

Na atual Liga, Êga (33 anos), Micaela (31), Simone Lima (31), Tayara (28), Kátia (27),  Paula Pacheco (26) mais a cubana Ariadna (27) respondem por 86% do tempo de quadra da equipe.

Aparecem ainda mais três veteranas com menos tempo de quadra: Fabiana Guedes (32 anos), Luciane Moscaleski (29) e Vanuzia (26), que somam mais 12,2%.

Ou seja, as atletas com menos de 26 anos em Santo André tiveram ao todo 20 minutos de experiência após seis jogos na LBF: 18 para Carina (18 anos)e 2 para Luana (19 anos).

Trata-se de um retrato típico de como (não) andam as categorias de base no país.

11 comentários:

Anônimo disse...

Hoje não adianta fazer mais base.
As jogadoras que são revelada vão estar servindo as seleções permanentes e não poderão servir os
clubes.Tenho conhecimento que Santo
André poderá ser um centro a menos
na formação.É mais facil contratar
as jogadoras prontas e investir menos na base.

Anônimo disse...

Pelo o que estou sabendo,a tenden
cia é andar menos ainda.É muito dificil financeiramente fazer base
e adulto sem apoio do Ministério.
As equipes que hoje preenchem os
adultos com jogadoras mais jovens,
disputam A2 e sub 21.São poucos os
talentos que estão aparecendo e
para jogar um campeonato como a LBF
tem que ser no mínimo igual as
jogadoras adultas.Um exemplo é
Jundiai que acabou de desbancar o
favorito Americana e nem sequer
participa da LBF porque a competi-
ção é dificil.Sugestões são bem
vindas porem tudo tem que ser ava-
liado antes.

Anônimo disse...

ANONIMO

Vamos analisar com critérios.
A dupla Lais/Arilza,estão no comando do basquete de S.André há pelo menos 25 anos.
Em momentos de fartura,e nos de pobreza também=méritos.
Ajgora falar em Marta-Leila-Márcia Sobral-Mama-Vivian-Chuca,Gigi esta não,foi formada em Campinas,convenhamos é muito pouco ou quase nada!
Titulos então,ganhou um Paulista com um time que fazia inveja a Ponte Preta de 1993,o de 1995,fora disto um Nacional,convenhamos é muito pouco.Dedicação é mérito,competencia é necessidade!

Anônimo disse...

Estou acompanhando o Campeonato Paulista sub-17 e posso dizer que o elenco de Santo André é muito talentoso: Klaudia, Yasmin, Veridiane e Vanessa Gonçalves (cestinha absoluta da competição).
Essa equipe é tão boa que várias atletas estão também na equipe juvenil, que tem como principal destaque a Carina que é da seleção sub-18
Podemos dizer que o trabalho de base de Santo André é muito bom.
Acho que existe uma certa ansiedade pela renovação, mas devemos ter bom senso, esperar que atletas de 16, 17 ou 18 anos atuem em campeonato adulto é forçar a barra.
Cada coisa a seu tempo, vamos esperar elas saírem das categorias de base, para depois cobrar uma maior participação das meninas na equipe adulta.

Anônimo disse...

A Hortência é louca!


Com essa ideia de querer formar seleção juvenil permanente ela vai acabar com os poucos clubes que investem em formação de atleta.


Quem vai querer investir para depois não poder contar com as atletas nos campeonatos?

Porque essa doida da Hortência não forma uma seleção permanente com as atletas que saem do juvenil e não tem onde jogar?

Tirar as atletas dos clubes vai ser mais uma ideia genial da Rainha Louca.

Anônimo disse...

Gente, só internando a Hortencia num hospício, essa mulher pirou de vez. Agora, só se os clubes estiverem também loucos para aderirem a essa idéia, é a falência decretada do basquete feminino. Fora Hortencia.

Anônimo disse...

O duro é que como alguns querem "cargos" lá, acabam se calando e se sujeitando à essas coisas, o que é ridiculo. E quem bate de frente chamam de loucos, ultrapassados...olha, eu pensei, na minha santa humildade que quando ela entrou, por se tratar de alguem d "meio" que conhece o basquete feminino, as coisas irião melhorar, mas...

Anônimo disse...

Caramba, como tem gente louca querendo uma vaguinha em Santo André! Acompanhou a competiçaõ de base? Todas as categorias chegando lá e o juvenil perdendo para o campeão jundiaí de 6 e 2 pontos.Revelando e formando várias jogadoras para seleções de base: Sassá,Jéssica,Cacá entre outras só nesta temporada.Eita inveja de quem não gosta de trabalhar!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Oi anônima das 10:20h;ano passado em 2009 Santo André foi campeã dos Jogos Abertos do Interior.Tá esclerosada bem? Para de falar das pessoas que trabalham para o bem do basquete...

Anônimo disse...

A Cacá é muito gata, hein...

Mi disse...

A Klaudia iniciou na escolinha da Janeth teve toda sua formação lá(5 anos), foi para o SAnto André no inicio de 2009. A Veridiane tambem iniciou com a Janeth no Nucleo Esportivo de Mauá e foi convidada para compor a equipe mini.
beijos meninas
saudades