segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O saldo positivo da estreia de Colinas

88957641

Amistoso é amistoso, jogo é jogo.

Sim, é verdade.

Tanto que acredito que seja baixa a chance de vermos repetidos no Mundial resultados como esses do último mês, como uma vitória australiana sobre as americanas ou três vitórias chinesas sobre as campeãs mundiais.

Mas é também verdade que nossa seleção feminina colecionou bons resultados no início de sua preparação.

Ranking da FIBA e desfalques à parte, as seleções européias têm muita qualidade e foram esmagadora maioria (cinco)  entre as oito primeiras posições do último Mundial.

Assim, devem ser valorizadas (com pé no chão) as vitórias sobre Rússia, Eslováquia e Hungria e também a oportunidade de confronto com uma interessantíssima geração sérvia – campeã européia sub-18 em 2005 e 2007.

Mais valor ainda deve ser dado à forma das vitórias: as três com arranques na segunda metade, com participação ativa de jogadoras como Nádia (que à última convocação vinha de melhor participação no Paulista e não chegou nem a atuar em amistosos antes do corte) e com veteranas em má fase sendo bloqueadas.

Que seja apenas o bom começo!

28 comentários:

marcos sp disse...

acho que as veterana não estão em má fase não acho que ele tem que dar oportunidades para as novatas como aconteceu sabemos que ainda elas não tem NIVEL para ficar entre as 12 porque um time titular não é as 5 primeiras que entram, mas sim as 12 que são levadas acho muito boa a participação de damiris e nadia sim mas tbm afirmo que tem que ter respeito com as demais pois ainda está longe de dizer que as novas pivos são excelentes , vamos tirar uma base a fran e uma ala pivo mediana, porque mediana foi treinada na posição errada e fica um pouco perdida na defesa e ainda mais saiu do Brasil pra jogar 2 Divisão ... ela precisava voltar a atuar no brasil pois na 2 fica dificil ver seus resultados tendo em vista que ela foi contratado por um OTIMO TIME NA ESPANHA O RIVAS a onde ela teve um pessima atuação ... e foi emrpestado para a 2 divisão onde ela se destaca mas enfim espero que essas meninas tenha a cabeça no lugar que não sobe pois ainda elas tem que aprender muito ainda com alessandra pioneira, kelly e erika

Paulinho disse...

Bert,


Saiu o vídeo da final do Grand Prix:

http://www.ta3.com/sk/reportaze/158768_basketbal-slovensko-brazilia

Assistindo dá para perceber duas formações testadas pelo treinador:

1- Adrianinha, Palmira, Fernanda, Nádia e Alessandra

2- Helen, Karen, Silvia, Nádia e Alessandra

Preferências individuais à parte, percebe-se que o Colinas foi capaz de tirar a seleção da mesmice, utilizando os amistosos para testar novas opções, coisa que seu antecessor não conseguiu fazer.

Eu gostei e você, o que achou?


Abraços e boa semana!

Anônimo disse...

Nadia e Alessandra.No minimo é
ridiculo.A Nadia,não se enganem
porque até agora ninguem sabe se
ela é uma 4 ou uma 5.No ultimo Nacional e Paulista os jogos onde ela se apresentou melhor foram bem
poucos.Hoje ela não tem condições
de deixar Mama,Kelly,e qualquer
outra pivo no banco da seleção para
que ela possa jogar.Infelismente.

André - Campos/RJ disse...

Falou o Pat Riley!

Bert disse...

Bem legal o vídeo.

Uma bela cesta da Fernanda, com falta, Um arremesso de três da Karen. Uma bandeja da Palmira...

Dá vontade de ver o jogo todo.

Ramona, a Glam disse...

O que é isso Anonimo(13:33)? Vejo que os Kelly-fas e os Mama-fas estão com medo da tesoura!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 13:33,


Não tem nada de ricídulo em dar chance a novos talentos na seleção brasileira. Ridículo é não renovar. A única maneira de saber se a atleta tem condições ou não é testando e foi isso que o treinador fez, corretíssimo. Agora, o fato dela ter jogado como titular e ter ido bem, não quer dizer que será titular no Mundial, até porque a equipe ainda não está completa.

Anônimo disse...

Nádia foi melhor que Mamá e Kelly no último Paulista e Nacional, basta olhar as estatísticas. Ela é jovem, alta e forte, merece fazer parte desse grupo. Temos que acabar com essa história de convocar atletas pelo que fizeram no passado, como Kelly e Micaela, por exemplo, isso é ruim para elas mesmas, pois gera acomodação. Estamos numa fase de transição, mudanças são fundamentais. Quem quiser se manter no grupo tem que provar dentro de quadra que merece.

Anônimo disse...

Até o momento, levaria essa seleção:

1- Adrianinha
2- Iziane
3- Fernanda
4- Franciele
5- Erika

6- Helen
7- Karen
8- Silvia
9- Nádia
10- Alessandra

11- Palmira
12- Damiris

Cortes:

1- Kelly - motivo: com Erika e Alessandra no time, não tem sentido manter uma veterana como a Kelly para atuar como 3.ª pivô reserva.

2- Micaela - motivo: com Fernanda e Silvia em boa fase na posição 3, é inútil manter Micaela, em fase ruim, como 3.ª reserva.

3- Natália - motivo: Helen e Adrianinha dão conta da armação e em caso de emergência Karen pode quebrar um galho como 3.ª armadora

4- Mamá - motivo: Não tem feito boas campanhas que justifique sua permanência, acredito que seja o momento de investir em novos nomes.


Marcio

Maurício disse...

Será que o corte de 2009 gerou uma motivação a mais para Nádia estar nesse mundial ?
Fico triste que Kelly e Micaela estão jogando abaixo do seu nível técnico. Kelly precisa rever o jogo como a Austrália em 2008, é aquela Kelly que ela precisa buscar. O mesmo digo a Micaela, ela deve rever o jogo contra Cuba pelo pré-olimpico, onde ela chamou a responsabilidade e foi a cestinha, é aquela ala que o Brasil precisa.

Anônimo disse...

Bom, não gosto muito de comentar, mas vamos lá.
Este Grand Prix o Colinas fez certo em testar as jogadoras Novas como Nadia e Damiris e .......
Rússia Jogou com o Time B e fez muito certo com isso, também deu experiência a suas jogadoras.
Kelly, Mamá e Micaela revezaram na troca por que a Hortência já as conhece e confia no jogo delas.
Gostei muito de um comentário do Marcos onde fala do desempenho de Fran, este comentário de uma pessoa que está muito próximo do basquete e que sabe o que está falando, mas isso não quer dizer que a Fran seja
uma má jogadora, e sim que está sendo mal aproveitada na posição, só acho que o agente dela Nicolas Garcia deveria buscar algo melhor para ela na 1ª divisão, antes Jogar no pior time de 1ª divisão do que Jogar no melhor da 2ª Divisão.
O Anômino das 02/08/10 14:07 está um pouco equivocado, por que a Kelly não jogou o ultimo Paulista, então Impossível comparar a Kelly com a Nadia, por que se for compará-las é só pegar o currículo das duas, já em relação à Mamá, é só ver onde cada uma jogou, e quem compunha o time de cada, em Americana tem muitas jogadoras que podem decidir, e em São Caetano? Então conseqüentemente a Nadia iria recuperar muitos rebotes em cima de Jundiaí, Araçatuba e Ourinhos, Não estou aqui para criticar ninguém, por que sinceramente torço pela Evolução da Nadia, mas hoje ela só consegue jogar jogos que exigem pouco.

Parabéns a todos.
Ricardo.

Anônimo disse...

Na verdade, em se confirmando essa tendência, a única posição que está sendo renovada na seleção brasileira é a de ala/pivô com Franciele (22) Nádia (21) e Damiris (17). Não seria o caso de termos uma nova opção para cada posição?

Anônimo disse...

filhos do alvaro josé atacam novamente.
engraçado as analises técnicas, inclusive dos cortes.

hahahahahahaa

Anônimo disse...

me diz qual é a experiencia das damiris e nadia em mundiais, e sabendo que a erika e izi com o atlanta ganhando tudo não vai dar tempo delas irem pro mundial,,,,, enfim seu muito bem que o colinas não VAI CORTA A KELLY 15 41

Anônimo disse...

FABINHO
Em primeiro momento parecec que a seleção Brasileira fez uma campanha maravilhosa,sempre devemos ter boa vontade e otimismo com nossas seleções,mas,sempre tem um mas,devemos analisar com muita calma e imparcialidade os resultados.
Russia foi com sete ou oito desfalques,não seleção no feminino que resista a esta situação,principalmente quando observamos que é uma seleção que depois do mundial no Brasil não apresentou um basquete de alto nível.
Hungria-Servia e Eslovaquia,não estão no Mundial, a Eslovaquia terminou o Europeu em 8 lugar e a Servia e, 13 e a Hungria em 15.
A melhor jogadora da Eslovaquia a Zirkova,fraturou a mão e não jogou contra o Brasil.
Mas,enfim são vitórias e isto é bom para começar,mas com calma.Concordo que Micaela,Kelly ou Alessandra,Mama,deveriam ficar fora,agora,considerar Fran um desfalque é valorizar demais uma jogadora que até agora não provou nada de nada.Sou ainda a Ega na posição 4,é a única que tem passe,arremesso de tres.É excelente jogadora,longe disso,mas é bem melhor das que ai estão.Agora Damiris,é no mínimo lobby da Janete.

Anônimo disse...

Jogo é jogo, amistoso é amistoso... e a KELLY nas ultimas olimpiadas foi a unica a dar conta do recado, NA HORA QUE O BICHO PEGA A EXPERIÊNCIA É FUNDAMENTAL

Anônimo disse...

Não devemos comparar Franciele, Nádia e Damiris com o que Kelly, Alessandra e Erika jogam atualmente, mas com o que essas últimas jogavam quando iniciaram na seleção. Devemos lembrar também que ano que vem tem Pré-Olímpico e dificilmente poderemos contar com Alessandra e Helen. O mais sensato seria usar a 11.ª e 12.ª vaga na seleção para atletas que estão dispontando agora e que precisam de babagem internacional para continuar evoluindo. Não há necessidade de compor uma seleção com 12 veteranas.

Sergio Rodrigues

Anônimo disse...

tá dificil agradar esses linguarudos de plantão, se perde é pq é um time de velhas,e se ganha as velhas deveriam deixar os lugares pras novas. Parece até que incomoda o fato das meninas terem ganho este torneio, só espero que as meninas da seleção não se deixem levar por estes comentáarios na maior parte sem fundamento.
Vamos lá meninas, tem um pais gigante torcendo por vc´s.

sta.ignorancia® disse...

Ano passado, na hora H, a Kelly ficou no banco. Esqueceram da Copa América??

Espero que ela encontre o seu melhor basquete, ela ainda é muito útil a seleção. Mas ela tem que estar lá por merecimento e não por serviços prestados, ela tem que trabalhar duro pra conseguir a sua vaga, assim como as outras.

Karen e Palmira, que eu critiquei até a ultima geração, estão se saindo bem, se esforçando pra garantir um lugar na seleção. Assim tbm tem que ser Kaé e Kelly.

Anônimo disse...

Os técnicos frustrados que comentam nesse blog, defendem que apenas apenas atletas consagradas e experientes possam ter chance na seleção. Precisamos de alguém que goste de dar chance e de lapidar talentos, algo que não encontramos no Brasil, por isso que a Hortência foi buscar um treinador estrangeiro. Bando de preguiçosos e acomodados.

F disse...

Kelly e Kae sao duas incognitas pra mim... torço pra que se recuperem e mereçam estar na seleçao.

Unknown disse...

Complicado agradar este povo, hein!! Anteriormente reclamavam que faltava um processo de renovação na seleção, que no meu entender está longe de acontecer. Agora criticam as poucas jovens que por lá estão. Só para lembrar essa gente, estrelas como Lauren Jackson e algumas universitárias americanas, por exemplo, fizeram parte de suas respectivas seleções em campeonatos importantes. A Lauren fez parte do time australiano no Campeonato Mundial de 1998, na Alemanha. E sabe com que idade? 16 anos. Reclamam da inexperiência de Damiris e Nádia, e engatam o coro para a permanência de nomes como Mamá e Kelly. Não queriam renovação? Então é hora de deixar essas meninas na seleção. Mas não, são sempre do contra.. vai entender..

Anônimo disse...

Olho Vivo!

Torneio "amistoso" com equipes desfalcadas.
Muito cedo para analizar com mais profundidade.
Fizeram o que puderam e conquistaram a medalha sem maiores expectativas!

marcos sr disse...

santa ignorância estamos falando de olimpíadas , agora vc vem me falar de copa américa por favor é outro nível me fala qual foi a pivos brasileira que conseguiu pendurar 4 pivos em um jogo só em olimpíadas estou falando pivos de alto nível que são as australianas nao estou rebaixando ninguém só acho uma injustiça vcs falarem mal de uma jogadora que sempre está disposta a servir seu pais aquela que é sempre recebe ofensas pelos comentaristas desse blog ainda acho que ela irá sim pro mundial e ainda tenho certeza que ela junto com a erika estará nas olimpiadas de londres junco com damiris fram e nadia sem duvida ela estará super bem nesse mundial com todas ................

Anônimo disse...

Um milhão de vezes Franciele e Nádia do que caçar a Êga de volta

Anônimo disse...

concordo com o anonimo - 02/08/10 -18:28. Agora Damiris,é no mínimo lobby da Janete [2]. A Fabiana ala-pivo de Americana, tem 19 anos, disputou o Campeonato Paulista nas 2 ultimas temporadas, fez boas partidas pela sua equipe, merecia a vaga da Damiris, nada contra a Damiris, mas penso que ela é muito "verde" pra estar na seleção, desta forma pulando etapas que a Fabiana já passou.

Anônimo disse...

Marcos,


Não são todas as veterenas que estão em má fase, Helen e Alessandra por exemplo, estão excelentes, infelizmente não podemos dizer o mesmo de Kelly, Micaela e Mamá. Sobre a Franciele acredito que uma jogadora de 22 anos ainda tenha muito o que evoluir, o que é perfeitamente compreensível, basta lembrarmos do que jogava Alessandra com essa idade e como ela se desenvolveu graças as oportunidades que ela teve na seleção brasileira. Não podemos negar essa mesma oportunidade a Franciele ou a qualquer jovem talento que surja.

Anônimo 02/08 - 13:33 e Ricardo,


Deveríamos encomendar uma missa de agradecimento cada vez que uma atleta jovem estreia tão bem na seleção, pois isso é quase um milagre. Nádia estreiou pela seleção disputando um torneio na Europa, fez 10 pontos contra Rússia (não importa se A, B ou C), foi titular na final e fez 8 pontos contra as donas da casa. E vocês ficaram incomodados com isso, a ponto de vir aqui reclamar? Meu Deus, que mentalidade tacanha.



Márcio.

Anônimo disse...

Gente,


O que importa é levantar o caneco. Que seja o primeiro de muitos nessa nova fase da seleção feminina.


Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista!!!