quinta-feira, 22 de julho de 2010

Seleção feminina de basquete treina visando viagem à Eslováquia

A seleção brasileira feminina de basquete treinou nesta quinta-feira em Barueri visando a realização de dois amistosos contra a Eslováquia, na casa do adversário, nos dias 28 e 29 de julho, além de um torneio Grand Prix contra as eslovacas, além das seleções da Hungria e Rússia. As atletas voltam à quadra duas vezes por dia até o próximo sábado, viajando no domingo para o país do leste europeu.

Durante o treino da manhã desta quinta-feira, as brasileiras entraram em quadra após um treino de musculação em academia, realizando um trabalho tático com bola por alguns instantes. Em seguida, as atletas correram, e o técnico Carlos Colinas separou, com a ajuda dos auxiliares Janeth Arcain e Luiz Cláudio Tarallo, a equipe em dois grupos de trabalho, de pivôs e alas/armadoras, realizando arremessos e jogadas específicas das posições.

Em seguida, Colinas ordenou a realização de um treino de ataque contra defesa, com jogadas pré-trabalhadas, e depois comandou o coletivo durante mais de 40 minutos. As marcas da atividade foram as muitas pausas para orientação principalmente nos ataques, que geraram até algumas broncas em um tom um pouco exaltado do aparentemente comedido treinador espanhol.

Estando ainda longe de pensar em um time titular, Colinas iniciou o coletivo com as jovens Nadia e Damiris como titulares em cada uma das equipes, deixando Kelly e Mamá no banco de reservas.

A armadora Helen não esteve presente na movimentação desta manhã, que contou com os olhares da diretora e ex-atleta Hortência Marcari. Segundo o médico da seleção, Paulo Szeles, a ausência não significa nenhum problema para o elenco brasileiro.

"A Helen ficou realizando um tratamento na piscina, visando a recuperação física nessa longa etapa de treinos. Essas jogadoras como ela, a Alessandra, que já passaram da casa dos 35 anos, precisam de uma atenção mais especial, já não agüentam a mesma carga de exercícios", contou.

Adrianinha e Kelly realizaram alongamento enquanto as demais atletas disputavam o coletivo sob a orientação de Colinas. Em um lance isolado, Damiris levou uma pancada no joelho direito e saiu mancando, mas, segundo Szeles, nenhuma delas preocupa para a competição da próxima semana. "Isso são coisas de treino, a Damiris só levou uma pancada, não tem nada demais", explicou.

As brasileiras devem voltar à quadra às 17h30, em Barueri, para a realização do segunda movimentação do dia. O elenco brasileiro treina em dois períodos (manhã e tarde) até o próximo sábado, viajando para a Europa no domingo para a etapa de jogos na Eslováquia. Lesionada, a pivô Franciele desfalcará o grupo e fica no Brasil em tratamento. Iziane e Érika seguem nos Estados Unidos na disputa da WNBA.

Fonte: Gazeta Esportiva

9 comentários:

Atleta seleção de Basquete disse...

Hummmmmmm... não estou sentindo um clima muito bom nestas etapas de treino... será que a vinda deste Espanhol dará certo?! Saberemos dentro de alguns meses...

Anônimo disse...

Hummm, Mamá e Kelly na reserva é tudo que eu quero. E depois vão direto pra tesoura, huhuauauaua

Anônimo disse...

BOA SORTE MENINAS, BOA SORTE AO NOVO TRABALHO.

Paulinho disse...

Seria maravilhoso que os jogos da Europa fossem exatamente como foi esse treino: Nádia/Damiris como pivôs titulares, tendo Kelly/Mamá no banco + Alessandra/Helen poupadas, pois como o próprio médico da seleção disse, elas não agüentam um ritmo mais forte.

Digo isso por que esses jogos não vão acrescentar nada para as atletas veteranas, já para as meninas pode ser a oportunidade da vida delas.

É preciso dar uma chance para algo novo surgir na seleção, já passou da hora.

Anônimo disse...

anonino das 11 21 aproveita e pede um poney srsrsrs nunca que o tecnico iria fazer isso com as 2 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk damiris e nadia ainda tem que comer muito feijao pra tirar a vaga das 2

fael disse...

LENDO ESSA MATERIA UMA COISA ME INTRIGA SE O COLINAS E O MEDICO IRÃO POUPAR HELEN E ALESSANDRA PQ CORTOU A TASSIA?
LEVAR A NATALIA, PALMIRA E KAREN SÃO TECNICAMENTE SEM VISÃO DE JOGO, EQUANTO A TASSIA VEM DA PRATA DA COPA AMERICA!
TANTAS JOGADORAS JOVENS, POIS, SABEMOS QUE IZIANE E ERIKA SERÃO TITULARES ABSOLUTAS, SOBRANDO DUAS VAGAS!
PQ NÃO CHAMOU OUTRAS JAGADORAS MAIS JOVENS, APROVEITANDO A EXPERIENCIA DE HELEN E ALESSANDRA, MAIS A DULPA ERIKA-IZIANE, MAIS ADRIANINHA E KELLY COMO SUPORTE, SOBRARIA 6 VAGAS PARA AS NOVAS JOGADORAS MOSTRAREM RAÇA E GANHAREM EXPERIENCIA INTERNACIONAL
(COLHADO, DAMARIS, CLARISSA, IZABELA, TASSIA, ARUZHA,DEBORA, FABIANA, LEILA ZABANI, FERNANDA BIBIANO, MONICA, LEIDIANI, CRIS SIMOES, THAIS PINTO, SAMANTHA) PODERIAMOS GANHAR NOVAS JOGADORAS COM MENOS IDADE E MAIS ALTURA E FORÇA NA MARCAÇÃO.

Anônimo disse...

A Damiris ainda está na Seleção?
Esse corte ja demorou demais. A
renovação só pode acontecer quando
as mais novas provarem que ja estão
prontas.Hoje,se fizermos um jogo
treino contra todas as melhores
novatas a diferença será no minimo
30 pontos.Calma pessoal,uma boa
renovação só pode acontecer aos
poucos.Nâo é da noite para o dia.

Fernando Santos disse...

Não há nada na materia que diga que Alessandra e Helen serão poupadas pq nao dão conta da carga de atividades. O que está dito é que com elas o trabalho fisico nao é tão intensivo.

Gostaria tbm de ver Nadia e Damiris ganhando tempo de quadra nessa viagem. Como tbm gostaria de ver outras jogadoras no grupo, sobretudo para o sul-americano, mas enfim...

Anônimo disse...

Primeiro as novatas precisam jogar e ser titulares de seus clubes aqui no Brasil... sabemos que isso é quase impossivel com os pouquissimos times que existem.