A melhor defesa encara o melhor ataque na final (melhor de cinco partidas) do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), que começa na próxima segunda-feira (18), entre Ourinhos e Catanduva. Os dois times venceram por três a zero as séries semifinais e têm quase uma semana para deixar tudo pronto rumo à primeira vitória em busca do título. À frente das equipes, dois experientes técnicos buscam a melhor estratégia para sair na frente. De um lado, o campeão do ano passado, Urubatan Paccini, dirige o Ourinhos com seu jeito tranquilo. Do outro, Edson Ferreto busca o primeiro título da competição em sua terceira final.
O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) tem a defesa menos vazada da competição e aposta nessa regularidade para chegar ao hexacampeonato. No clube desde 2005, Urubatan, de 60 anos, assumiu o time adulto para disputar o Nacional na temporada passada rumo ao pentacampeonato e alcançou o objetivo.
— Ficou bem claro que a defesa foi o ponto determinante para as três vitórias sobre Santo André na semifinal. Temos que continuar assim. Estou muito animado por estar mais uma vez disputando um título nacional pela cidade de Ourinhos, que tanto ama o basquete e apoia o nosso time lotando o ginásio — explicou Urubatan, que tem 35 vitórias e cinco derrotas até agora em duas edições do CNBF.
Para furar a marcação de Ourinhos, o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva conta com o ataque mais eficiente do campeonato. O técnico Edson Ferreto não abandona sua característica de manter um time ofensivo e lutador.
— Continuo achando que a melhor defesa é o ataque e isso vem dando certo. Com um ótimo aproveitamento ofensivo, superamos nossas próprias expectativas, fechando em três a zero a semifinal contra Americana. Montamos um time para disputar o título e o objetivo foi alcançado. Agora é nos organizarmos para esse novo adversário e lutar para ser campeão — disse Ferreto, que participou de outras 11 edições do Nacional, onde totalizou 117 vitórias e 94 derrotas.
Com campanhas idênticas (14 vitórias e três derrotas), os dois técnicos apostam em uma final equilibrada e emocionante. Sorte dos torcedores das duas cidades, que costumam lotar os ginásios para dar força ao time.
— Não acredito em três a zero. Serão partidas equilibradas com ginásios cheios. A obrigação é ganhar uma lá para garantirmos o quarto jogo em casa. Para isso vamos trabalhar muito, com tranquilidade e perseverança — declarou Ferreto.
— Serão jogos disputadíssimos. Catanduva tem duas boas jogadoras em todas as posições, garantindo um bom revezamento. Precisamos tomar cuidado com a alta velocidade do time adversário e jogar sem precipitações — concluiu Urubatan.
Resumo dos técnicos no CNBF
Edson Ferreto (Catanduva)
Ano – Clube – Classificação – vitórias – derrotas
1998 - Vila Nova/Massageol (GO) – 5° lugar – cinco vitórias e 11 derrotas
1999 - Botafogo (RJ) – 5° lugar – sete vitórias e sete derrotas
2000 - América/Unimed/Ourinhos (RJ) – 6° lugar – seis vitórias e oito derrotas
2001 - Unimed/Ourinhos (SP) – 3° lugar – nove vitórias e nove derrotas
2002 - Unimed/Ourinhos (SP) – 4° lugar – 13 vitórias e nove derrotas
2003 - Uberaba/Black & Decker (MG) – 3° lugar – dez vitórias e dez derrotas
2004 - Uberaba/Black & Decker (MG) – 5° lugar – oito vitórias e 11 derrotas
2005 - Catanduva (SP) – 4° lugar – 12 vitórias e dez derrotas
2006 - Catanduva (SP) – 2° lugar – 11 vitórias e sete derrotas
2007 - Catanduva (SP) – 2° lugar – 22 vitórias e cinco derrotas
2008 - Catanduva (SP) – 3° lugar – 14 vitórias e sete derrotas
Urubatan Lopes Paccini (Ourinhos)
Ano – Clube – Classificação – vitórias – derrotas
2008 – Ourinhos (SP) – campeão – 21 vitórias e duas derrotas
PROGRAMAÇÃO – FINAL
— 1º jogo – Segunda-feira (dia 18 de janeiro)
20h – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – ginásio Monstrinho – SPORTV AO VIVO
— 2º jogo – Terça-feira (dia 19 de janeiro)
20h – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – ginásio Monstrinho – SPORTV AO VIVO
— 3º jogo – Quinta-feira (dia 21 de janeiro)
20h – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) – ginásio Anuar Pachá – SPORTV AO VIVO
— 4º jogo – Sexta-feira (dia 22 de janeiro) – SE NECESSÁRIO
21h – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) – ginásio Anuar Pachá – SPORTV AO VIVO
— 5º jogo – Domingo (dia 24 de janeiro) – SE NECESSÁRIO
17h – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – ginásio Monstrinho – SPORTV AO VIVO
Um comentário:
SPORTV O CANAL CAMPEAO, PARA TODOS OS ESPORTES,exceto,PARA O BASQUETE FEMININO NEM MESMO O VT DOS JOGOS VCS TRANSMITIRAM HJ SABADO JA VI TRES VEZES O JOGO FRANCA X FLAMENGO ,O JOGO DE SEXTA,O VT DA MADRUGADA,E VT SABADO DE MANHA .
NAO ENTENDI!
BASQUETE TEM SEXO AGORA?
ERA SO O QUE ME FALTAVA.
Postar um comentário