sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Depois de nove anos, Vasto Verde volta ao Nacional

20091113_229500_1311_V_Verde_gde Após nove anos, a equipe catarinense de Vasto Verde está de volta à elite do basquete feminino brasileiro. O Vasto Verde/Uniasselvi estreia no 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), neste sábado (14), contra o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), em Catanduva (11h de Brasília). A maioria da equipe é composta por atletas nascidas em Blumenau e vindas das categorias de base do Vasto Verde, com alguns reforços de outros Estados. Para o técnico João Camargo Neto, o time tem como desafio fazer com que o basquete feminino ressurja na cidade e no estado. Camargo, como é conhecido acredita que o clube catarinense pode fazer um grande campeonato, mesmo sabendo da força das outras equipes.
 
— Vamos enfrentar equipes fortes de São Paulo, que têm a base da seleção brasileira. Mas eu tenho muita fé, certeza e confiança em alcançarmos nosso objetivo, que é fazer belos jogos e mostrar a força do basquete de Santa Catarina. Para isso, montamos um time jovem, que tem na velocidade e na marcação agressiva suas principais características — disse o treinador.
 
Para ajudar o Vasto Verde nessa temporada, o técnico Camargo conta com a presença de sua filha, Mariana, de 24 anos e 1,79m, que jogava pela Oral Roberts University, nos Estados Unidos, e treinou com a seleção brasileira adulta na primeira fase de treinos da Copa América de Cuiabá. Pela seleção cadete, Mariana foi bicampeã sul-americana (Colômbia / 2000 e Equador / 2001) e vice (Peru / 1999). Apesar de não ser a primeira vez que pai e filha trabalham juntos, ambos estreiam em uma equipe adulta no Nacional Feminino. Para essa competição, Mariana conta que está ansiosa para sua apresentação pelo novo time e destaca que pretende ajudar a aumentar o nível do basquete na região sul do país.
 
— Sempre treinava com meu pai quando estava aqui no Brasil, mas agora é diferente. Trabalhar com família nem sempre é fácil, mas já estamos acostumados e o importante é saber o limite um do outro. Também tem muita confiança e respeito entre nós. O Vasto Verde voltar a representar a região sul no Nacional e é muito importante para levantar novamente o nível do basquete do estado. Com isso, traremos o publico de volta aos ginásios para torcer e participar desse esporte maravilhoso. Sei das limitações do time, mas estou muito motivada e espero levar a minha experiência pra dentro da quadra e ajudar meu grupo a obter boas vitorias — explicou Mariana.
 
Camargo concorda com Mariana que a relação técnico e jogadora em quadra é tranquila.
 
— Não temos problemas. A Mariana já é uma atleta madura e nós dois sabemos bem separar as coisas dentro e fora de quadra, garantindo a qualidade do nosso trabalho — garantiu o técnico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Volta depois de 9 anos e já toma a primeira surra!

Anônimo disse...

Parabens Blumenau.Agora não é hora de pensar em vitórias.A vitória maior virá com certeza mais la na frente.A semente foi plantada e eu tenho a certeza que nesse momento a prioridade tem que ser a modalidade.Trabalhem muito na base e depois colham os frutos
Boa sorte..