Temos que olhar estas meninas com mais carinho e dar um mínino necessário para que elas continuem no basquete!!! Boa sorte Nathalia!!! Que em breve vc consiga chegar à seleção!!!!
Com muita certeza se derem oportunidade pra Nathalia ela vai ir longe,porque talento ela tem mto. isso ai nathalia ta indo pelo caminho certo, sempre torço por vc.
muito abaixo... só que é carioca né?Ser Carioca no Esporte é a mesma coisa que ter Mestrado em uma prova de títulos. Vamo pará de "forçar a barra"...deixa a menina aprender primeiro.Será que nem pelo vídeo deu pra perceber que não tem estatura e nem velocidade para compensar a baixa estatura?Sem contar que a mão esquerda não é usada nem para prender o cabelo!
Olha, pelo que deu para ver é um potencial muito grande principalmente porque tem um corpo ainda infanto juvenil, e com a devida preparação atlética e metabólica poderá ser uma atleta espetacular já que pela técnica dá para ver que joga sem esforço, simplifica e tem um dom natural para o arremesso. Não sei qual sua altura mas possivelmente dá para crescer ainda e poderá ser uma excelente ala
A reportagem é feita em cima do destaque da menina no sulamericano. Dizer que ela não tem talento nenhum é dizer que nos times que disputaram não tinha nada de razoável. Olha só a menina não bateu o recorde naquele sulamericano. Bateu o recorde de todos os tempos. Recordem quem já participou! Merece um tratamento especial. Bem trabalhada tecnicamente vai longe. Inclusive porque joga e se movimenta intuitivamente com inteligência e simplicidade.E inteligência faz muita diferença. Falta o atleticismo mas isto pode( e deve) ser trabalhado mais tarde. Outra coisa que não tem nada a ver é de onde é a atleta.O Maranhão nos deu dois dos maiores talentos naturais do , a Janete e a Iziane! Altura, o time mais alto do pré olimpico de Porto Rico é o México.
Nada a ver você falarem mal da menina sem ao menos tê-la visto jogar. Eu já vi, e gosto muito do jogo dela, ela pode crescer muito mais com certeza, como muitas outras atletas nesse Brasil têm que crescer. Errado falarem também que ela teria que ser da Mangueira, a Layana não foipara uma seleção sendo do VemSer? A Nathália é sim uma promessa.
A Nathália não é uma promessa, já é uma realidade. Só precisa agora ser realmente descoberta e receber o valor que realmente merece! Beijo amigaaa, te amo!
É engraçado ver um monte de gente vindo aqui pra perder tempo com um monte de detalhezinho insignificante e, quase sempre, como 'anônimos'. E o pior é o 'motivo': por pura mesquinharia...
Natália é SIM talentosa para o basquetebol, como jogadora E como atleta! E Natália ainda tem SIM MUITO o que aprender, melhorar e evoluir (ambos como jogadora e como atleta)!
Mas eu CONHEÇO Natália desde que ela era Mirim e ela SEMPRE se destacou incrivelmente em todos os jogos e em todas as categorias em que jogou!
Mas o mais importante sobre Natália Lobato, a atleta e jogadora de basquetebol é Natália Lobato, a PESSOA. Ela sempre foi MUITO séria e dedicada ao esporte, aos treinos e à sua equipe. Algo admirável e que, logicamente, a ajuda a obter sempre um bom desempenho em quadra. Mas ninguém NUNCA 'ensinou' isso à ela. Não porque esse tipo de coisa não se ensina, mas sim porque isso é parte da personalidade dela, está dentro dela e é isso que sempre a fez se destacar! Sem comentar que até mesmo como pessoa, como uma simples menina, adolescente, com sua ingenuidade e seus sonhos, mas também sempre com uma maturidade incrível e difícil de se encontrar até mesmo em pessoas adultas, ela é simplesmente incrível!
É claro que chegar à uma Seleção Brasileira Adulta é algo muito difícil pra qualquer atleta e Natália ainda tem MUITO o que correr atrás (treinar, melhorar, evoluir) para ter essa chance, mas é injusto vir aqui e dizer que ela é fraca, não joga nada, que seu arremesso é 'feio' (ela mata bola, portanto é eficiente - ponto.) e não tem talento nenhum... Natália ainda vai conquistar MUITAS coisas através do basquete para sua vida pessoal (mesmo que não venha a ser atleta de Seleção) e, portanto, eu a desejo MUITA SORTE (porque talento ela tem sim e de sobra) e SUCESSO, com um futuro brilhante dentro e fora de quadra! E faço isso não só como Professor de Educação Física e Treinador/Técnico de Basquetebol, mas também como Amigo e Admirador da Atleta e da Pessoa fantástica, da qual eu já sou um GRANDE fã, que é Natália Lobato!
PARABÉNS POR TUDO O QUE VOCÊ JÁ FEZ E AINDA VAI FAZER NO BASQUETE, querida!
E PARABÉNS PELA PESSOA que você É! Te tenho muito carinho, admiração e orgulho!
E não fique triste com as críticas, pois elas nos ajudam a CRESCER!
Não duvido nada de que essas pessoas que estão falando mal da nathália nunca viram ela jogar ou simplesmente tem inveja dela e ela é uma promessa sim, só não sabem o potencial dela porque a base da seleção brasileira é toda de são paulo, porque segundo os especialistas as melhores jogadores de base do basquete brasileiro atual são de São Paulo, mas se derem um pouquinho de valor para todos os estados do país vão ver que tem muitas atletas boas para defender o nosso Brasil que não são de São Paulo. Espero que depois dessa matéria vocês valorizem mais as meninas do Rio de Janeiro e claro que a nossa promessa Nathália Lobato. :)
Sao Paulo sempre é campeã nos brasileiros de base e com uma diferença de pontos muito alto, as meninas que se destacaram no Rio de Janeiro hoje não estaum mais la (Clarissa,Karina Jacob,Erika..) Nathalia voce tem que ir pra onde valorizam voce e o seu basquete pra voce crescer e aprender mais!vc é nova ainda, há tempo!
qual problema em levantar a perna direita??? os anonimos aai acham que a menina não tem talento nenhum...e que talento eles tem? falar mal dos outros? deixa ela jogar..tem tanta gente com arremesso feio na seleção, a menina fez 240 pontos em 8 jogos e é não tem talento? convenhamos não é?! por isso que não vai pra frente meesmo!
Vi muitas jogadoras talentosas em minha vida, e, Nathália é sim uma delas, e ela ainda tem um muitos pontos a seu favor, a juventude determinação, vontade de melhorar, disciplina, garra, etc... Você ainda tem muito tempo para melhorar e atingir suas metas, mocinha!! As críticas nem sempre aparecerão com o objetivo de diminuir, queria que você tentasse as assimilar de maneira positiva, sempre, ao final, você colherá os melhores frutos de toda essa história de amor ao basquete. Muito bonito ver uma menina falando assim desse esporte que outrora fora muito amado e defendido por brasileiros de verdade. Bom... termino com o seguinte comentário, na reportagem aparece o depoimento do Miguel Angelo da Luz Coelho, técnico responsável pelos principais títulos do basquete feminino, ele, simplesmente dirigiu as melhores brasileiras de todos os tempos, Paula, Hortência e Janeth. Palavras dele, de quem entende do assunto: "Nathália é um talento, menina que tem um potencial incrível", enfim, que sirva de luz para os apagados comentários pessimistas...
Aff... não tem essa de arremesso bonito ou feio não...
Não quero comparar ninguém mas, vcs lembram da ótima Ruth Bolton-Hollyfield nos lances livres? ela dava um pulinho quando arremessava a bola... se a Ruthie dava o pulinho, pq a Nathalia não pode levantar a perna? rs
Cada um tem seu jeito de arremessar, a Paula tinha um jeito, a Janeth outro completamente diferente, a Hortencia tbm... se ela se sente confortável arremessando assim e acerta, deixa ela arremessar ora!
Embora não seja meu time meus parabéns ao Botafogo que está investindo no basquete feminino de base e tem se rivalizado com a Mangueira nestas categorias.
Retiro-me de suas criticas, e a de outros advogados da menina Natalia, pois em nenhum momento me referi mal a ela. Se me queixo do seu arremesso feio e da [sem nome para isso]levantadinha de perna, em verdade, faço critica ao tecnico dela.
O fato do arremesso da menina ser eficiente, nao o faz bonito [e nao estou falando de gozo estetico], mas é eficiente dentro do nivel tecnico em que ela está acostumada a jogar [Ñ é critica de paulista, sou carioca]. Se melhorar um pouquinho o nivel tecnico, ela toma toco de Deus e o mundo. A mao direita dela mal passa da altura da cabeça na hr do arremesso.
Ai se todas as meninas saissem das categorias de base com uma mecanica de arremesso pelo menos igual o da Kae.
É uma pena que a categoria de base no Brasil nao seja levada a serio e as meninas tenham que aprender mta coisa ja na seleçao adulta. Eh triste ver gente chegar no adulto sem noçoes basicas de fundamentos.
Qto a Natalia ela é promessa, mas até promessas se perdem, ainda mais nessa mentalidade de que criticas sao apenas rancores frustrados de quem nunca na vida deu entrevista ao GE.
Nao acho que a soluçao pra Natalia seja o basquete paulista, nao. Ela merece o Ensino Medio nos EUA, duvido que ela volte levantando a perna pra arremessar e continue com seu chute eficiente à espera do toco perfeito.
Boa sorte pra Natalia, pq ela vai precisar. Afinal esporte de base no Brasil sempre foi lugar de brincar de fingir que se faz coisa seria.
Concordo em parte com as críticas do Fernando. Apenas acho que a mecanica do arremesso é uma coisa que depende apenas em parte do treinamento. Na sua maior parte depende do componente neuro muscular da atleta. A medida que ganhe mais força na musculatura extensora do braço vai melhorar. Mas a maior expressão técnica(veja bem, técnica) de nosso basquete, Paula tinha um arremesso que a bola mal passava da cabeça. E não me lembro que tenha tomado algum toco. Volto a insistir que os números da menina são impressionantes!
* Vocês são incríveis, só pelo vídeo conseguem ver como ela joga, sabem a posição dela, dizem que ela não tem velocidade e ainda prevêem o futuro(ou não) como atleta da menina! Realmente nunca a viram jogar. * O aremesso dela pode ser feio mas é eficiente. Tem que ser aprimorado, mas já melhorou bastante. * Deve ser frustrante mesmo se destacar no Brasileiro sub-15 e no Sul Americano e nem ter chance de treinar na seleção, de mostrar que merece ou não estar lá. Ainda mais que nessas competições que se destacou, existiam atletas de nível técnico abaixo do dela que foram convocadas.
Garota[:p], não se abata com essas críticas sem fundamentos(já que nunca viram você jogar) e continue com a sua evolução, que você tem futuro.
Pois bem, o sr diz que a mecanica do arremesso só depende em parte de treinamento, pq o compononente que melhor determina é neuro muscular. Aceito numa boa, mesmo pq me falta base pra discutir, mas o que me parece ao ve-la no video que os gestos da menina sao mto mais instititvos do que sob efeito de um trabalho tecnico. Confesso que isso me incomoda, por exemplo qdo a vejo arremessar.
Qto ao arremesso de Paula, eu disse no meu primeiro post [11º da pagina], que o arremesso de Paula tbm era: "Reforço que o arremesso dela (no caso, Natalia) é feio [mas o de Paula tbm era]".
Profundo ignorancia pergunto: costumam ser exceçoes ou regras esses arremessos "nao plasticos"?
A titulo de provocaçao: eu lembro de um toco em Paula na final do mundial da Australia. O toco foi dado pela gigante Zheng Haixia. Tudo bem que foi em uma bandeja, mas recordo-me do sorriso da gigante chinesa. Por fim, vale ressaltar que esta tbm tomou um da Cintia Santos, no mesmo jogo.
Pra por fim a celeuma, uma ultima questao, e eu paro de implicar com o arremesso da menina: E AQUELE NEGOCIO DE LEVANTAR A PERNA? NEM TREINO??????? PELAMOR...
Eu apenas disse tudo o que penso de Nathália, não só como jogadora/atleta, mas como pessoa também! E reconheço que ela ainda tem MUITO o que melhorar tecnicamente em TODOS os aspectos - já disse isso à ela pessoalmente, diversas vezes inclusive! Portanto não vim em defesa dela agindo como uma espécie de 'advogado' ou algo assim... Mas também acho que nessas horas críticas podem ser muito cruéis se as palavras não forem escolhidas sabiamente - mesmo sabendo que a intenção em dizê-las talvez não seja de fato cruel...
Ainda assim é importante lembrar que Nathália tem apenas 16 anos e apesar da grande maturidade (desportiva e pessoal) ainda pode ficar facilmente magoada com certas coisas que ela não gostaria de ouvir num momento feliz e importante para ela como esse...
Ainda assim, admito que, se ela PRECISA melhorar em certos aspectos técnicos, que isso também PRECISA ser dito à ela, o quanto antes - apenas repito que, nessas horas, mais do que nunca, a escolha correta das palavras é imprescindível!...
E minhas maiores críticas foram às pessoas que disseram que ela não tem talento 'nenhum' (como assim 'nenhum'?!) e pelo fato de que reparar em 'detalhes' como 'ah, o arremesso dela é feio' é sempre mais fácil do que reparar nas outras DIVERSAS qualidades que a atleta tem...
E um "pequeno" P.S.: acompanho Nathália jogando desde que ela é Mirim, como disse, e inclusive, às vezes jogamos juntos em peladinhas informais entre amigos - ela NUNCA jogou 'de brincadeira' (sempre joga sério - sim, até mesmo as peladinhas) e eu NUNCA vi ela levar toco no arremesso (inclusive jogando contra HOMENS ADULTOS) - muito pelo contrário, ela SABE selecionar MUITO bem a hora de arremessar, ou cortar, ou passar a bola - joga com INTELIGÊNCIA!...
Ainda assim, eu, como AMIGO, QUERO que ela melhore TUDO o que ela TEM e PRECISA melhorar ainda! E espero que ela use TODAS as críticas, negativas, positivas, construtivas, etc... justamente como mais um combustível pra crescer, evoluir e melhorar!
Torço MUITO por ela não só como atleta de basquetebol, mas principalmente como PESSOA! E mesmo que ela nunca chegue à uma Seleção Brasileira Adulta, espero que conquiste MUITAS coisas boas na vida através do basquete - como estudo e trabalho, por exemplo! =)
SUCESSO (de uma forma ou de outra), NATH - SEMPRE - Sim, VOCÊ MERECE!!! =D
Antes de mais nada. Perdao pelo erro na grafia do nome. Fui traido pela memoria. Nao sei a qtas anda a vida politica do Botafogo e qto o nome citado erroneamente pode gerar constrangimento. Numa dessas pratica-se um crime de lesa patria e nao se sabe pq. Feito o pedido de desculpas...
Qto a Natalia, pois bem, reforço que em minhas letras nunca houve ataque a menina, qdo mto duas criticas: a sua forma de arremessar [q agora eu sei que depende menos de treino do que de desenvolvimento neuro muscular] e ao costume [brando?] de levantar a perna direita qdo parte para cesta, alem do momento do lance livre [quiça, a levantadinha de perna estara para o basquete brasileiro no sec. XXI assim como a respiraçao profunda de Hortencia esteve para o basquete bras. do sec. XX].
E em nome da paz nao me refiro ao seu arremesso como feio, nem o de Magic Paula pra evitar futuros constrangimentos, apenas direi que para mim nao se encontra entre os dez mais bonitos que ja vi. [saída diplomatica].
Qto a Natalia, desejo lhe sorte no basquete e na vida, venha ela fazer parte de sel bras ou nao. E uma carreira sem tocos.
Tocos? Ela que dê nas adversidades de ser atleta nas categorias de base no Brasil. Tarefa ingloria.
Muito obrigado pelos pedidos de desculpas e por todos os esclarecimentos. Meu sobrenome é Montenegro, mas, até aonde eu sei, não tenho parentesco com o Montenegro do Botafogo...
Também agradeço quanto aos esclarecimentos e saídas diplomáticas ao falar do arremesso e da 'levantadinha de perna' da Nathália...
Ainda assim, cabe reiterar (e digo isso como Professor de Educação Física E Treinador de Basquetebol) que logicamente existem os chamados 'movimentos "academicamente" corretos/ideais', digamos assim, que seriam favorecidos pela biomecânica do movimento (além dos tais componentes neuro-musculares individuais de cada atleta) e bla bla bla, mas... cá entre nós?! Eu, mesmo como profissional da área da Ed. Física E do Basquetebol, acredito que o PRINCIPAL a ser observado é SEMPRE a EFICIÊNCIA do movimento, muito mais do que a plástica do mesmo... Atualmente há um jogador na NBA (bom jogador, por sinal), chamado Shawn Marion, que é conhecido JUSTAMENTE por ter uma plástica (movimento de arremesso) HORROROSA!... Só que... O CARA MATA BOLA!!! Como você vai virar pra um atleta desse nível e criticar o arremesso dele se, apesar de horroroso (plastica e 'academicamente' falando) ele É eficiente?!... O prórpio Michael Jordan encantou o mundo quando ele começou a introduzir no basquete e nas suas jogadas movimentos plásticos e lindos, mas que ainda assim eram completamente diferentes de TUDO o que se fazia até então... Imagine se alguém tivesse dito que aqueles movimentos de perna dele no ar (que, na minha opinião, é o mais lindo de ser ver em suas enterradas em câmera lenta) seriam 'feios', por exemplo?!...
Enfim...
Mais uma vez, Nathália Lobato TEM SIM MUITO o que melhorar e evoluir - inclusive no que diz respeito a REFINAR seus movimentos (TODOS: arremesso, bandeja, fintas e cortes, defesas, etc), mas contanto que eles continuem sendo (e, cada vez mais e mais) EFICIENTES... ah, vamos deixar a garota jogar do jeito que ela quiser!
E, com todo o respeito e sem querer perder toda a diplomacia finalmente adquirida até aqui (portanto não tome isso como uma crítica pessoal, mas sim a tudo o que foi dito aqui, por TODOS - principalmente os tais 'anônimos' que parecem entender TUDO de basquetebol): o que é 'feio' aos olhos de um, pode ser lindo aos olhos de outro(s) - sim, 'feio' e 'bonito' são conceitos tão relativos quanto a própria Teoria da Relatividade em si!... E se alguém não gosta de, literalmente, VER Nathália jogando... paciência! Mas que também não perca seu precioso tempo com críticas ridículas, injustas e tolas, com um único intuito de 'diminuir' e/ou ridicularizar a garota... - que pelo menos a critiquem com o abjetivo de fazê-la crescer e melhorar - E A ELOGIEM TAMBÉM, POIS ELA MERECE (E PRECISA DE) MUITO MAIS ELOGIOS DO QUE CRÍTICAS - e NUNCA se esqueçam que o que ela mais quer é um dia representar o próprio país em uma grande competição, ora bolas!!!
Afinal de contas, Nathália já tem muitas outras coisas (MUITO mais importantes) pra se preocupar na vida dela, tanto pessoal, quanto esportiva - principalmente dentro de quadra - já que é um desejo DELA evoluir como atleta o MÁXIMO que ela puder!
Ao mencionar o fator neuro-muscular fiz na realidade um comentário favorável a Nathalia. O que eu quiz dizer é que hoje ela ainda faz força com o braço para arremessar, mas com o tempo e preparação adequada o fará principalmente com o punho o que certamente dará mais eficiencia ao arremesso.
39 comentários:
Que de promessa passe a ser uma realidade e não vire uma penitencia.
Temos que olhar estas meninas com mais carinho e dar um mínino necessário para que elas continuem no basquete!!!
Boa sorte Nathalia!!!
Que em breve vc consiga chegar à seleção!!!!
Paulista
Com muita certeza se derem oportunidade pra Nathalia ela vai ir longe,porque talento ela tem mto.
isso ai nathalia ta indo pelo caminho certo, sempre torço por vc.
Engraçado, essa menina tem se destacado desde o brasileiro sub 15 do ano passado e nunca foi convocada...
Não falo nada...
mais uma esquecida da panelinha do basquetebol paulista!!!!!
Porque as jogadoras de base só são do CFC Janeth Arcain, de Americana e do Finasa????????????
Tudo bem, mas vamos combinar que o arremesso dela é mto feio. E o que é aquilo de levantar a perna esquerda pra bater lance livre.
Aff, ninguem corrige isso nao?
Pois é, joga no Rio e não é da Mangueira. Ai complica pra pegar uma seleção né?
Triste
muito abaixo... só que é carioca né?Ser Carioca no Esporte é a mesma coisa que ter Mestrado em uma prova de títulos. Vamo pará de "forçar a barra"...deixa a menina aprender primeiro.Será que nem pelo vídeo deu pra perceber que não tem estatura e nem velocidade para compensar a baixa estatura?Sem contar que a mão esquerda não é usada nem para prender o cabelo!
Qual a posição e altura dela ?
Olha, pelo que deu para ver é um potencial muito grande principalmente porque tem um corpo ainda infanto juvenil, e com a devida preparação atlética e metabólica poderá ser uma atleta espetacular já que pela técnica dá para ver que joga sem esforço, simplifica e tem um dom natural para o arremesso. Não sei qual sua altura mas possivelmente dá para crescer ainda e poderá ser uma excelente ala
Nova promessa de que?
Muito fraca para jogar basquete. Sem talento nenhum.
Dizer que nao tem talento nenhum é sacanagem, mas ela tem um monte de coisas pra corrigir ainda. Nao sei a qto tempo joga, mas é lamentavel.
Reforço que o arremesso dela é feio [mas o de Paula tbm era] e aquele negocio de levantar a perna esquerda pra arremessar nao existe, ne?
Tbm achei baixa, mas pelo que me pareceu deve jogar na 3 ou 4, apostaria na 4.
Recordo agora de Clarissa e fico pensando que o basquete do Rio tem disso.
A reportagem é feita em cima do destaque da menina no sulamericano. Dizer que ela não tem talento nenhum é dizer que nos times que disputaram não tinha nada de razoável. Olha só a menina não bateu o recorde naquele sulamericano. Bateu o recorde de todos os tempos. Recordem quem já participou! Merece um tratamento especial. Bem trabalhada tecnicamente vai longe. Inclusive porque joga e se movimenta intuitivamente com inteligência e simplicidade.E inteligência faz muita diferença. Falta o atleticismo mas isto pode( e deve) ser trabalhado mais tarde. Outra coisa que não tem nada a ver é de onde é a atleta.O Maranhão nos deu dois dos maiores talentos naturais do , a Janete e a Iziane!
Altura, o time mais alto do pré olimpico de Porto Rico é o México.
Não joga nada essa Natalia!
Nada a ver você falarem mal da menina sem ao menos tê-la visto jogar. Eu já vi, e gosto muito do jogo dela, ela pode crescer muito mais com certeza, como muitas outras atletas nesse Brasil têm que crescer. Errado falarem também que ela teria que ser da Mangueira, a Layana não foipara uma seleção sendo do VemSer? A Nathália é sim uma promessa.
A Nathália não é uma promessa, já é uma realidade. Só precisa agora ser realmente descoberta e receber o valor que realmente merece! Beijo amigaaa, te amo!
É engraçado ver um monte de gente vindo aqui pra perder tempo com um monte de detalhezinho insignificante e, quase sempre, como 'anônimos'. E o pior é o 'motivo': por pura mesquinharia...
Natália é SIM talentosa para o basquetebol, como jogadora E como atleta! E Natália ainda tem SIM MUITO o que aprender, melhorar e evoluir (ambos como jogadora e como atleta)!
Mas eu CONHEÇO Natália desde que ela era Mirim e ela SEMPRE se destacou incrivelmente em todos os jogos e em todas as categorias em que jogou!
Mas o mais importante sobre Natália Lobato, a atleta e jogadora de basquetebol é Natália Lobato, a PESSOA. Ela sempre foi MUITO séria e dedicada ao esporte, aos treinos e à sua equipe. Algo admirável e que, logicamente, a ajuda a obter sempre um bom desempenho em quadra. Mas ninguém NUNCA 'ensinou' isso à ela. Não porque esse tipo de coisa não se ensina, mas sim porque isso é parte da personalidade dela, está dentro dela e é isso que sempre a fez se destacar! Sem comentar que até mesmo como pessoa, como uma simples menina, adolescente, com sua ingenuidade e seus sonhos, mas também sempre com uma maturidade incrível e difícil de se encontrar até mesmo em pessoas adultas, ela é simplesmente incrível!
É claro que chegar à uma Seleção Brasileira Adulta é algo muito difícil pra qualquer atleta e Natália ainda tem MUITO o que correr atrás (treinar, melhorar, evoluir) para ter essa chance, mas é injusto vir aqui e dizer que ela é fraca, não joga nada, que seu arremesso é 'feio' (ela mata bola, portanto é eficiente - ponto.) e não tem talento nenhum...
Natália ainda vai conquistar MUITAS coisas através do basquete para sua vida pessoal (mesmo que não venha a ser atleta de Seleção) e, portanto, eu a desejo MUITA SORTE (porque talento ela tem sim e de sobra) e SUCESSO, com um futuro brilhante dentro e fora de quadra! E faço isso não só como Professor de Educação Física e Treinador/Técnico de Basquetebol, mas também como Amigo e Admirador da Atleta e da Pessoa fantástica, da qual eu já sou um GRANDE fã, que é Natália Lobato!
PARABÉNS POR TUDO O QUE VOCÊ JÁ FEZ E AINDA VAI FAZER NO BASQUETE, querida!
E PARABÉNS PELA PESSOA que você É! Te tenho muito carinho, admiração e orgulho!
E não fique triste com as críticas, pois elas nos ajudam a CRESCER!
Pois, CRESÇA!!!
a janeth nasceu em santo andre
Não duvido nada de que essas pessoas que estão falando mal da nathália nunca viram ela jogar ou simplesmente tem inveja dela e ela é uma promessa sim, só não sabem o potencial dela porque a base da seleção brasileira é toda de são paulo, porque segundo os especialistas as melhores jogadores de base do basquete brasileiro atual são de São Paulo, mas se derem um pouquinho de valor para todos os estados do país vão ver que tem muitas atletas boas para defender o nosso Brasil que não são de São Paulo. Espero que depois dessa matéria vocês valorizem mais as meninas do Rio de Janeiro e claro que a nossa promessa Nathália Lobato.
:)
Voce joga muito Nathália, pode confiar que você vai longe!
A gente acredita muito em você!
Além de uma GRANDE amiga, uma GRANDE jogadora!
Gosto muito de tu.
boa sorte e felicidades.
Sao Paulo sempre é campeã nos brasileiros de base e com uma diferença de pontos muito alto, as meninas que se destacaram no Rio de Janeiro hoje não estaum mais la (Clarissa,Karina Jacob,Erika..) Nathalia voce tem que ir pra onde valorizam voce e o seu basquete pra voce crescer e aprender mais!vc é nova ainda, há tempo!
qual problema em levantar a perna direita???
os anonimos aai acham que a menina não tem talento nenhum...e que talento eles tem? falar mal dos outros?
deixa ela jogar..tem tanta gente com arremesso feio na seleção, a menina fez 240 pontos em 8 jogos e é não tem talento? convenhamos não é?!
por isso que não vai pra frente meesmo!
Vi muitas jogadoras talentosas em minha vida, e, Nathália é sim uma delas, e ela ainda tem um muitos pontos a seu favor, a juventude determinação, vontade de melhorar, disciplina, garra, etc...
Você ainda tem muito tempo para melhorar e atingir suas metas, mocinha!! As críticas nem sempre aparecerão com o objetivo de diminuir, queria que você tentasse as assimilar de maneira positiva, sempre, ao final, você colherá os melhores frutos de toda essa história de amor ao basquete. Muito bonito ver uma menina falando assim desse esporte que outrora fora muito amado e defendido por brasileiros de verdade.
Bom... termino com o seguinte comentário, na reportagem aparece o depoimento do Miguel Angelo da Luz Coelho, técnico responsável pelos principais títulos do basquete feminino, ele, simplesmente dirigiu as melhores brasileiras de todos os tempos, Paula, Hortência e Janeth. Palavras dele, de quem entende do assunto: "Nathália é um talento, menina que tem um potencial incrível", enfim, que sirva de luz para os apagados comentários pessimistas...
SUCESSO NATHÁLIA, estou na torcida !!!
Beijoos no coração.
Aff... não tem essa de arremesso bonito ou feio não...
Não quero comparar ninguém mas, vcs lembram da ótima Ruth Bolton-Hollyfield nos lances livres? ela dava um pulinho quando arremessava a bola... se a Ruthie dava o pulinho, pq a Nathalia não pode levantar a perna? rs
Cada um tem seu jeito de arremessar, a Paula tinha um jeito, a Janeth outro completamente diferente, a Hortencia tbm... se ela se sente confortável arremessando assim e acerta, deixa ela arremessar ora!
Embora não seja meu time meus parabéns ao Botafogo que está investindo no basquete feminino de base e tem se rivalizado com a Mangueira nestas categorias.
Prezadas linhas ao senhor Augusto Montenegro,
Retiro-me de suas criticas, e a de outros advogados da menina Natalia, pois em nenhum momento me referi mal a ela. Se me queixo do seu arremesso feio e da [sem nome para isso]levantadinha de perna, em verdade, faço critica ao tecnico dela.
O fato do arremesso da menina ser eficiente, nao o faz bonito [e nao estou falando de gozo estetico], mas é eficiente dentro do nivel tecnico em que ela está acostumada a jogar [Ñ é critica de paulista, sou carioca]. Se melhorar um pouquinho o nivel tecnico, ela toma toco de Deus e o mundo. A mao direita dela mal passa da altura da cabeça na hr do arremesso.
Ai se todas as meninas saissem das categorias de base com uma mecanica de arremesso pelo menos igual o da Kae.
É uma pena que a categoria de base no Brasil nao seja levada a serio e as meninas tenham que aprender mta coisa ja na seleçao adulta. Eh triste ver gente chegar no adulto sem noçoes basicas de fundamentos.
Qto a Natalia ela é promessa, mas até promessas se perdem, ainda mais nessa mentalidade de que criticas sao apenas rancores frustrados de quem nunca na vida deu entrevista ao GE.
Nao acho que a soluçao pra Natalia seja o basquete paulista, nao. Ela merece o Ensino Medio nos EUA, duvido que ela volte levantando a perna pra arremessar e continue com seu chute eficiente à espera do toco perfeito.
Boa sorte pra Natalia, pq ela vai precisar. Afinal esporte de base no Brasil sempre foi lugar de brincar de fingir que se faz coisa seria.
Sem mais, Fernando.
Concordo em parte com as críticas do Fernando. Apenas acho que a mecanica do arremesso é uma coisa que depende apenas em parte do treinamento. Na sua maior parte depende do componente neuro muscular da atleta. A medida que ganhe mais força na musculatura extensora do braço vai melhorar. Mas a maior expressão técnica(veja bem, técnica) de nosso basquete, Paula tinha um arremesso que a bola mal passava da cabeça. E não me lembro que tenha tomado algum toco. Volto a insistir que os números da menina são impressionantes!
* Vocês são incríveis, só pelo vídeo conseguem ver como ela joga, sabem a posição dela, dizem que ela não tem velocidade e ainda prevêem o futuro(ou não) como atleta da menina! Realmente nunca a viram jogar.
* O aremesso dela pode ser feio mas é eficiente. Tem que ser aprimorado, mas já melhorou bastante.
* Deve ser frustrante mesmo se destacar no Brasileiro sub-15 e no Sul Americano e nem ter chance de treinar na seleção, de mostrar que merece ou não estar lá. Ainda mais que nessas competições que se destacou, existiam atletas de nível técnico abaixo do dela que foram convocadas.
Garota[:p], não se abata com essas críticas sem fundamentos(já que nunca viram você jogar) e continue com a sua evolução, que você tem futuro.
Promessa? de que?
Essa menina não merece tudo isso. Que talento?
Vocês estão "me tirando" como dizem os jovens de hoje.
Agora ao Sr Anonimo, [tbm prezadas linhas]
Pois bem, o sr diz que a mecanica do arremesso só depende em parte de treinamento, pq o compononente que melhor determina é neuro muscular. Aceito numa boa, mesmo pq me falta base pra discutir, mas o que me parece ao ve-la no video que os gestos da menina sao mto mais instititvos do que sob efeito de um trabalho tecnico. Confesso que isso me incomoda, por exemplo qdo a vejo arremessar.
Qto ao arremesso de Paula, eu disse no meu primeiro post [11º da pagina], que o arremesso de Paula tbm era: "Reforço que o arremesso dela (no caso, Natalia) é feio [mas o de Paula tbm era]".
Profundo ignorancia pergunto: costumam ser exceçoes ou regras esses arremessos "nao plasticos"?
A titulo de provocaçao: eu lembro de um toco em Paula na final do mundial da Australia. O toco foi dado pela gigante Zheng Haixia. Tudo bem que foi em uma bandeja, mas recordo-me do sorriso da gigante chinesa. Por fim, vale ressaltar que esta tbm tomou um da Cintia Santos, no mesmo jogo.
Pra por fim a celeuma, uma ultima questao, e eu paro de implicar com o arremesso da menina: E AQUELE NEGOCIO DE LEVANTAR A PERNA? NEM TREINO??????? PELAMOR...
Sem mais, Fernando.
Fernando...
"Augusto Montenegro", seria eu?!...
¬¬'
Enfim...
Eu apenas disse tudo o que penso de Nathália, não só como jogadora/atleta, mas como pessoa também! E reconheço que ela ainda tem MUITO o que melhorar tecnicamente em TODOS os aspectos - já disse isso à ela pessoalmente, diversas vezes inclusive! Portanto não vim em defesa dela agindo como uma espécie de 'advogado' ou algo assim... Mas também acho que nessas horas críticas podem ser muito cruéis se as palavras não forem escolhidas sabiamente - mesmo sabendo que a intenção em dizê-las talvez não seja de fato cruel...
Ainda assim é importante lembrar que Nathália tem apenas 16 anos e apesar da grande maturidade (desportiva e pessoal) ainda pode ficar facilmente magoada com certas coisas que ela não gostaria de ouvir num momento feliz e importante para ela como esse...
Ainda assim, admito que, se ela PRECISA melhorar em certos aspectos técnicos, que isso também PRECISA ser dito à ela, o quanto antes - apenas repito que, nessas horas, mais do que nunca, a escolha correta das palavras é imprescindível!...
E minhas maiores críticas foram às pessoas que disseram que ela não tem talento 'nenhum' (como assim 'nenhum'?!) e pelo fato de que reparar em 'detalhes' como 'ah, o arremesso dela é feio' é sempre mais fácil do que reparar nas outras DIVERSAS qualidades que a atleta tem...
E um "pequeno" P.S.: acompanho Nathália jogando desde que ela é Mirim, como disse, e inclusive, às vezes jogamos juntos em peladinhas informais entre amigos - ela NUNCA jogou 'de brincadeira' (sempre joga sério - sim, até mesmo as peladinhas) e eu NUNCA vi ela levar toco no arremesso (inclusive jogando contra HOMENS ADULTOS) - muito pelo contrário, ela SABE selecionar MUITO bem a hora de arremessar, ou cortar, ou passar a bola - joga com INTELIGÊNCIA!...
Ainda assim, eu, como AMIGO, QUERO que ela melhore TUDO o que ela TEM e PRECISA melhorar ainda! E espero que ela use TODAS as críticas, negativas, positivas, construtivas, etc... justamente como mais um combustível pra crescer, evoluir e melhorar!
Torço MUITO por ela não só como atleta de basquetebol, mas principalmente como PESSOA! E mesmo que ela nunca chegue à uma Seleção Brasileira Adulta, espero que conquiste MUITAS coisas boas na vida através do basquete - como estudo e trabalho, por exemplo!
=)
SUCESSO (de uma forma ou de outra), NATH - SEMPRE - Sim, VOCÊ MERECE!!!
=D
Sr. GUSTAVO MONTENEGRO,
Antes de mais nada. Perdao pelo erro na grafia do nome. Fui traido pela memoria. Nao sei a qtas anda a vida politica do Botafogo e qto o nome citado erroneamente pode gerar constrangimento. Numa dessas pratica-se um crime de lesa patria e nao se sabe pq. Feito o pedido de desculpas...
Qto a Natalia, pois bem, reforço que em minhas letras nunca houve ataque a menina, qdo mto duas criticas: a sua forma de arremessar [q agora eu sei que depende menos de treino do que de desenvolvimento neuro muscular] e ao costume [brando?] de levantar a perna direita qdo parte para cesta, alem do momento do lance livre [quiça, a levantadinha de perna estara para o basquete brasileiro no sec. XXI assim como a respiraçao profunda de Hortencia esteve para o basquete bras. do sec. XX].
E em nome da paz nao me refiro ao seu arremesso como feio, nem o de Magic Paula pra evitar futuros constrangimentos, apenas direi que para mim nao se encontra entre os dez mais bonitos que ja vi. [saída diplomatica].
Qto a Natalia, desejo lhe sorte no basquete e na vida, venha ela fazer parte de sel bras ou nao. E uma carreira sem tocos.
Tocos? Ela que dê nas adversidades de ser atleta nas categorias de base no Brasil. Tarefa ingloria.
Sem mais, Fernando.
Fernando,
Muito obrigado pelos pedidos de desculpas e por todos os esclarecimentos.
Meu sobrenome é Montenegro, mas, até aonde eu sei, não tenho parentesco com o Montenegro do Botafogo...
Também agradeço quanto aos esclarecimentos e saídas diplomáticas ao falar do arremesso e da 'levantadinha de perna' da Nathália...
Ainda assim, cabe reiterar (e digo isso como Professor de Educação Física E Treinador de Basquetebol) que logicamente existem os chamados 'movimentos "academicamente" corretos/ideais', digamos assim, que seriam favorecidos pela biomecânica do movimento (além dos tais componentes neuro-musculares individuais de cada atleta) e bla bla bla, mas... cá entre nós?! Eu, mesmo como profissional da área da Ed. Física E do Basquetebol, acredito que o PRINCIPAL a ser observado é SEMPRE a EFICIÊNCIA do movimento, muito mais do que a plástica do mesmo...
Atualmente há um jogador na NBA (bom jogador, por sinal), chamado Shawn Marion, que é conhecido JUSTAMENTE por ter uma plástica (movimento de arremesso) HORROROSA!... Só que... O CARA MATA BOLA!!! Como você vai virar pra um atleta desse nível e criticar o arremesso dele se, apesar de horroroso (plastica e 'academicamente' falando) ele É eficiente?!...
O prórpio Michael Jordan encantou o mundo quando ele começou a introduzir no basquete e nas suas jogadas movimentos plásticos e lindos, mas que ainda assim eram completamente diferentes de TUDO o que se fazia até então... Imagine se alguém tivesse dito que aqueles movimentos de perna dele no ar (que, na minha opinião, é o mais lindo de ser ver em suas enterradas em câmera lenta) seriam 'feios', por exemplo?!...
Enfim...
Mais uma vez, Nathália Lobato TEM SIM MUITO o que melhorar e evoluir - inclusive no que diz respeito a REFINAR seus movimentos (TODOS: arremesso, bandeja, fintas e cortes, defesas, etc), mas contanto que eles continuem sendo (e, cada vez mais e mais) EFICIENTES... ah, vamos deixar a garota jogar do jeito que ela quiser!
E, com todo o respeito e sem querer perder toda a diplomacia finalmente adquirida até aqui (portanto não tome isso como uma crítica pessoal, mas sim a tudo o que foi dito aqui, por TODOS - principalmente os tais 'anônimos' que parecem entender TUDO de basquetebol): o que é 'feio' aos olhos de um, pode ser lindo aos olhos de outro(s) - sim, 'feio' e 'bonito' são conceitos tão relativos quanto a própria Teoria da Relatividade em si!... E se alguém não gosta de, literalmente, VER Nathália jogando... paciência! Mas que também não perca seu precioso tempo com críticas ridículas, injustas e tolas, com um único intuito de 'diminuir' e/ou ridicularizar a garota... - que pelo menos a critiquem com o abjetivo de fazê-la crescer e melhorar - E A ELOGIEM TAMBÉM, POIS ELA MERECE (E PRECISA DE) MUITO MAIS ELOGIOS DO QUE CRÍTICAS - e NUNCA se esqueçam que o que ela mais quer é um dia representar o próprio país em uma grande competição, ora bolas!!!
Afinal de contas, Nathália já tem muitas outras coisas (MUITO mais importantes) pra se preocupar na vida dela, tanto pessoal, quanto esportiva - principalmente dentro de quadra - já que é um desejo DELA evoluir como atleta o MÁXIMO que ela puder!
E ela está só começando...
=)
VIDA LONGA A NATALIA!!!!
Ao mencionar o fator neuro-muscular fiz na realidade um comentário favorável a Nathalia. O que eu quiz dizer é que hoje ela ainda faz força com o braço para arremessar, mas com o tempo e preparação adequada o fará principalmente com o punho o que certamente dará mais eficiencia ao arremesso.
e eu ja joguei cm a nathalia...
kk.. sucesso p ela :)
so tem haters nesse blog...soh comentarios negativos..ate a melhor jogadora do mundo nao tem talento p esse povo daki.. lol
Se natália é promessa, Layana é Michael Jordan!
Se natália é promessa, Layana é Michael Jordan!
Postar um comentário