segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Projeto Chuá envolve comunidade de São Bernardo do Campo e apresenta resultados

Núcleo Batistini Festival no Baetinha (14) Núcleo Batistini (14)

“Propiciar a inclusão de crianças e jovens entre 08 a 18 anos para programa esportivo baseado no basquetebol, complementando a sua educação e formação biopsicossocial, incluindo-as socialmente e promovendo valores éticos, de cidadania, de democracia; respeitando as diferenças; oportunizando-lhes ascensão profissional e acadêmica; com intercâmbios junto a outros grupos com o mesmo objetivo e participação nos campeonatos da modalidade.”

Essa é a missão do Projeto Chuá, que é mantido pela Associação de Pais e Amigos do Basquete Feminino (APABAF) de São Bernardo do Campo (SP).

Das 120 meninas em seu ano inicial (2007), o projeto pulou para 280 ao final do último ano.

As escolinhas de formação  são divididas por faixa etária e nível de habilidade. Para participar, as crianças precisam apresentar um atestado médico autorizando a prática de esporte, um comprovante de escolaridade e passar por um teste para avaliar o nível de habilidade.

Do núcleo inicial, no centro da cidade, o projeto já inaugurou mais duas outras sedes em bairros periféricos: uma no Areião (em 2008) e a outra no Batistini (em 2009).

Além das atividades formais como campeonatos e festivais, o projeto CHUÁ procura envolver os pais e toda a comunidade, proporcionando palestras (sobre assuntos relacionados com adolescência, educação alimentar, higiene, etc), discussões (sobre métodos de ensino, disciplina e relacionamento dentro do grupo), clínicas de basquete (onde são apresentados aspectos da história pessoal de atletas formados), e também encontros informais, onde as pessoas envolvidas podem relaxar e confraternizar, motivando e servindo como catalisador e formador de núcleos com interesses comuns; principalmente, o de manter e multiplicar o projeto.

Em pouco tempo, os resultados do projeto já se tornaram visíveis, com uma técnica do projeto (Sônia Regina Batista) premiada como a melhor da temporada e duas atletas mirins pré-convocadas para a seleção brasileira.

2 comentários:

Pablo disse...

Nossa...minha amiga gigi na primeira foto...tempão que não a via nem tinha noticias!!!

Anônimo disse...

Parabéns Sônia, Luiz, Bruno, Shel, Ney, Lúcio, efim, todos que sempre colaboraram com esse excelente projeto!
As crianças precisam de pessoas como vcs, que fazem o trabalho com muito amor,responsabilidade e profissionalismo!
Que bom que o painel abriu esse espaço pra vcs!
Abraço!