sábado, 19 de setembro de 2009

No calor de Cuiabá, Brasil volta a encontrar canadenses

20090918_150505_1809_Caé_gde Brasil e Canadá se enfrentam pela segunda vez nos Jogos Desafio Eletrobrás. Desta vez, a partida acontece na cidade de Cuiabá (MT), sede da Copa América / Pré-Mundial. O confronto será neste sábado (dia 19), às 21h30 de Brasília, no ginásio Aecim Tocantins, com transmissão ao vivo do SPORTV. Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não-perecível, que serão revertidos para o Natal das Crianças, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso. As duas delegações desembarcam na capital mato-grossense sexta-feira (dia 18) à tarde (17h10). Os amistosos fazem parte da preparação das duas equipes para a Copa América, que começa no dia 23 e garante os três primeiros colocados no Campeonato Mundial da República Tcheca em 2010.
 
O clima predominante no Mato Grosso é tropical e a temperatura é alta, com média anual ultrapassando os 26ºC. Por conta disso, todos os profissionais envolvidos na equipe estão em sintonia para planejar o treinamento em Cuiabá.
 
— Sempre que vamos para algum lugar quente para treinamento ou campeonato, tomamos cuidado com o volume de treino, que diminuiu bastante. Mas isso já é um procedimento normal pela equipe já estar em processo de competição. A hidratação é um fator importante nesses momentos. Fazemos intervalos regulares durante o treinamento para que as atletas possam tomar alguma coisa para hidratar. O aquecimento antes do jogo também muda, já fica mais curto por conta do desgaste. O objetivo é não gastar energia à toa, guardar para o jogo. A não ser que seja necessário, mas sempre de olho na hidratação. Outra coisa é a roupa. Lembramos que a camisa, o short e as meias devem ser trocados durante o treino ou após, dependendo de quanto cada atleta sua durante as atividades. O que não pode é ficar com a roupa encharcada — comentou o preparador físico João Nunes.
 
A nutricionista Mirtes Stancanelli acompanhou o grupo desde o início dos treinamentos, fazendo o trabalho de conscientização alimentar com as atletas, ensinando o que se deve comer antes de depois dos treinos para melhor rendimento e recuperação. Para Cuiabá, Mirtes já orientou as jogadoras para que se mantenham hidratadas não só durante os treinos e jogos, como no dia-a-dia.
 
— Uma das coisas que passamos para as meninas foi a parte alimentar. O cardápio em Cuiabá é muito rico em frutos do mar e orientamos as jogadoras a não exagerarem ou comerem algo que não tenham costume para evitar intoxicação alimentar. Pedimos para que elas mantenham a alimentação normal, arroz, feijão, macarrão, carne, frango. Não experimentar nenhum tipo de suco que não conheça e que nunca tenha provado antes. São pequenos detalhes que podem evitar problemas alimentares. Recomendamos também que se mantenham sempre hidratadas. Estará a disposição na quadra água comum e água de coco, que é excelente para hidratar em lugares muito quentes. E, para o pós-treino, elas devem tomar um ou dois copos pequenos de caldo de cana para recuperar as energias — explicou Mirtes.
 
Calor a parte, a ala Micaela só pensa na equipe do Canadá. Após uma vitória suada na quinta-feira, em Barueri, a jogadora brasileira quer vencer novamente para começar a Copa América com o moral alto.
 
— Calor tem em todo lugar. Já morei no Rio de Janeiro, em Americana, em Ourinhos e já joguei em Catanduva, que são cidades onde faz bastante calor. Além disso, a comissão técnica está cuidando para que nada atrapalhe o desempenho do grupo. A nossa preocupação é simplesmente com a equipe do Canadá e, mais adiante, com os adversários da Copa América. Já estou acostumada a jogar contra as canadenses. Em 2005, fizemos uma série de amistosos, também preparatórios para a Copa América, e tivemos bastante trabalho. Um dos jogos ganhamos no finalzinho mesmo. Lembro que faltavam quatro segundos, recebi a bola e passei para Érika. Fiquei caída no chão e só percebi que tínhamos vencido a partida quando vi a Érika comemorando a cesta. A vitória veio por um ponto de diferença. A equipe de hoje é um pouco diferente, com meninas novas, mas ainda conta com a Kim Smith. Ela é uma excelente jogadora. É rápida, pega rebote, corta, arremessa bem. Elas têm um grupo bem técnico, com atletas altas e fortes — comentou Micaela

Nenhum comentário: