quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CBB investe na infraestrutura da Copa América Feminina

A capital matogrossense se prepara para receber o maior evento de basquete feminino das Américas. A partir do dia 23, a sexta edição da Copa América será disputada no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, com oito seleções disputando três vagas para o Campeonato Mundial da República Tcheca, em 2010. Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela estarão na briga. Para realizar um evento desse porte, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com o Governo de Mato Grosso e a Federação Matogrossense de Basquetebol, está investindo na infraestrutura do local e trabalhando para que atletas e público possam usufruir da melhor maneira possível da competição.
 
— Estamos providenciando toda a estrutura para um evento de nível internacional. Será instalado no ginásio o piso oficial da FIBA, que foi usado no Campeonato Mundial de 2006, em São Paulo, e teremos ainda um segundo espaço para treinos. Instalamos mais de 40 climatizadores de grande porte no ginásio e nos vestiários que vão diminuir em aproximadamente oito graus a temperatura interna. Tudo também está sendo feito para que a cobertura da imprensa aconteça da melhor maneira possível — disse Carlos Baltar, diretor de operações da Copa América.
 
Os cuidados com as jogadoras não serão deixados de lado, afinal são elas que garantem a festa.
 
— Nossa preocupação com o bem-estar das jogadoras é grande, pois elas são as estrelas do evento. No hotel que hospedará as delegações, teremos uma sala de refeição especial para elas, com todo o cardápio balanceado desenvolvido por uma nutricionista. Haverá ainda uma sala de vídeo para que os técnicos possam se reunir com as atletas e analisar as gravações dos jogos — afirmou o diretor técnico da CBB, André Alves.
 
O presidente da Federação Matogrossense de Basquetebol, Claudio Barreto, destaca o apoio fundamental da Secretaria de Esportes de Cuiabá que, em 2008, aprovou o projeto da Copa América e está investindo R$ 1, 25 milhão na realização do evento.
 
— Para nós, é um acontecimento muito salutar, que ajudará a alavancar o basquete de Mato Grosso. Estou recebendo delegações de vários municípios próximos, com atletas e treinadores, que vêm assistir aos jogos. Não estamos medindo esforços para que a Copa América de Cuiabá seja um sucesso. E queremos o legado de tudo isso, que é ter cada vez mais crianças praticando o basquete — comentou Barreto.
 
Além dos jogos da competição, haverá um amistoso entre a seleção brasileira e a do Canadá no sábado (dia 19), também no Aecim Tocantins (20h30). Para todas as partidas, inclusive o amistoso, os ingressos serão trocados por alimentos não perecíveis nos postos oficiais (Ginásio Aecim Tocantins, Ginásio Verdinho, no CPA, Ginásio Fiotão, e Ganha Tempo).

Vale o registro: Cuiabá anda batendo recorde em temperaturas nessa semana. O mais novo foi hoje: 40,1ºC.

Nenhum comentário: