Encerrado o Mundial Sub-19, além de lamentarmos o mau desempenho da nossa seleção, preocupa ainda a excelente performance do continente: Estados Unidos (ouro), Argentina (bronze) e Canadá (quarto).
Uma combinação que sugere um futuro complicado para nós, com dificuldades maiores nos classificatórios para as competições internacionais em todas as categorias.
Sobre os EUA, comentários são desnecessários. Para as outras duas seleções (Canadá e Argentina) embora as derrotas sejam comuns na base, elas ainda não chegaram ao adulto.
O principal fator –acredito- é a ausência da possibilidade de ‘profissionalização’ paras as atletas nesses países.
Algo que se não mudar internamente, poderá acontecer a partir do assédio de clubes europeus a essas meninas.
Na sub-19 argentina, por exemplo, dois dos destaques da campanha de bronze já estão no exterior: Debora Fernandez (Itália) e Andrea Boquete (Espanha).
24 comentários:
Andréa Boquete...kkkkkkkkkk!
Andrea Boquete é Argentina.
Oi Bert,
Se a gente observar o histórico de problemas físicos, graves ou leves, que esse grupo enfrentou, acho que o desempenho não foi tão ruim assim. Só para lembrar:
Tassia, Isadora e Nayara (polêmicas à parte) foram cortadas por lesão durante a preparação.
Joseane, Amanda, Damiris e Cristiane foram poupadas na maior parte dos jogos amistosos e provavelmente renderam abaixo do que poderiam se estivessem em plenas condições físicas.
Não quero aqui justificar a campanha irregular da seleção juvenil nesse Mundial, pelo contrário, gostaria que as pessoas que, como você, acompanham mais de perto o trabalho de base que é feito no Brasil, ajudassem a esclarecer que tipo de treinamento essas meninas estão recebendo ou se é normal esse número tão elevado de contusões, dentro de um número tão restrito de atletas, que deveria estar sendo lapidado com todo cuidado que as categorias de base precisam receber.
Anônimo 8:53, o que disse é que ela JOGA na Espanha.
Paulinho, acho que você está corretíssimo.
Realmente, o número de contusões é assustador e bastante estranho.
Abraço.
SANTA IMPARCIALIDADE
Bert,temos de opinar porque este espaço foi criado para isto.
Não posso concordar inteiramente com vc quando comenta e diz que foi um mau resultado.Lógico que não podemos considerar bom um nono lugar,mas as situações parecidas são tratadas as vezes de maneira diferente.
O setimo lugar em 2001,no mundial da R.Tcheca não foi ninguem aqui considerado o fim do mundo, o décimo lugar de 2006, também não me recordo de ter sido tão preocupante,e históricamente tivemos um oitavo lugar em 1989(geração Helen,Roseli,Adriana Santos,etc)fomos relativamente bem em 1993(quinto) e 1997(quarto).
Esta geração foi campeã cadete,2006,em 2007 foi terceiro no sulamericano-Venezuela(campeã)Argentina (vice),e depois na Copa América(terceiro) ganhamos desta mesma Argentina,na prorrogação por 70 a 68,inclsuive estive consultando o seu arquivo(por sinal,parabéns)e oSta Ignorancia fez criticas a formação da equipe,e de uma forma equivocada.
A Argentina perdeu fácil naquele campeonato para o Canadá por quase 20 pontos(é so entrar no site da CBB).Agora para se pensar o que aconteceu com o Brasil,ou com a Argentina? Então o Brasil teria condições de ter sido terceiro.Lembrar que a Tássia fez 70 pontos nesta competição.Qual foi o planejamento da Hortencia para esta seleção? O planejamento tático foi o mesmo ou mudou?As jogadoras estavam mau preparadas ou desgastadas?Por esta lógica que não considero o desempenho totalmente mau e devemos analisar bem antes de criticarmos e jogar pedra sem passar por esta análise bem imparcial.Concordo também quando voce diz que a Argentina e o Canadá principalmente este,ainda não nos causa danos no adulto pela ausencia de profissionalismo naqueles paises.Outra pesquiza que fiz no site da CBB.O Brasil foi campeão cadete 2005/2006-Tarallo foi o técnico.Neste de 2005 a argentina foi quarto lugar.Ai ela voltou a ganhar 2007-2008-e o Brasil foi vice.O Brasil na Copa América de 2006-sub 20-ganhou do Canadá de 92xs79(Izabele,Francieli,Jaqueline etc)e foi vice campeã.
Então Bert,as coisas não estão como gostaríamos, mas não tão ruins.Tem fato que é indiscutivel,depois que caiu o investimento e em razão disto o nível técnico do adulto, o reflexo esta aí nas categorias de base.
O Super herói a nos defender são investimentos nas categoria adultas,com repatriamento de nossas principais jogadoras, e com isto a base cresceria.Voce sabe muito bem que sempre foi assim!
Este sim deve ser a maior preocupação da Hortencia e do Brunoro,buscar patrocinadores, investimentos, que com certeza teremos novamente grandes equipes, grandes técnicos de volta, e a base naturalmente desenvolve.Fora disto é ficar criticando e buscando motivo, mais movido por simples simpatias ou interesses individuais.
Por outro lado a performance do continente abre a perspetiva de um aumento de vagas para as Américas. Lembro que os EUA já estão classificados para o prõximo Mundial.
Por outro lado a performance do continente abre a perspetiva de um aumento de vagas para as Américas. Lembro que os EUA já estão classificados para o prõximo Mundial.
Bert, a Izabela vai jogar em Portugal mesmo ?
E por falar em lesões, alguem sabe me informar sobre a atleta Nayara??? Sabem se ela já fez cirurgia ou se realmente ela está lesionada??? Ela continua na Mangueira???
Ouvi dizer que aatleta Nayara está jogando é verdade? E a Tassia já está se recuperando qual a previsão de volta p ela??? E a Damiris foi convocada com lesão, continuou lá com lesão e voltou com a mesma lesão???
Abço amigo
"o Sta Ignorancia fez criticas a formação da equipe,e de uma forma equivocada."
Equivocada pq? Quero saber. Aguardo respostas.
Pelo que lembro critiquei a formação utilizando a Bruna na posição 3, sendo que jogava mais a vontade na posição 4, tendo se destacado no sul americano de 2006 nessa posição. E continuo com a mesma posição: seleção não é lugar de experiencias, se ela se destacou no clube numa posição e jogar na seleção numa posição diferente, obviamente não vai se destacar, como a Bruna não se destacou em 2008. Eu não sei se vc lembra, mas o Barbosa insistiu em colocar a Zaine como 3, não deu certo. Em 2000, ele fez a mesma coisa com a Marta, e tbm não deu certo.
Antes de começar a copa america de 2008, o Tarallo disse que o jogo do Brasil seria baseado nas bolas de 3. Deu certo? Veja os numeros do primeiro jogo contra o Canadá e me responda. Se o nosso jogo seria baseado nas bolas de 3, creio que o minimo seria elas cairem né? Pesquise.
Eu não preciso pesquisar, eu acompanhei e graças a Deus tenho uma memória regular.
Passe a acompanhar o basquete, assim vc não vai precisar mais pesquisar, só consultar a sua memória...
Ah, antes que me esqueça:
NÃO SOU JORNALISTA, NEM QUERO SER, POR ISSO NÃO PRECISO SER IMPARCIAL!
Um fato triste:
Dessa seleção, que começou o trabalho no sul americano cadete de 2006, quatro jogadoras pararam de jogar:
Sully Luz - Irmã de Helen/Silvinha/Cintia, a ala de 1,75 (naquela época) jogava em Jundiai.
Thais Pinto - pivô mineira de 1,95 que surgiu na mesma época que Cristiane, jogava no Colégio Magnum (MG).
Bruna - ala/pivô Gaúcha de 1,82 que se destacou muito em Osasco e depois foi jogar em Ourinhos.
Verônica Araújo - ala de 1,75 jogava em São Caetano.
Ainda tem a armadora pernambucana Polliana, que jogou uma temporada em Osasco e depois voltou para o Náutico. Não sei se ela continua jogando.
Um fato triste e que precisa ser melhor tratado, não podemos perder tantos talentos.
Santa Imparcialidade,
1) Primeiro eu disse realmente "mau resultado". Não me ocorre outro adjetivo. Bom? Ótimo? Ou quem sabe "totalmente excelente"? Me desculpe e me permita adjetivar conforme eu acredite que tenha sido.
2) Disse alguma vez que era "o fim do mundo? Me desculpe novamente, mas o mundo é algo maior que o basquete, ao menos para mim.
3) Você faz uma série de perguntas que eu infelizmente não tenho como responder. Pergunte à Hortência sobre o planejamento. Não sou procurador dela. Pergunte às atletas se elas estavam desgastadas. Elas não são minhas filhas.
4) Por fim, devo lhe dizer que o mundo é movido por simpatias e interesses individuais, que não são tão simples como você supõe. Eu tenho os meus e você tem os seus. Nem eu, nem você somos santos...
Opa, esqueci! Você é! E ainda é o da imparcialidade.
Por isso, não perca seu tempo com um pecador como eu.
Tá bom?
Cansei desse lenga-lenga e do seu dedo apontado a cada comentário meu.
Passar muitíssimo bem.
Polliana parece que tá com filho(a)
Essa santa imparcialidade é pura garganta... Vá treinar uma equipe.
Bert, aonde eu assino ?
Sabem porque tantas atletas com contusões, porque a quantidade de treino dessas meninas são um absurdo e falta qualidade.
Essas meninas começam a treinar muito nova e qdo sofre algumas lesões os treinadores não deixam elas recuperarem direito, colocam pra jogar antes de sarar, ai vira cronica.
Para o basquete dar certo precisamos ter qualidade nos treinamentos, ter descanço, ter hora pra estudar.
Acorda Brasil, vao aprender um pouco com os USA.
Eles foram campeões porque os treinos lá nao passa de 3 horas, as atletas sao obrigadas ter notas pra jogar, campeonatos só nos feriados e aqui no Brasil as atletas que pegam seleçao não freguentam escola.
ë muita quantidade e pouca qualidade.
Não entendo como levaram tantas atletas contundidas, sendo que há outras atletas com pontencial equivalente ou até mesmo superior no cenário do basquete nacional. Está ai mais uma prova de que a "seleçao" é que feita pelos "técnicos e dirigentes" nao passa de uma grande panela! Tá na hora de fazer um trabalho de recrutamento descente, que analise nao só Jundiai, Americana e Osasco, mas os outros times e outras jogadoras e que realmente leve em conta a qualidade e potencial das atletas, para fazer uma seleçao de gente que joga de verdade dentro da quatro linhas...e não só uma seleçao formada por politicagem. Política nao ganha jogo isso vem sendo provado a cada campeonato disputado...e a culpa é de quem?
Com certeza não é das atletas.
Boa anonimo 20:37... e as meninas, alguem tem alguma notícia?
SANTA IMPARCIALIDADE
Bert, não consigo entender sua indignação e um certo despreparo para receber contestação ou mesmo não concordancia.Se não gosta,não aceita ser contestado,não abra para comentarios as suas opiniões.
Voce foi muito indelicado,em sua resposta mandando eu "passar bem".
Outro ponto,que voce tem suas preferencias são por demais evidentes e claras, assim como sua antipatia e mesmo rejeição.Mas tudo bem,encerro por aqui,mas antes,novamente cumprimentado-o,pela informação e interesse, pelo basquete feminino.E, ao Sta.Ignorancia,queria lembra-lo(a)que nas estatisticas da competição Copa América,que eram divulgadas pela Fiba América, o time inicial do Brasil: Cristiane-Bruna-Tatiane-Tássia-Patricia,suas fontes de informação talvez tenha se equivocado(a)ou até eu mesmo possa ter equivocado,agora em relação ao Barbosa-Zaine-Marta,voce deveria entrar em contato ou mesmo o Bert,e questiona-lo o porque?Ou mesmo o Tarallo sobre este posicionamento,se é que existiu mesmo,da Bruna.
AQUI O SANTA IMPARCIALIDADE SE DESPEDE, DEIXANDO TODOS MUITA A VONTADE,PARA SEU POST,PARCIAIS OU IMPARCIAIS,(DE ACORDO COM A ÓTICA DE CADA UM)
Pois é, Santa Imparcialidade, eu, com a minha "indignação" e o meu "despreparo", não tenho mais o interesse em discutir com você.
Se ainda te interessar acompanhar minhas opiniões cheias de "preferências evidentes e claras", o blog está aí.
Se quiser comentar, o espaço também está aí, mas eu simplesmente não quero brincar de "imparcialidade" com você.
gente como pode um time que vai jogar mundial,treinar no msmo dia em que chega na cidade,depois de enfrentar tantas horas de voo tem que treinar ainda e pior nao poder durmir no aviao para se acostumarem com o fusoo..
meu deus
Postar um comentário